Portal do Professor

Início do Conteúdo

Produzindo adubo orgânico na escola e aprendendo a fazer pesquisa desde a Educação Infantil

Autor e Co-autor(es)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender como se reutilizar alguns tipos de lixo;
  • Desenvolver a capacidade criativa e investigativa por meio da realização de pesquisas;
  • Descobrir como diminuir a produção de lixo;
  • Perceber como se transforma lixo orgânico em composto orgânico para o solo.

Duração das atividades

4 horas aulas para o início do trabalho. Posteriormente você deve estabelecer um período fixo e contínuo de visita e observação da compostagem.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário aproveitar momentos da rotina das crianças como o “Dia da Fruta na Escola” e o horário do lanche em que são descartadas cascas e

 restos de frutas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1: 1 aula de 50 minutos

Professor/a, com o objetivo de levar as crianças a refletirem sobre a produção do lixo na escola e em como reduzir a produção desse lixo, convide-as a observarem quanto e quais são os lixos que o grupo produz durante o momento do lanche. Se possível faça uma seleção desse lixo separando entre lixo orgânico e não orgânico.  Faça o mesmo no dia da fruta instigando as crianças sobre os destinos que dão às cascas, talos e sementes das frutas que consomem. Investigue o que as crianças sabem sobre o destino desse lixo e as instigue a descobrir. Envie uma atividade de casa em que as crianças irão conversar com suas famílias sobre o lixo orgânico que produzem e em outras possibilidades de destinação desse lixo. Depois da conversa com a família, sugira que combinem um dia da semana para enivar tais "lixos" para a escola ou ainda, que criem uma compostagem em casa. Assim a atividade desenvolvida na escola poderá ser reforçada em casa contribuindo para uma melhor aprendizagem das crianças.

Atividade número 2: 1 aula de 50 minutos

No retorno da atividade, faça uma roda e converse sobre as descobertas que fizeram.  Aproveite todas as informações trazidas pelas crianças. Você também professor/a já deixe preparado uma explanação sobre o que é uma Compostagem. Para isso você precisará fazer uma pesquisa prévia.     Veja uma definição: “Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem Você precisa aproveitar as falas das crianças e explicar essa definição na linguagem delas. Sugestão de fala: compostagem é a forma de decompor material orgânico para transformá-lo em adubo orgânico que poderá ser utilizado para adubar plantas e no plantio de sementes. Vocês podem colocar na compostagem, casca de ovos, casca de verduras e frutas, folhas secas Depois de compreender o processo junto com as crianças, convide-as para criarem uma compostagem na escola.

Atividade número 3: 1 aula de 50 minutos

Pesquise com as crianças os passos para se implementar uma compostagem na escola:

1º - Entender o que é uma compostagem;

2º - Escolher o lugar onde será a compostagem;

3º - Furar um buraco no chão ou arrumar material que apóie a pilha feita com os materiais orgânicos;

4º - Separar todo o lixo que possa ser colocado na compostagem: cascas e talos de folhas secas, cascas de ovos, cascas de verduras e frutas etc;

5º - Colocar o lixo na compostagem;

6º - Misturar a terra;

7º - Acrecentar adubo/esterco,  produzido pelo boi;

8º - Regar e mexer a terra com os compostos orgânicos com frequencia.

 

Atividades realizadas pelas crianças. Acervo da autora. 2010.

Atividade número 4: Uma aula de 50 minutos

Produza com as crianças um texto coletivo sobre o processo de confecção da “compostagem” pelo grupo. Essa produção será interessante pois trará para as memórias individuais e coletivas, todas as etapas vividas com esse trabalho.

Texto coletivo feito pelas crianças do 2º período "B". Acervo da autora. 2010.

 

Agora é só aguardar que a decomposição comece para ir instigando as crianças em novas pesquisas. Os materiais colocados na compostagem levam em torno de dois meses para atingir a decomposição necessária para adubação do solo. Portanto, é importante estabelecer um horário fixo na semana para que as crianças possam observar o processo de decomposição da matéria orgânica.

 

Recursos Complementares

Professor/a estude o que é e como se faz uma compostagem antes de propor a atividade para seus alunos. Você pode fazer isso solicitando ajuda de outros profissionais da área de ciências ou fazendo pesquisas paralelas. No sítio abaixo você encontra várias definições e informações sobre o processo de compostagem:  http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm   http:// www.geronetservices.com/apostilas/compostagem.htm  

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem     

Avaliação

Professor/a observe as seguintes questões: como ficou o comportamento das crianças durante o desenvolvimento da atividade? Elas se interessaram pelas ações desenvolvidas? Mudaram suas posturas quanto à produção e cuidados com o lixo? Como ocorreu a interação entre as crianças? Esses são elementos que poderão compor seu relatório acerca desse trabalho.