Portal do Professor

Início do Conteúdo

Rela??es entre ser humano, ambiente e sa?de.

Autor e Co-autor(es)

PATR?CIA L?CIA GALV?O DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porf?rio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Correla??es entre meio ambiente e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana;
  • Analisar situações reais e apontar o problema de contaminação da água e do solo, que podem interferir na saúde da população;
  • Valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábitos preventivos.  

Duração das atividades

2 aulas de 40 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Solo, água e ar;

Contaminação da água e do solo;

Preservação ambiental.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade - Lendo e interpretando a música "Herdeiros do futuro" de Toquinho.

1º Momento: Nesta aula pode inicialmente trabalhar a música “Herdeiros do futuro” de Toquinho. Nela poderão ser explorados aspectos do solo, da água e do ar. Inicialmente eles podem acompanhar a canção com a letra em mãos e depois mais uma vez eles poderão cantar. Em seguida, ler cada parte da música questionando as crianças. O que ele quer nos dizer nesta parte? Ao final, fecha esta atividade com o vídeo da música que mostra aspectos da natureza. Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho/87255/  

2º Momento: Em seguida mostrar figuras que mostrem a poluição do ar, da água e do solo, para que as crianças observem. Essas imagens poderão ser de jornal, revista, ou reportagens sobre algo que esteja acontecendo em algum bairro de sua cidade, ou no seu estado, relacionado a poluição ambiental. De posse das imagens, faça as seguintes questões:

- Que tipo de poluição aparece nas fotos?

Fonte: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_poluicao_hidrica.htm  

Foto 1                                                                                              Foto 2

Fonte foto 1: http://sistemaja.blogspot.com/2010/07/era-uma-vez-uma-cidade-sem-poluicao.html 

Fonte foto 2: http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_poluicao_atmosferica.htm 

Fonte: http://tudosobredicasgratis.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

- O que está causando este tipo de poluição? 

- Por que esta poluição prejudica os seres vivos?   

Deixar que as crianças falem, e você professor fará a mediação quando necessário após a fala delas.

2ª Atividade - Vendo campanhas de preservação e criando um vídeo.

1º Momento: Nesta atividade, levar as crianças para uma sala de multimídia para que elas possam assistir a alguns vídeos animados. Dica: Salve o Planeta - Uma campanha inteligente para crianças de 3 a 103 anos.

http://www.youtube.com/watch?v=6m7fR3LIntM.

Depois pedir que as crianças teçam comentários após cada vídeo e questioná-las em relação as atitudes tomadas para preservar o ambiente.

2º Momento: Em seguida, as crianças poderão falar do vídeo que mais gostou e o motivo de ter gostado do mesmo. Em seguida divida sua sala em grupos e sugira a criação de um vídeo. Eles irão colocar a idéia no papel e em seguida dramatizar. Você  pode  filmar e compor os  vídeos.

Em um outro momento, eles poderão assistir o que produziram. Caso precise, poderá filmar novamente. Quando estiver pronto, poderá chamar algumas turmas da escola para que possam assistir.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalia-se se as crianças conseguiram:

- Destacar as condições do solo, da água e do ar como sendo necessárias à saúde humana;

- Analisaram situações reais e apontaram o problema de contaminação da água e do solo;

- Perceberam a necessidade de valorizar a preservação do ambiente.