Portal do Professor

Início do Conteúdo

Di?rio

Autor e Co-autor(es)

Denise Leipziger imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 -Entrar em contato com a obra de Clara Feldman.

 -Discutir a fun??o da palavra quando se escreve um di?rio.

 -Conhecer livros famosos em forma de di?rio.

 -Elaborar um pequeno di?rio.

Duração das atividades

Aproximadamente duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal

  O professor inicia a aula perguntando aos seus alunos se sabem o que ? Di?rio, se j? fizeram algum, se conhecem algu?m que fa?a  e qual a import?ncia dos Di?rios. Ele pode tamb?m perguntar se atrav?s de um Di?rio poder?amos determinar em qual ?poca viveu algu?m. Depois dos alunos conversarem sobre estas quest?es, o professor distribui este trecho do Di?rio de Serafina para os alunos e pergunta qual deve ser a idade da menina, se ? um texto atual ou antigo, se seria bom ela ler aquele registro depois dos 30 anos etc.

DI?RIO ESCONDIDO DE SERAFINA

  Serafina ? uma menina com talento especial para inventar brincadeiras e presentes originais, e agora ela encontrou um esconderijo seguro e resolveu ali escrever o seu di?rio, falando de seus sonhos, seus amigos, seus livros preferidos...

  ?Querido esconderijo, Eu ainda n?o contei nada sobre as aulas, a escola, a professora nova, chamada Catarina (que faz anivers?rio no dia do professor, eu perguntei), os colegas... Quanto a eles, os colegas, s? chegou um novo, de outra escola. ? outro Chiquinho, que j? teve caxumba, pois eu n?o ag?entei e perguntei. Por que fiz isso? Ora, porque me lembrei daquele Chiquinho, que tamb?m estudava na minha classe, que teve caxumba, ficou uma semana sem aparecer e s? ent?o me fez descobrir o quanto eu gostava dele! Pois ?. Parece que os Franciscos est?o sempre atravessando o meu caminho. Mas esse Chiquinho novo ? muito mais gato que o antigo! Sabe o que mais me impressionou nele? O olhar! Que olhos, di?rio! Que olhos! Com aqueles c?lios longos e t?o viradinhos! Ah, e o sorriso, ent?o? Que sorriso, que dentes branquinhos ele tem! N?o tem nenhum dente remontado no outro! Ser? que eu vou ficar gostando desse Chiquinho tamb?m esconderijo? Ser?? Bom, agora ? melhor voltar para casa, porque j? faz muito tempo que estou aqui, escondida, com o di?rio no colo e o Chiquinho novo na cabe?a. Tchau.?  

 http://educandonossosjovens.blogspot.com/2009/04/interpretacao-de-texto-ii.html

http://www.prof2000.pt/users/jacarelas/img/diario.jpg

Jogo do Esconderijo : Aproveitando que o texto fala em ?esconderijo?, o professor pergunta se algu?m tem um esconderijo e prop?e que cada aluno escreva em qual lugar da sala de aula esconderia uma mensagem,(atr?s do mural, com durex embaixo do arm?rio, atr?s do quadro de giz, colada do lado de fora da cadeira, atr?s de um trabalho do mural etc). O professor ent?o pergunta a cada aluno onde acha que o outro esconderia a mensagem, o aluno nega ou concorda e assim prossegue a brincadeira.

 Construindo um Di?rio da Turma : O professor pergunta se eles sabem onde ? anotada a freq??ncia deles e o conte?do dado e ent?o mostra o seu Di?rio de Classe. Logo ap?s, o professor mostra um caderno novo e grande e combina com eles que ser? o Di?rio da Turma . A cada dia, ser? sorteado um aluno que far? todos os deveres no caderno. Se for dada alguma ficha, ela dever? ser colada no Di?rio da Turma  e depois do caderno conclu?do, ele ser? guardado na Biblioteca ou Sala de Leitura, para que sempre possa ser consultado.

Elabora??o/Vota??o da capa do Di?rio : Nesta etapa, o professor solicita que eles elaborem uma capa para o Di?rio da Turma. Todos os desenhos ser?o expostos e o mais votado ser? colado na primeira folha do Di?rio da Turma. Depois, ser? sorteado o primeiro aluno a registrar a aula do dia no Di?rio.

Di?rio Pessoal   No in?cio, o professor pode sugerir temas para um di?rio pessoal, j? que pode ser dif?cil no in?cio, os alunos escreverem livremente. Seguem algumas sugest?es de temas para o professor introduzir a no??o de Di?rio.As fichas devem ser preenchidas uma a cada dia, e todas podem ser ilustradas.? importante dizer aos alunos que se quiserem escrever algo que n?o est? na folha, s?o livres para isso.    

?

   Primeiro Dia -Ficha 1- Pensando sobre as Minhas Rea??es

  -Quando eu perco alguma coisa de que gosto, minha primeira rea??o ? ____________________________________  Quando isso acontece, me sinto -_______________________________________________________________

?

Segundo Dia -Ficha 2-Como me sinto na minha Casa

 A coisa que mais gosto no meu quarto ? ______________________________________________________________ Ter isto comigo me faz sentir ______________________________________________________________ Mas, se eu pudesse, eu gostaria de muito de ter tamb?m_________________________________________________________

 Terceiro Dia- Ficha 3- Meus Sonhos  

   O pior sonho que j? tive foi _______________________________________________________________e o melhor foi_____________________________________________________________   

Quarto Dia -Ficha 4- Pensamentos sobre o Futuro    

 Se eu tivesse que escolher uma profiss?o agora, gostaria de ser _______________________________________________________________ Porque________________________________________________________________________________________________________________________ Isso me faria sentir _______________________________________________________________ Porque_________________________________________________________

?

Quinto Dia-Ficha 5- Meus Sentimentos    

 As coisas que me deixam mais alegre s?o:     

?

 Sexto Dia-Ficha 6-Desejos

Se eu pudesse escolher um animal para ter em casa agora, eu escolheria um ____________________________________________________________ Isso me deixaria muito__________________________    

S?timo Dia

Ficha 7-Falando sobre mim

  Se eu tivesse que me transformar num animal, gostaria de ser um _______________________________________________________________ Porque_____________________________________________________

E detestaria ser um _______________________________________________ Porque_________________________________________________________

Oitavo Dia -Ficha 8 -A Semana

O melhor dia da semana pra mim ? _________________________________ Porque____________________________________________________-

 Nesse dia, me sinto______________________________________________.

  O pior dia da semana ? __________________________________________

 Porque ______________________________________________________

Nesse dia, me sinto ______________________________________________.  

Obs : Estas sugest?es foram adaptadas do Livro Conversando com os Meus Bot?es de Clara Feldman.

? interessante que o professor promova um tempo para que os alunos possam escrever nos seus di?rios . Esta atividade pode ser realizada no p?tio ou em algum lugar aconchegante da Escola. Se n?o h? condi??es de cada um ter o seu di?rio, basta semanal ou quinzenalmente grampear um n?mero de folhas e colocar as datas nas folhas.  

Sugest?o de debate com a turma : O que que ? melhor : Agenda, blog ou di?rio ?

  Sugest?o de Leitura para o professor : http://www.brasileirosnaholanda.com/elis/elis014.htm

?

http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diario-aberto.jpg

Recursos Complementares

Di?rios famosos escritos por jovens:  http://www.verabrant.com.br/cronicas/Helena%20Morley.htm

?

Os livros abaixo devem ser selecionados pelo professor, de acordo com o seu grupo.

 1-Di?rio de um banana - http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_um_Banana   

 Livro:    http://www.4shared.com/document/YZJcY2tP/Dirio_de_um_banana.html  

 2-Querido Di?rio Ot?rio :  http://www.4shared.com/file/KPZXMnuw/Querido_Diario_Otario_1.html    

 3-O di?rio de Anne Frank http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank

4- O di?rio escondido da Serafina:  http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--o-diario-escondido-da-serafina-porto-cristina-8508062834.html  

5- Outro trecho do Di?rio da Serafina: http://generalizado.com.br/archives/540  

6-A Biblioteca M?gica de Bibbi Bokken Autor: Hagerup, Klaus; Gaarder, Jostein Editora: Cia das Letras Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil O garoto Nils e sua prima Berit moram em cidades diferentes e, para manter contato, decidem escrever um di?rio a quatro m?os, enviando-o de uma cidade a outra por correio. Uma obra que celebra a magia de um objeto muito especial: o livro.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=131053&ID=C92566367D70C1D1 

 7- 6-4-Robinson Cruso? de Daniel Defoe Formato: e-book / PDF http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/infan/robinson_crusoe.htm       

 Di?rio de Animais   

?

-Di?rio de uma Mosca :  http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40564  

-Di?rio de uma minhoca:   http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40381    

Avaliação

  ? importante que o aluno saiba definir com as suas palavras que o  Di?rio ? um  g?nero da literatura autobiogr?fica,  no qual s?o registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma vis?o pessoal, possuindo, por este motivo, um car?ter intimista e confidente. O professor deve lembrar que o Di?rio ? ?ntimo , portanto n?o deve ser corrigido .Ele apenas ter? acesso aos exerc?cios que lhe forem mostrados espontaneamente..  Os alunos ficam livres para esconder, guardar, rasgar, fazer o que quiserem com as folhas de seu Di?rio.