Portal do Professor

Início do Conteúdo

Coleta seletiva do lixo: import?ncia e desafio

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Terra como espa?o para a vida
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo.

2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola.

3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.

Duração das atividades

2 aulas com dura??o de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há requisitos prévios para a realização dessa aula.

Estratégias e recursos da aula

O homem, como os outros seres vivos em geral, est? adaptado ? vida em contato com o ambiente abi?tico da Terra.

Vive em harmonia com as condi??es normais da litosfera, da hidrosfera e da atmosfera, com as quais se relaciona permanentemente. ?s vezes, no entanto, a natureza ? agredida severamente por diversos fatores como o lixo.

Nesta aula utilizaremos de recursos como v?deos, reportagens e din?micas, para discutir e aprender poss?veis solu??es para os problemas gerados pelo lixo.   

Atividade 1: Despertando para o problema do lixo

Um dia antes de iniciar as discuss?es sobre o lixo pe?a aos alunos que elaborem uma lista com todos os itens que s?o jogados fora durante o per?odo de um dia. Alerte os alunos para que n?o se esque?am de anotar nada, inclusive os saquinhos pl?sticos, pap?is de bala, peda?os de alimentos e outros.  As informa??es anotadas pelos alunos ser?o utilizadas posteriormente.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_uXgW3oz06vk/TI1Ms4YJspI/AAAAAAAAAQ8/lArwplQqbVs/s320/crian%C3%A7a+escrevendo.jpg

Atividade 2: Reconhecendo a gravidade do problema e pensando solu??es

Antes de iniciar a aula organize os alunos em c?rculo e solicite que leiam as listas que constru?ram no dia anterior. Durante a leitura dos alunos o professor poder? questionar:

Todos os itens listados s?o imprescind?veis para sua sobreviv?ncia?

Aonde foram descartados (jogados fora) os itens listados?

H? dentre os itens listados algum que pode ser destinado a outro fim, que seja diferente do lixo? O que? Para que?   

Professor fique atento nas respostas apresentadas pelos alunos, elas poder?o ser resgatadas nas atividades seguintes onde iremos trabalhar o destino e os problemas do lixo.   

Sugerimos que o professor exiba os v?deos sugeridos abaixo para que os alunos se sensibilizem para a problem?tica do lixo e comecem a pensar em mudan?as que poder?o contribuir para minimizar o problema.

Ao t?rmino da exibi??o dos v?deos discuta com os alunos sobre a quantidade de lixo produzida pelo homem, pe?a para que associem a lista elaborada por eles no dia anterior. Al?m disso, destaque na discuss?o as alternativas apresentadas nos v?deos para o problema do lixo.

Sites dos v?deos:

http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs  

http://www.youtube.com/watch?v=HlTISUigxns&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=rX2dTrUDINw&feature=related

Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/user_image/mwftdf319289.gif

Atividade 3: Descobrindo a coleta seletiva

Professor essa atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica, se a escola n?o contar com esse espa?o leve o material impresso para sala de aula para que os alunos realizem a atividade. Na sala de inform?tica organize os alunos em trios. Separe tem?ticas para serem pesquisadas (sugest?es abaixo), pe?a para que cada trio monte uma apresenta??o de 5 minutos para socializarem os resultados da pesquisa.

Materiais necess?rios para montagem da apresenta??o:  

* Se a atividade for realizada no laborat?rio de inform?tica:

- disponibilizar computadores e endere?os de sites para pesquisas na internet

- disponibilizar o editor de apresenta??es power-point

* Se a atividade for realizada na sala de aula:

- disponibilizar reportagens, textos, livros, jornais com a tem?tica que dever? ser pesquisada

- para elabora??o da apresenta??o disponibilizar: cartolinas, pinceis coloridos, l?pis, canetas, tesouras, colas.

Sugest?o de tem?ticas e sites para pesquisa:

1- Tipos de lixo

http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/tipos-de-lixo.php

http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=3  

Fonte: http://www.casamundo.org.br/garbage.gif

2- Destino dado ao lixo

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html

http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm    

Fonte: http://www.recicloteca.org.br/images/inicio01.jpg

3- Tempo de degrada??o do lixo

http://www.natureba.com.br/lixo.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php  

http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view

Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/decompos.jpg

4- Doen?as e riscos relacionados ao lixo

http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/doencas.htm  

http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo1.htm  

http://lixonolixao.blogspot.com/2007/08/lixo-riscos-e-doenas.html  

5- Os R?s da educa??o ambiental

http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm  

http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=71&secao=ecologia  

http://www.docelimao.com.br/site/especial-kids/educacao/650-os-5-rs-da-educacao-ambiental-em-acao.html

6- A import?ncia da coleta seletiva

http://ecopratico.com.br/blog/2009/04/a-importancia-da-coleta-seletiva/

http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/05/entendendo-importancia-da-coleta.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva

7- Os coletores para coleta seletiva

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=137&Itemid=146  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/cores-da-reciclagem.php  

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/codigo_de_cores/codigo_de_cores_para_os_diferentes_tipos_de_residuos.html

Fonte: http://www.tekplast.com.br/fotos/cores_da_coleta_seletiva.jpg

Atividade 4: Amigos do lixo: aplicando a coleta seletiva na escola

Professor abaixo segue proposta para ser realizada na escola. Posteriormente os alunos poder?o optar por fazer o trabalho na comunidade onde vivem, esteja disposto a ajud?-los e orient?-los.

Importante: Se a escola n?o contar com os coletores devidamente identificados para coleta seletiva, proponha aos alunos a montagem destes.

Materiais necess?rios: recipientes que poder?o ser utilizados para coleta de lixo (sugerimos que sejam de pl?sticos), pinceis e tintas coloridos.

Procedimentos: pintar e escrever com letra leg?vel e em tamanho grande o tipo de lixo que dever? ser depositado no recipiente.

Os alunos com a pesquisa realizada na atividade anterior j? teram condi??es de diferenciar as cores dos coletores para cada tipo de lixo. Deixe que usem a criatividade na montagem dos coletores!   

1? etapa: Professor juntamente com seus alunos e com a dire??o da escola eleja um dia da semana para ser destinado a conscientizar a comunidade escolar sobre o lixo produzido na escola.

* Dica: se a dire??o da escola concordar fa?a uma elei??o entre os alunos para eleger o dia, assim eles participar?o e sentir?o respons?veis pela efetiva??o do projeto.

Fonte: http://www.abes-rs.org.br/ctrs/imagens/dia-sem-lixo-logo.gif

2? etapa: O professor dever? organizar a turma em 4 equipes que ter?o que realizar tarefas diferentes, sendo:

Equipes A e B: respons?veis por coletar o lixo do p?tio durante o recreio.

Equipe C: respons?vel por orientar os demais alunos durante o recreio a descartarem o lixo nos coletores corretos.

Equipe D: respons?vel por separar e pesar o lixo coletado durante o recreio pelas equipes A e B.   

Sugest?o para o professor:

1- identifique as equipes, para isso poder?o ser utilizadas camisetas, fitinhas amarradas nos bra?os ou presas na roupa em lugares vis?veis.

2- organize um rod?zio de fun??es entre as equipes, permitindo assim que os alunos atuem em fun??es diferentes.

3- providencie sacos pl?sticos e luvas para os integrantes das equipes A e B que far?o a coleta no p?tio da escola.

4- providencie luvas e balan?a para os integrantes da equipe D que ir?o separar e pesar o lixo coletado durante o recreio.

Fonte: http://www.cadeirauniversitaria.com.br/lixeira/img/JUND09.jpg

3? etapa: Professor oriente os integrantes da equipe D na separa??o e pesagem do lixo. Solicite que anotem:

Quais tipos de res?duos foram encontrados?

Qual o peso dos res?duos encontrados?

Os dados poder?o ser organizados em uma tabela (modelo abaixo). Al?m disso, gr?ficos poder?o ser constru?dos para compara??o entre a 1? semana do projeto e as semanas seguintes.

4? etapa: Compartilhando os resultados

Professor, em sala de aula, analise com seus alunos os dados coletados durante o tempo do projeto, compare as anota??es da tabela e os gr?ficos. Pe?a para que elaborem um relat?rio mencionando os pontos positivos e negativos do projeto, tamb?m solicite que informem o que poderia ser mudado e por que.

Com os relat?rios prontos, distribua cartolinas ou folhas de papel pardo para os alunos e pe?a para que enumerem os principais pontos do relat?rio. Organize uma rodada de apresenta??es na sala, assim cada aluno poder? compartilhar as suas percep??es.   

Extrapolando a sala de aula!

Em um dos dias destinados a conscientiza??o sobre o lixo da escola organize a apresenta??o dos dados coletados no projeto para toda a comunidade escolar. Os alunos integrantes do projeto poder?o elaborar um texto com os dados coletados ou mesmo uma pe?a teatral.

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Q4JdCXsFXtU/TA15SORvQpI/AAAAAAAADsE/ax1wD0ElxyU/s1600/meio-ambiente-rute5.jpg

Envolvendo professores de outras ?reas no trabalho:

Geografia ? o professor poder? abordar a problem?tica do lixo no contexto mundial, apresentando qual o pais l?der na produ??o de lixo e os agravantes disso para a sociedade.

Portugu?s ? o professor poder? orientar na montagem dos relat?rios. Al?m disso, poder? trabalhar textos envolvendo a tem?tica lixo.

Matem?tica ? o professor poder? trabalhar com as unidades de medida, criando situa??es problem?ticas que envolvam a tem?tica lixo.

Artes ? o professor poder? orientar os alunos na confec??o dos coletores, se a escola n?o tiver. Al?m disso, poder? ajud?-los na cria??o da pe?a teatral.

Recursos Complementares

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas a cada um.