Portal do Professor

Início do Conteúdo

O caminho da escola

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Salum Cabral Galvão imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Localizar a escola  e seus pontos de referência.       
  • Identificar a distância da escola até em casa.       
  • Identificar lugares ou pessoas que estão no trajeto até a escola.      

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta  é uma ótima oportunidade para resgatar com as crianças a história da escola em que estudam.Verificar se há um símbolo, um hino, um patrono, o motivo de ter recebido o nome que tem etc.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Para uma sensibilização inicial, converse com as crianças sobre quais meios de transporte eles já utilizaram em seu percurso de casa para a escola. Montar um painel coletivo sobre os diferentes meios de transporte.( procurar  gravuras de jornais ou revistas).

 

2º momento: CONHECENDO O TRAJETO DA ESCOLA:  Com a ajuda dos pais, peça que cada criança observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos).  Anotando as observações, os pais vão escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas, pontos de referência, estabelecer relações entre a distância percorrida, da casa à escola, em termos perto, longe e número aproximadamente de quadras. Depois, o professor deverá socializar essa atividade na rodinha, lendo e ouvindo os comentários das crianças.

3º momento: TAREFA DE CASA: Realizar o registro desse trajeto através de desenhos.

  • SUGESTÃO: Desenhar lugares ou pessoas que veêm no trajeto até a escola; ou construir uma maquete.

 

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=maquete+de+trajetos+da+escola&aq=f&aqi=&aql=&oq=  

 

4º momento: AMPLIANDO HORIZONTES. Análise do mapa do bairro da escola. Apresente o Guia da Cidade  para a turma. Faça um levantamento coletivo de diferentes lugares conhecidos no bairro que as crianças considerem que estarão representados no mapa. Aproveitar esse momento para realizar uma aula passeio pelo bairro, observando as diferenças entre residências e comércios. Outra sugestão seria levar as crianças para uma aula ao laboratório de informática e utilizar o recurso de mapas do google ou google earth.

Imagem do guia da cidade de Uberlândia-MG

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=guia+da+cidade+de+uberl%C3%A2ndia&aq=f&aqi=&aql=&oq=  

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=guia+da+cidade+de+uberl%C3%A2ndia&aq=f&aqi=&aql=&oq =  Guia    

 

5º momento: Depois de caminhar pelo bairro e conhecer um pouquinho dele, realizar uma pesquisa para saber a história do bairro da escola. Sugestão: Propor um momento de interação e troca para às crianças contarem para outras turmas  o que descobriram sobre a história do bairro da escola.

Escola De Educação Básica/ UFU

Uberlândia-MG

 

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=escola+eseba+cidade+de+uberl%C3%A2ndia&aq=f&aqi=&aql=&oq =  

 

SUGESTÕES:

  • O nome atual do bairro coincide com de sua inauguração?
  • Quem foi seu fundador?
  • Em que ano se iniciou?
  • Quais foram os primeiros moradores?

6º momento: Organizar  encontros com a presença de membros do bairro, para que contem suas histórias, assim como as do bairro e da rua.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação terá base diagnóstica, observando como as crianças aprenderam sobre os aspectos referentes a aula: a história e o trajeto da escola, pontos de referência e sua localização; com intuito de aprimorar a prática e ofertar novas estratégias no desenvolvimento do conhecimento infantil.