Aula 1
- As Pirâmides de Gizé;
- Estátua de Zeus em Olímpia;
- Jardins suspensos da Babilônia;
- Templo de Ártemis em Éfeso;
- Mausoleu de Halicarnassus;
- Colosso de Rhodes;
- Farol de Alexandria.
-
As do mundo contemporâneo:
- A estátua do Cristo Redentor;
- A grande muralha da China;
- A edificação em Petra;
- A cidade de Machu Picchu;
- A pirâmide de Chicehen Itzá;
- O Coliseu;
- O Taj Mahal.
Aula 2 e 3
- Reservar a sala de informática para esta aula;
- Dizer para os alunos abrirem uma página na internet que contenha o mapa mundi, copiando-o para o programa photoshop e depois alocarem sobre o mapa mundi, as 14 maravilhas do mundo;
- Abrir o endereço do site do mapa mundi http://pra-frente-brasil-afn.blogspot.com/2010/05/mapa-mundi-clik-para-ampliar.html, clic com o mouse com o lado direito e copie a imagem do mapa mundi;
- Abra o photoshop. Sugestão de link explicativo: http://blogger-da-fulaninha.blogspot.com/2010/05/como-usar-o-photoshop-cs3-em-portugues.ht;
- Vá na barra de menus em arquivo, novo e clic em ok;
- Aparecerá uma tela em branco, vá em editar, colar e sobre esta tela aparecerá o mapa mundi copiado da internet;
- Faça o mesmo processo com as imagens das 14 maravilhas do mundo;
- Segue sugestão de links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo#Pir.C3.A2mide_de_Qu.C3.A9ops;
- Após ter copiado para o photoshop todas as imagens, clic sobre a imagem que pretende arrastar para o mapa, sobre esta aparecerá uma seta, segure com o mouse e arraste a imagem sobre o mapa, esta aparecerá sobre este, arraste-a até o seu país de origem. Por exemplo, as pirâmides deverão ficar sobre o Egito. Localize o Egito no mapa e deixe a imagem das pirâmides sobre este país;
- Proceda da mesma forma com todas as outras imagens;
- Assim que for colocando-as sobre o mapa delete as que ficaram por fora clicando sobre o X em vermelho;
- Após a distribuição das imagens sobre o mapa vá em camada e clic em achatar imagem;
- Auxiliar os alunos na colagem das imagens sobre o mapa, explicando-lhes como utilizar o programa photoshop;
- Salvar as imagens obtidas em formato JPG;
- Nosso mapa ficará assim:
Imagem de autoria Marileusa Reducino
- Pedir aos alunos que procedam da mesma maneira com o mapa das 7 maravilhas contemporâneas;
- Nosso mapa ficará assim:
Imagem de autoria Marileusa Reducino
Aula 4
- Conseguir a parceria do/a professor/a de Geografia;
- Conversar com os alunos, perguntando-lhes sobre o que perceberam de diferente nos dois mapas;
- Fazer uma relação com os locais mais habitados na antiguidade e os na contemporaneidade;
- Perguntar aos alunos se eles compreendem o porquê da aglomeração das sete maravilhas do mundo antigo nas regiões da Europa e norte da África;
- Escutar as explicações dos alunos e retomar sobre o local de origem da humanidade;
- Apresentar um mapa representativo da origem dos homens no planeta, fazendo com que os alunos percebam o período de surgimento do homem nos cinco continentes (estas discussões ficarão a cargo do professor de Geografia);
- Sugestão de link: http://www.searadaciencia.ufc.br/especiais/biologia/origemdohomo/origemdohomo03.htm;
- Dividir a sala em 5 grupos e dizer para os alunos realizarem para a próxima semana uma pesquisa oral com os habitantes da cidade, perguntando aos entrevistados: Quais seriam as sete maravilhas da cidade em que moram?;
- Falar para cada grupo fotografar 7 locais mais apontados pelos moradores entrevistados;
- Explicar aos alunos que as fotos retiradas devem ser gravadas em Cd ou Pen-drive.
Aula 5
- Reservar o laboratório de informática da escola;
- Disponibilizar nos computadores do laboratório o mapa da cidade para que neles os alunos possam trabalhar, tal como fizeram com o mapa mundi e as maravilhas do mundo antigo e contemporâneo;
- Falar para que cada grupo trabalhe no photoshop as imagens gravadas em CD ou Pen-drive sobre o mapa da cidade;
- Pedir aos alunos que gravem novamente em CD ou Pen-drive o trabalho realizado no photoshop.
Aula 6
- Dispor para esta aula um aparelho de data-show;
- Apresentar as imagens produzidas pelos alunos na aula anterior;
- Instigar os alunos a refletirem sobre os locais de maior concentração das maravilhas escolhidas pelos moradores;
- Falar para os alunos observarem se tiveram imagens repetidas e quais os, possíveis fatores que levaram a esta repetição: seriam lugares que marcam o registro de início da cidade? Ou, que representam a importância de um acontecimento histórico? Ou, são construções contemporâneas que chamam a atenção pela sua estética? Ou, mais antigas? Dentre outros;
- O/A professor/a de Geografia poderá aproveitar esta aula para retomar com os alunos o lugar de origem das primeiras construções na cidade e a direção geográfica ocupada em sua expansão nos anos procedentes. Como também o período de fundação da cidade e se esta possui características progressista ou conservadorista;
- Selecionar com os alunos as imagens que representam os lugares escolhidos objetivando sua apresentação ao público, por meio de uma instalação a ser montada na próxima aula.
Aula 7
- Providenciar, com antecedência, a ampliação das imagens fotografadas e escolhidas pelos alunos em tamanho de 1m x 1m, fio de nylon e um espaço na escola para serem expostos;
- Discutir com os alunos a disposição das reproduções no espaço da instalação, de forma a possibilitar uma estética agradável sem que o trânsito dos visitantes atrapalhe a apreciação das fotografias;
- Montar a instalação e convidar os públicos escolar e familiar a visitarem a exposição;
- Falar para os alunos conversarem com o público sobre o processo de pesquisa e de produção do trabalho realizado.