Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
-Reconhecer/utilizar as principais marcas e elementos dos contos de fadas.
-Utilizar a técnica do RPG para construção de um texto coletivo
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Antes dos alunos chegarem, o professor deve espalhar pela sala: Capas de filmes e livros de contos de fadas, objetos m?gicos(varinha e cond?o, chap?u de bruxa e fada, vassoura, an?is que pare?am m?gicos, receitas de bruxa, espelho antigo,ma??, cristais, fantoches e dedoches de personagens de contos de fadas etc.) . Na porta da sala o professor pode colocar um elemento de Conto de Fadas para criar um clima diferente do cotidiano. Os alunos devem entrar de dois a dois e mexer livremente nos objetos e folhear /manusear os livros.
Ap?s determinado tempo, o professor faz uma rodinha com os alunos e juntos listam quais contos e personagens eles lembram e quais os contos de fadas eles mais gostam.
Depois de todos terem falado , o professor solicita que cada aluno escolha um elemento ou personagem que poderia estar num conto maravilhoso, (cavalo, ma?? envenenada, lago dos desejos, po?o, carruagem, sapo, pr?ncipe, rei etc)
http://www.gilbertwilliamsgallery.com/images/286_abundance_gilbert_williams.jpg
Explica ent?o que cada um deles ficar? respons?vel pela confec??o de uma carta de um Baralho o Faz de Conta e cada um dever? escrever /desenhar o que escolheu na carta, (: carta da fada, carta do castelo, carta do rei, carta da varinha de cond?o, carta da vassoura da bruxa etc.)
?
http://3.bp.blogspot.com/_Pew7yWRft44/TAF07l19HVI/AAAAAAAACkg/VsbGZcdfiHI/s1600/Viscontisforza
?
Quando todos terminarem, o professor recolhe os cart?es, embaralha e forma o Baralho do Era uma Vez ,que ? uma das t?cnicas utilizadas na introdu??o ao RPG para a cria??o coletiva de hist?rias, utilizado para inventar contos e fadas em conjunto. Antes de iniciar cria??o da hist?ria, o professor lembra a regra dos contos de fadas aos alunos e perguntam se eles concordam.
Regra de Cria??o de Contos de Fada: Todo conto de fada deve conter as frases "Era uma vez..." e "...viveram felizes para sempre". N?o necessariamente nessa ordem.
O professor determina em que ordem os alunos jogar?o e ent?o come?a com Era uma Vez.... , e o primeiro aluno deve colocar a sua carta no centro e falar uma frase em que entre o conte?do da carta. A seguir, o segundo aluno, coloca a sua carta ao lado da primeira e continua a hist?ria e assim sucessivamente, at? o desfecho do conto. Depois da hist?ria pronta, e se poss?vel, gravada pelo professor, os alunos far?o a avalia??o da sua hist?ria,
1 -Para o professor : http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0410328_06_cap_03.pdf e http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas
?
2-Artigo para o professor que quiser continuar o trabalho com RPG, construindo Fichas de Personagens com os alunos. http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/abc-rpg-423044.shtml
?
3-Letra e M?sica Era uma Vez e Toquinho : http://www.vagalume.com.br/toquinho/era-uma-vez.html
?
4 -R?dio com Pipoca O professor pode marcar com os alunos uma audi??o R?dio-Pipoca. ? s? combinar com os alunos de v?spera quem poder? levar pipoca de micro-ondas ou pipoca normal, esteira para sentar ,almofada ou at? um len?ol.
O professor ent?o providencia os saquinhos de pipoca e estoura junto com os alunos, Depois, na sala, cada um com seu saquinho, senta ou deita no lugar que achar mais acolhedor para ouvir no computador ou em mp3 o conto de fadas.
Sugest?o de Hist?ria : Os Seis Pr?ncipes
A lenda ? sobre seis pr?ncipes enfeiti?ados e uma princesa corajosa. Hist?ria de origem sueca.
http://www.radiopipoca.com.br/historias/show/id/41
?
Ser? avaliado se o aluno colaborou e seguiu as regras da Sala e Aula..
Ser? avaliado se o aluno terminou a tarefa a tempo de poder participar da hist?ria. Ser? levado em considera??o se ele seguiu as regras da Sala e Aula.