Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Esta é uma ótima oportunidade para resgatar com as crianças a história da escola em que estudam.Verificar se há um símbolo, um hino, um patrono, o motivo de ter recebido o nome que tem etc.
1º momento: Para uma sensibilização inicial, converse com as crianças sobre quais meios de transporte eles já utilizaram em seu percurso de casa para a escola. Montar um painel coletivo sobre os diferentes meios de transporte.( procurar gravuras de jornais ou revistas).
2º momento: CONHECENDO O TRAJETO DA ESCOLA: Com a ajuda dos pais, peça que cada criança observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referência (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Anotando as observações, os pais vão escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas, pontos de referência, estabelecer relações entre a distância percorrida, da casa à escola, em termos perto, longe e número aproximadamente de quadras. Depois, o professor deverá socializar essa atividade na rodinha, lendo e ouvindo os comentários das crianças.
3º momento: TAREFA DE CASA: Realizar o registro desse trajeto através de desenhos.
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=maquete+de+trajetos+da+escola&aq=f&aqi=&aql=&oq=
4º momento: AMPLIANDO HORIZONTES. Análise do mapa do bairro da escola. Apresente o Guia da Cidade para a turma. Faça um levantamento coletivo de diferentes lugares conhecidos no bairro que as crianças considerem que estarão representados no mapa. Aproveitar esse momento para realizar uma aula passeio pelo bairro, observando as diferenças entre residências e comércios. Outra sugestão seria levar as crianças para uma aula ao laboratório de informática e utilizar o recurso de mapas do google ou google earth.
Imagem do guia da cidade de Uberlândia-MG
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=guia+da+cidade+de+uberl%C3%A2ndia&aq=f&aqi=&aql=&oq =
5º momento: Depois de caminhar pelo bairro e conhecer um pouquinho dele, realizar uma pesquisa para saber a história do bairro da escola. Sugestão: Propor um momento de interação e troca para às crianças contarem para outras turmas o que descobriram sobre a história do bairro da escola.
Escola De Educação Básica/ UFU
Uberlândia-MG
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&gbv=2&biw=1003&bih=537&tbs=isch%3A1&sa=1&q=escola+eseba+cidade+de+uberl%C3%A2ndia&aq=f&aqi=&aql=&oq =
SUGESTÕES:
6º momento: Organizar encontros com a presença de membros do bairro, para que contem suas histórias, assim como as do bairro e da rua.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/edi_l.php?t=001
Como construir uma maquete: http://vocesabendomais.blogspot.com/2010/09/como-construir-uma-maquete-escolar.html
A avaliação terá base diagnóstica, observando como as crianças aprenderam sobre os aspectos referentes a aula: a história e o trajeto da escola, pontos de referência e sua localização; com intuito de aprimorar a prática e ofertar novas estratégias no desenvolvimento do conhecimento infantil.