Aula 1
- Apresentar para os alunos imagens de pinturas que tenham como tema o medo e o sobrenatural;
- Segue sugestão de imagens e seus links correspondentes:
O grito – Edward Munch – disponível em: http://descompassado.com/o-grito-edvard-munch/
Entre o medo do real e o confortável suporte do absurdo ou “A boneca fecundante” Disponível em: http://estradapoeirenta.blogspot.com/2007/06/boneca-fecundante.html
“A libertação de São Pedro” de Rafael Disponível em: http://al2009007.wordpress.com/about/
O Pesadelo. Henry Fuseli Disponível em: http://www.cafetarot.com.br/2008/12/arcanos-na-pintura-mundial-ii.html
- Dividir a sala em quatro grupos, de acordo com o número de imagens apresentadas;
- Dizer para cada aluno analisar a imagem, obedecendo às seguintes sugestões de perguntas:
- Quais os elementos que eu reconheço e que compõem a imagem?;
- Quais as cores predominantes e quais as secundárias?;
- Quais linhas e formas geométricas eu consigo identificar na composição da imagem?;
- Quem é o artista que pintou este trabalho, em que época viveu ou vive?;
- Que movimento artístico o artista pertenceu/pertence?;
- Onde na imagem eu identifico o medo ou o sobrenatural?;
- Falar para os alunos apresentarem para os demais colegas o resultado de sua apreciação;
- Pedir para os alunos, durante a semana que antecede a aula de Artes, realizarem uma pesquisa sobre histórias de medo ou de sobrenatural, levando-as para a próxima aula;
- Segue sugestão de links:
- Histórias infantis. Disponível em: http://www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm;
- Os três porquinhos. disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24 ;
- Os três amigos. Disponível em: http://eraumavez.kazulo.pt/2277/os-tres-amigos.htm
Aula 2
- Solicitar aos alunos que leiam as histórias pesquisadas durante a semana antecedente à aula;
- Colocar as imagens apresentadas na aula anterior e analisadas pelos alunos nas paredes da sala;
- Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4, para eles desenharem uma das cenas da história pesquisada e socializada com os colegas;
- Lembrar os alunos que durante a composição do desenho eles devem relacionar elementos da história e das imagens lidas na aula anterior;
- Acompanhar e orientar os alunos na elaboração do estudo para pintura.
Aulas 3 e 4
- Entregar para cada aluno uma tela de aproximadamente 20 x 20 cm e dizer para passarem o desenho elaborado na aula anterior para esta com lápis HB;
- Distribuir sobre as mesas tinta acrílica solúvel em água ou tinta guache temperada com cola, pincéis, papel toalha e potes com água;
- Dizer para os alunos pintarem a tela, tendo como referência as cores, as linhas e as formas percebidas nas imagens apreciadas na Aula 1.
Aula 5
- Avaliar as pinturas, socializando-as em sala de aula;
- Retomar com os alunos a história que cada pintura referenda e qual parte da história os alunos escolheram para representar;
- Analisar com a turma se cada trabalho de pintura atingiu os objetivos solicitados, quais sejam: a representação de uma cena da história escolhida que ressalte o medo ou o sobrenatural. Se as cores, as linhas e as formas relacionam-se com aos trabalhos lidos na primeira aula.