Portal do Professor

Início do Conteúdo

Consciência Corporal

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aprimorar a Consciência Corporal;
• Aumentar as sensibilidades;
• Conhecer melhor o corpo sensoriamente.

Duração das atividades

2 aulas (de 50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, iniciar a aula colocando para debate as seguintes expressões:

  • Fiquei com um nó na garganta;
  • Estou com as mãos atadas;
  • Vim de peito aberto;
  • Tremi na base;
  • Estou carregando o mundo nas costas.

As expressões colocadas são apenas uma sugestão norteadora para ser trabalhada. Se for de gosto, podem ser alteradas desde que o objetivo na correlação das expressões e na tipificação corporal não seja lesado.

O que cada uma significa? Por que usamos o corpo para colocar o que estamos sentindo? É comum fazer das expressões que tem cunho sentimental, cunho corporal? Por quê? Existem bloqueios na mente que nos fazem interagir com o corpo para a melhor identificação do problema?

Introduza a expressão consciência corporal e pergunte o conhecimento dos alunos sobre o assunto. O que é, em que melhora, o que aumenta, quais as características de uma pessoa que trabalha a  consciência corporal. Depois de ouvir as respostas, passar o vídeo no link:

ninjutsu

http://www.youtube.com/watch?v=ml8wXk_tew8

Explicar a necessidade da consciência corporal para o melhoramento do corpo e percepção dos estímulos. A ajuda que a identificação das respostas pode dar com relação aos sinais do corpo quando em vias de ficar doente, doente ou recuperando a saúde.

Perguntar uma boa estratégia para desenvolver a consciência corporal e fazer um link com o toque, pois quando se toca, se sente, e ao sentir, se identifica várias características no toque, como leves, fortes, rápidos, demorados, relaxantes, despertadores etc.

Acessar para a leitura o texto no link:

massagem

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/massagem.htm

Aula 2

Agora, com os alunos direcionados, fazer duplas para que um ajude o outro com os alongamentos. Após uma curta sessão de alongamentos, um aluno se coloca a frente do outro e de olhos fechados vai experimentando várias sensações de toques, leves ao fortes ou vice-versa, bem como demorados, rápidos etc.

Dica 2É interessante que os alunos sejam levados a conhecer novas sensações, tais como se colocarem de olhos fechados e experimentarem ser tocados apoiados em apenas umas das pernas, criando confiança de que seu parceiro está lá para ajudá-lo a não se desequilibrar. Neste momento podem vir outras pessoas e tocar os pés, os braços, a cabeça,  aumentando os estímulos e a confiança no parceiro que ainda estará auxiliando para não perder o equilíbrio.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será o interesse no envolvimento dos alunos na aula.