Portal do Professor

Início do Conteúdo

Adjetivo pátrio

Autor e Co-autor(es)

Graça Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a-  Compreender o conceito de adjetivo pátrio por meio da leitura de textos onde apareçam esta classe de palavras.

b – Reconhecer os adjetivos pátrios em frases e textos.

c- Perceber que os adjetivos pátrios variam em gênero.  

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Classe dos adjetivos

Aula: Lendo e interpretando história

Estratégias e recursos da aula

Depois da leitura do livro " A maior flor do mundo" de José Saramago, dar o seguinte texto feito como resumo do livro e encontrado em um site de vendas.

Imagem retirada de:

http://blogstoriasessenciais.blogspot.com/2010/06/saramago-para-criancas.html

A Maior Flor do Mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".

Retirado de: h ttp://www.submarino.com.br/produto/1/164566/maior+flor+do+mundo,+a

Pedir que seus alunos leiam o texto sublinhando as características dadas ao autor, à história, a trechos da história... Relembrar com eles a ideia do que é a classe dos adjetivos. Deixe que seus alunos falem e faça um levantamento de como entendem esta classe de palavras. Ao final da discussão, organize um registro, usando as próprias palavras das crianças.

Sugestão: Adjetivo é a palavra variável que designa uma especificação ao substantivo, caracterizando-o.

Retirado de: http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/adjetivo.htm

Em seguida, com a ajuda do retroprojetor ou do datashow, apresentar as seguintes manchetes de jornal:

 

Combinar que eles deverão procurar nas manchetes, palavras que  expressam nacionalidade ou lugar de origem do ser, e podem se referir a países, estados, regiões, cidades ou localidades.

Incentivar a exploração de todas as manchetes.

Montar um registro com as crianças, mostrando que estas palavras encontradas recebem o nome de adjetivos pátrios.

Exercício:

Apresente a música PARATODOS de Chico Buarque  - vídeo do youtube retirado de: 

http://www.youtube.com/watch?v=FEU_lMHRk7k  - junto com a letra da música e peça que seus alunos sublinhem os adjetivos pátrios que aparecem na música.

Retirado de: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45158/  

Para fechar a aprendizagem, pedir que cada aluno pesquise um estado brasileiro de sua escolha - previamente combinado para que não haja repetição de estados - e apresente o adjetivo pátrio referente a quem nasce naquele estado (masculino e feminino). Em outro dia, pedir a mesma coisa em relação a países do mundo. Montar com as crianças um blocão com os adjetivos pátrios que descobrimos.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie:

1) A participação na aula,

2) A participação na elaboração do registro,

3) O exercício feito com a música PARATODOS,

4) A pesquisa dos adjetivos pátrios combinados.