Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINQUEDOS DANIFICADOS

Autor e Co-autor(es)

Andréa Morais Diniz imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar brinquedos danificados e saber que podem ser reaproveitados  após longo uso;
  • Discutir quais as ações de preservação ao uso de brinquedos industrializados;
  • Definir estratégias para selecionar os próprios brinquedos danificados e retirá-los da caixa de brinquedos, como forma de prevenir acidentes.

Duração das atividades

2 a 3 aulas- 30 a 40 min cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré-requesitos.

Estratégias e recursos da aula

Todas as atividades a seguir procuram refletir sobre a idéia de consumo consciente. A nossa sociedade valoriza muito o consumo sem reflexão e o descarte de objetos com uma velocidade incrível. Os brinquedos também entram neste ciclo de consumo capitalista. A partir das atividades que propomos, podemos valorizar o consumo consciente, os cuidados com os brinquedos e a idéia de reaproveitamento dos mesmos, alimentando o brincar na infância.

Atividade 1- Valorizando os brinquedos usados

1º momento

Conversar com as crianças sobre o seu brinquedo preferido. Fazer uma listagem com os nomes dos brinquedos que elas falaram. Produzir um cartaz e fixar na sala como material de suporte para leitura. O professor pode falar do seu brinquedo preferido quando era criança e relatar se brincava com brinquedos artesanais ( ioiô, boneca de pano, peteca, carro de lata) ou se construía brinquedos com sucata ou outro material. Em seguida pedir  que  o aluno desenhe seu brinquedo favorito. Expor os desenhos e apreciar com a turma.

http://3.bp.blogspot.com/_awVRaZgcWXY/S9R4uCfE2VI/AAAAAAAAAGw/-D1yqJIPdfM/s1600/FotosBrinquedos2009+006.jpg   

http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_98/1163580578w5LQ51.jpg  

http://4.bp.blogspot.com/_esD6aRur2q0/Sa5r-MQr5XI/AAAAAAAAFpM/3ggL306mMYk/s400/peteca+do+seu+toninho.jpg

http://www.viladoartesao.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/05/quadro-de-bonecas-400x391.jpg  

2º momento 

Apresentar os brinquedos da sala, mostrando se estão numa estante ou numa caixa. Conversar com o grupo: como estamos cuidando dos brinquedos da sala? Nós guardamos os brinquedos após usá-los? O que podemos fazer para conservá-los? Como podemos consertá-los? Ouvir as sugestões do grupo e registrá-las em um cartaz (papel madeira). Após a conversa, decidir que ações serão feitas tanto para cuidar quanto para consertar os brinquedos da sala de aula. Combinar um dia para limpar, consertar e arrumar os brinquedos da sala. Materiais necessários: pano para limpeza, colas (comum, para isopor e cola quente), tesoura, restos de cartolina, papelão, tampinhas etc. Lembrando que alguns materiais serão manuseados apenas pelo professor, como cola quente e tesoura (observar a faixa etária da turma).

Atividade 2- Prevenção de acidentes com brinquedos

O tema da prevenção de acidentes muitas vezes é negligenciado ou esquecido por nós professores. Portanto, esta aula traz grandes possibilidades de formar atitudes de cuidado com a própria vida e com a do outro. Discutir com o grupo quais os cuidados para se previnir dos acidentes com brinquedos. Separar alguns brinquedos e mostrá-los na roda, destacando os perigos que podem oferecer. O professor pode relatar um fato ocorrido na própria escola em relação a acidentes com brinquedos. Registrar as falas dos alunos em cartaz. Em seguida, enfatizar alguns cuidados sobre a prevenção de acidentes com brinquedos, os acidentes mais comuns são:

  • engasgo: brinquedos com pequenas peças e assessórios podem ser engolidos, principalmente por crianças menores de 3 anos (também as bexigas ou balões);
  • cortes: brinquedos pontiagudos ou com farpas;
  • as flechas e dardos podem causar acidentes.

Ao final, refletir sobre as orientações transmitidas pelo professor e que são fundamentais para a segurança das crianças no manuseio com diferentes brinquedos. Pode, ainda,  ser produzido um texto com a turma e entregar as demais turmas da escola.

Atividade 3- Brincando de hospital de brinquedos

A idéia do hospital será uma metáfora usada no sentido de perceber o ambiente como um espaço social que cuida da saúde. Os brinquedos também necessitam de cuidados. Pedir que cada criança traga de casa um brinquedo usado ou quebrado. Organizar o "hospital de brinquedos". Decidir com o grupo: quem será o enfermeiro, o médico ou o acompanhante do brinquedo. Arrumar a sala de aula para a brincadeira. Se possível, organize toucas brancas (crepom ou tnt) para os médicos e enfermeiros. A brincadeira consiste em cada acompanhante levar seu brinquedo ao hospital, lá ele é analizado e passa à sala de cirurgia, na sala os brinquedos serão consertados. Materias para os consertos: tesoura pequena, cola, papelão, fita gomada, arame fino, rodinhas de carros usados, partes de bonecas (braços, pernas, olhos). Esta atividade necessita de ajuda do professor ou outro adulto para o manuseio de alguns materiais.

Atividade 4- Feira do troca-troca

1º momento

Propor para as crianças uma feira de trocas de brinquedos usados. Antecipadamente, enviar um bilhete para os pais solicitando um brinquedo para ser trocado com o colega.

2º momento

Cada um traz de casa um brinquedo usado que não quer mais. Na sala cada um apresenta seu brinquedo e explica como brincava com o mesmo. Depois cada aluno ou aluna escreve e desenha o brinquedo que trouxe.

3º momento

Por último, acontece a feira. Colocar todos os brinquedos em exposição numa mesa ou estante, chamar os alunos de 2 em 2 para negociar a troca de um brinquedo pelo outro. O professor deve intervir para que todos tenham oportunidade de escolha pelo brinquedo desejado. Colocar uma etiqueta com o nome da criança no brinquedo, deixar que brinquem em pequenos grupos na sala. Ao final do dia, cada criança leva seu novo brinquedo para casa.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final do processo pedagógico, observar se o aluno:

  1. compreeende a idéia de reaproveitamento de objetos e brinquedos;
  2. diferencia brinquedo industrializado de brinquedo artesanal;
  3. reconstrói um brinquedo;
  4. participa com interesse da feira de brinquedos ( feira do troca-troca);
  5. conhece cuidados básicos para a prevenção de acidentes com os brinquedos industrializados.