Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo.
2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola.
3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.
Não há requisitos prévios para a realização dessa aula.
O homem, como os outros seres vivos em geral, est? adaptado ? vida em contato com o ambiente abi?tico da Terra.
Vive em harmonia com as condi??es normais da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera, com as quais se relaciona permanentemente. ?s vezes, no entanto, a natureza ? agredida severamente por diversos fatores como o lixo.
Nesta aula utilizaremos de recursos como v?deos, reportagens e din?micas, para discutir e aprender poss?veis solu??es para os problemas gerados pelo lixo.
Atividade 1: Despertando para o problema do lixo
Um dia antes de iniciar as discuss?es sobre o lixo pe?a aos alunos que elaborem uma lista com todos os itens que s?o jogados fora durante o per?odo de um dia. Alerte os alunos para que n?o se esque?am de anotar nada, inclusive os saquinhos pl?sticos, pap?is de bala, peda?os de alimentos e outros. As informa??es anotadas pelos alunos ser?o utilizadas posteriormente.
Atividade 2: Reconhecendo a gravidade do problema e pensando solu??es
Antes de iniciar a aula organize os alunos em c?rculo e solicite que leiam as listas que constru?ram no dia anterior. Durante a leitura dos alunos o professor poder? questionar:
Todos os itens listados s?o imprescind?veis para sua sobreviv?ncia?
Aonde foram descartados (jogados fora) os itens listados?
H? dentre os itens listados algum que pode ser destinado a outro fim, que seja diferente do lixo? O que? Para que?
Professor fique atento nas respostas apresentadas pelos alunos, elas poder?o ser resgatadas nas atividades seguintes onde iremos trabalhar o destino e os problemas do lixo.
Sugerimos que o professor exiba os v?deos sugeridos abaixo para que os alunos se sensibilizem para a problem?tica do lixo e comecem a pensar em mudan?as que poder?o contribuir para minimizar o problema.
Ao t?rmino da exibi??o dos v?deos discuta com os alunos sobre a quantidade de lixo produzida pelo homem, pe?a para que associem a lista elaborada por eles no dia anterior. Al?m disso, destaque na discuss?o as alternativas apresentadas nos v?deos para o problema do lixo.
Sites dos v?deos:
http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs
http://www.youtube.com/watch?v=HlTISUigxns&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rX2dTrUDINw&feature=related
Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mwftdf319289.gif
Atividade 3: Descobrindo a coleta seletiva
Professor essa atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica, se a escola n?o contar com esse espa?o leve o material impresso para sala de aula para que os alunos realizem a atividade. Na sala de inform?tica organize os alunos em trios. Separe tem?ticas para serem pesquisadas (sugest?es abaixo), pe?a para que cada trio monte uma apresenta??o de 5 minutos para socializarem os resultados da pesquisa.
Materiais necess?rios para montagem da apresenta??o:
* Se a atividade for realizada no laborat?rio de inform?tica:
- disponibilizar computadores e endere?os de sites para pesquisas na internet
- disponibilizar o editor de apresenta??es power-point
* Se a atividade for realizada na sala de aula:
- disponibilizar reportagens, textos, livros, jornais com a tem?tica que dever? ser pesquisada
- para elabora??o da apresenta??o disponibilizar: cartolinas, pinceis coloridos, l?pis, canetas, tesouras, colas.
Sugest?o de tem?ticas e sites para pesquisa:
1- Tipos de lixo
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/tipos-de-lixo.php
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3
Fonte: http://www.casamundo.org.br/garbage.gif
2- Destino dado ao lixo
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html
http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
Fonte: http://www.recicloteca.org.br/images/inicio01.jpg
3- Tempo de degrada??o do lixo
http://www.natureba.com.br/lixo.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php
http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view
Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/decompos.jpg
4- Doen?as e riscos relacionados ao lixo
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo1.htm
http://lixonolixao.blogspot.com/2007/08/lixo-riscos-e-doenas.html
5- Os R?s da educa??o ambiental
http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm
http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=71&secao=ecologia
6- A import?ncia da coleta seletiva
http://ecopratico.com.br/blog/2009/04/a-importancia-da-coleta-seletiva/
http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/05/entendendo-importancia-da-coleta.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
7- Os coletores para coleta seletiva
http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=146
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/cores-da-reciclagem.php
Fonte: http://www.tekplast.com.br/fotos/cores_da_coleta_seletiva.jpg
Atividade 4: Amigos do lixo: aplicando a coleta seletiva na escola
Professor abaixo segue proposta para ser realizada na escola. Posteriormente os alunos poder?o optar por fazer o trabalho na comunidade onde vivem, esteja disposto a ajud?-los e orient?-los.
Importante: Se a escola n?o contar com os coletores devidamente identificados para coleta seletiva, proponha aos alunos a montagem destes.
Materiais necess?rios: recipientes que poder?o ser utilizados para coleta de lixo (sugerimos que sejam de pl?sticos), pinceis e tintas coloridos.
Procedimentos: pintar e escrever com letra leg?vel e em tamanho grande o tipo de lixo que dever? ser depositado no recipiente.
Os alunos com a pesquisa realizada na atividade anterior j? teram condi??es de diferenciar as cores dos coletores para cada tipo de lixo. Deixe que usem a criatividade na montagem dos coletores!
1? etapa: Professor juntamente com seus alunos e com a dire??o da escola eleja um dia da semana para ser destinado a conscientizar a comunidade escolar sobre o lixo produzido na escola.
* Dica: se a dire??o da escola concordar fa?a uma elei??o entre os alunos para eleger o dia, assim eles participar?o e sentir?o respons?veis pela efetiva??o do projeto.
Fonte: http://www.abes-rs.org.br/ctrs/imagens/dia-sem-lixo-logo.gif
2? etapa: O professor dever? organizar a turma em 4 equipes que ter?o que realizar tarefas diferentes, sendo:
Equipes A e B: respons?veis por coletar o lixo do p?tio durante o recreio.
Equipe C: respons?vel por orientar os demais alunos durante o recreio a descartarem o lixo nos coletores corretos.
Equipe D: respons?vel por separar e pesar o lixo coletado durante o recreio pelas equipes A e B.
Sugest?o para o professor:
1- identifique as equipes, para isso poder?o ser utilizadas camisetas, fitinhas amarradas nos bra?os ou presas na roupa em lugares vis?veis.
2- organize um rod?zio de fun??es entre as equipes, permitindo assim que os alunos atuem em fun??es diferentes.
3- providencie sacos pl?sticos e luvas para os integrantes das equipes A e B que far?o a coleta no p?tio da escola.
4- providencie luvas e balan?a para os integrantes da equipe D que ir?o separar e pesar o lixo coletado durante o recreio.
Fonte: http://www.cadeirauniversitaria.com.br/lixeira/img/JUND09.jpg
3? etapa: Professor oriente os integrantes da equipe D na separa??o e pesagem do lixo. Solicite que anotem:
Quais tipos de res?duos foram encontrados?
Qual o peso dos res?duos encontrados?
Os dados poder?o ser organizados em uma tabela (modelo abaixo). Al?m disso, gr?ficos poder?o ser constru?dos para compara??o entre a 1? semana do projeto e as semanas seguintes.
4? etapa: Compartilhando os resultados
Professor, em sala de aula, analise com seus alunos os dados coletados durante o tempo do projeto, compare as anota??es da tabela e os gr?ficos. Pe?a para que elaborem um relat?rio mencionando os pontos positivos e negativos do projeto, tamb?m solicite que informem o que poderia ser mudado e por que.
Com os relat?rios prontos, distribua cartolinas ou folhas de papel pardo para os alunos e pe?a para que enumerem os principais pontos do relat?rio. Organize uma rodada de apresenta??es na sala, assim cada aluno poder? compartilhar as suas percep??es.
Extrapolando a sala de aula!
Em um dos dias destinados a conscientiza??o sobre o lixo da escola organize a apresenta??o dos dados coletados no projeto para toda a comunidade escolar. Os alunos integrantes do projeto poder?o elaborar um texto com os dados coletados ou mesmo uma pe?a teatral.
Envolvendo professores de outras ?reas no trabalho:
Geografia ? o professor poder? abordar a problem?tica do lixo no contexto mundial, apresentando qual o pais l?der na produ??o de lixo e os agravantes disso para a sociedade.
Portugu?s ? o professor poder? orientar na montagem dos relat?rios. Al?m disso, poder? trabalhar textos envolvendo a tem?tica lixo.
Matem?tica ? o professor poder? trabalhar com as unidades de medida, criando situa??es problem?ticas que envolvam a tem?tica lixo.
Artes ? o professor poder? orientar os alunos na confec??o dos coletores, se a escola n?o tiver. Al?m disso, poder? ajud?-los na cria??o da pe?a teatral.
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.