Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Aprimorar a Consciência Corporal;
• Aumentar as sensibilidades;
• Conhecer melhor o corpo sensoriamente.
Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado
Aula 1
Professor, iniciar a aula colocando para debate as seguintes expressões:
As expressões colocadas são apenas uma sugestão norteadora para ser trabalhada. Se for de gosto, podem ser alteradas desde que o objetivo na correlação das expressões e na tipificação corporal não seja lesado.
O que cada uma significa? Por que usamos o corpo para colocar o que estamos sentindo? É comum fazer das expressões que tem cunho sentimental, cunho corporal? Por quê? Existem bloqueios na mente que nos fazem interagir com o corpo para a melhor identificação do problema?
Introduza a expressão consciência corporal e pergunte o conhecimento dos alunos sobre o assunto. O que é, em que melhora, o que aumenta, quais as características de uma pessoa que trabalha a consciência corporal. Depois de ouvir as respostas, passar o vídeo no link:
http://www.youtube.com/watch?v=ml8wXk_tew8
Explicar a necessidade da consciência corporal para o melhoramento do corpo e percepção dos estímulos. A ajuda que a identificação das respostas pode dar com relação aos sinais do corpo quando em vias de ficar doente, doente ou recuperando a saúde.
Perguntar uma boa estratégia para desenvolver a consciência corporal e fazer um link com o toque, pois quando se toca, se sente, e ao sentir, se identifica várias características no toque, como leves, fortes, rápidos, demorados, relaxantes, despertadores etc.
Acessar para a leitura o texto no link:
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/massagem.htm
Aula 2
Agora, com os alunos direcionados, fazer duplas para que um ajude o outro com os alongamentos. Após uma curta sessão de alongamentos, um aluno se coloca a frente do outro e de olhos fechados vai experimentando várias sensações de toques, leves ao fortes ou vice-versa, bem como demorados, rápidos etc.
É interessante que os alunos sejam levados a conhecer novas sensações, tais como se colocarem de olhos fechados e experimentarem ser tocados apoiados em apenas umas das pernas, criando confiança de que seu parceiro está lá para ajudá-lo a não se desequilibrar. Neste momento podem vir outras pessoas e tocar os pés, os braços, a cabeça, aumentando os estímulos e a confiança no parceiro que ainda estará auxiliando para não perder o equilíbrio.
http://www.conscienciacorporal.com.br/
http://pt.shvoong.com/books/369662-esquema-corporal-imagem-corporal-consci%C3%AAncia/
http://www.confef.org.br/RevistasWeb/n2/consciencia_corporal.pdf
A avaliação será o interesse no envolvimento dos alunos na aula.