BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Essa sequencia did?tica ? indicada para crian?as que reconhecem as unidades fonol?gicas da l?ngua, como s?labas e termina??es de palavras.
ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS G?NEROS TEXTUAIS
?
Objetivos: Analisar e classificar os g?neros: bilhete, an?ncio, folheto informativo e receita.
?
1.1 An?lise dos g?neros textuais
?
Leve para sala de aula os seguintes g?neros textuais: bilhete, an?ncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.
Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:
?
FOLHETO INFORMATIVO:
?
Retirado do site:
Perguntas:
?
Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar ? popula??o o que ela deve fazer em rela??o a determinado assunto.
Em seguida, fa?a um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.
?
AN?NCIO
?
Retirado do site: http://www.amimais.org.br/animais_perdidos.asp
Perguntas:
?
Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama an?ncio e serve para anunciar um fato ? popula??o: servi?o, emprego etc.
?
Em seguida, registre o nome AN?NCIOS e cole o exemplar.
?
?
?
RECEITA
?
?
Suco de lim?o
?
Ingredientes:
2 lim?es
1 colher de sopa de a??car
2 dedos de leite
1 litro de ?gua gelada
?
Modo de fazer:
Descascar os lim?es e tirar as sementes.
Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes
Bater e em seguida coar.
?
XXXX
Retirado do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7116-suco-de-limao-facil.html
Perguntas:
?
Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama receita e serve para preparar um alimento.
?
Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.
?
?
?
BIHLETE
?
?
Mam?e, Fui ? casa do Rodrigo. A m?e dele vai me trazer ? noite. Um beijo, Rafael |
?
Perguntas:
?
Ao final, os alunos dever?o entender o que ? um bilhete e para que ele serve. Em seguida, cole o exemplar na ?ltima parte do mural, abaixo do t?tulo BILHETES.
?
O mural dever? ficar da seguinte forma:
?
?
FOLHETOS |
AN?NCIOS |
RECEITAS |
BILHETES |
? ? ? ? ? ? ? ? ? |
SUCO DE LIM?O ? ? Ingredientes: 2 lim?es 1 colher de sopa de a??car 2 dedos de leite 1 litro de ?gua gelada ? Modo de fazer: Descascar os lim?es e tirar as sementes. Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes Bater e em seguida coar. |
? Mam?e, Fui ? casa do Rodrigo. A m?e dele vai me trazer ? noite. Um beijo, Rafael |
?
?
1.2 Identifica??o e classifica??o dos textos.
?
Pe?a aos aprendizes que levem para sala de aula textos dos g?neros trabalhados no item 1.1. Voc?s podem escrever um bilhete aos familiares com esta solicita??o. Abaixo, um exemplo:
?
?
Meus familiares, ? Estamos estudando os textos: an?ncios, receitas, bilhetes e folhetos informativos. Se voc?s tiverem alguns desses textos em casa, favor enviar para a escola. Um abra?o, Turma ___ |
?
?
? medida que os textos chegaram em sala, os alunos dever?o apresent?-los ? turma. Incentive-os a identificar o g?nero e suas caracter?sticas. O di?logo pode ser conduzido por meio das seguintes perguntas:
?
?
Ao final, o aluno dever? fixar o texto no local correto do mural, inciado na atividade anterior.
?
?
ATIVIDADE 2: COMPARANDO OS G?NEROS TEXTUAIS PESQUISADOS
?
Objetivos: Comparar a fun??o de diferentes g?neros textuais
Avan?ar na apropria??o do sistema de escrita
?
2.1 Completando o quadro
?
Pe?a aos alunos que observem o mural com os g?neros estudados.
?
A partir de um di?logo sobre a fun??o de cada texto, eles dever?o completar o quadro abaixo, recortando os nomes dos g?neros e colando nos locais adequados.
?
A atividade poder? ser feita coletivamente.
?
?
?
G?NEROS TEXTUAIS
?
?
SERVE PARA INFORMAR A POPULA??O SOBRE UM ASSUNTO DE INTERESSE GERAL. |
? |
SERVE PARA INFORMAR COMO SE FAZ UMA REFEI??O. |
? |
SERVE PARA ANUNCIAR ACHADOS E PERDIDOS, VENDER PRODUTOS ETC. |
? |
SERVE PARA DEIXAR UM RECADO. |
? |
?
AN?NCIO |
BILHETE |
RECEITA |
FOLHETO INFORMATIVO |
?
?
2.2 Atividades de alfabetiza??o
?
Use os nomes dos g?neros trabalhados - AN?NCIO, BILHETE, RECEITA, FOLHETO INFORMATIVO - para desenvolver atividades de alfabetiza??o.
?
Sugerimos as seguintes:
?
?
?
ATIVIDADE 3: APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS
?
Objetivos: Produzir os g?neros textuais trabalhados
?
Agora que os aprendizes j? conhecem um pouco mais sobre esses g?neros, sugerimos que voc? planeje situa??es em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos algumas orienta??es:
?
a) Produ??o do folheto informativo.
?
Selecione uma quest?o que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado. Ex: lixo no p?tio, desperd?cio de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a elaborarem um folheto informando ? comunidade escolar como se deve proceder para resolver esses problemas. ? importante ler para a turma o folheto j? trabalhado. Ele dever? servir de modelo.
?
Voc? pode perguntar:
?
?
Os alunos elaborar?o o folheto oralmente, enquanto voc? o registra no quadro. Em seguida, o copiar?o no caderno, observando os aspectos gr?ficos da l?ngua: segmenta??o entre as palavras, letras mai?sculas etc.
?
Ao final, voc? poder? digitar o folheto e imprimir v?rias c?pias para que as crian?as as distribuam na escola.
?
b) Produ??o do bilhete, da receita e do an?ncio.
?
A produ??o desses tr?s g?neros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos as seguintes interven??es:
?
?
?
Sugerimos que o professor busque informa??es sobre o material produzido pelo Centro de Alfabetiza??o Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educa??o/UFMG no site:
?
Para verificar se os alunos avan?aram na compreens?o das caracter?sticas desses g?neros textuais, sugerimos que voc? entregue um exemplar de cada um deles. Eles dever?o identificar o g?nero a que pertencem.
Al?m disso, voc? poder? criar outras situa??es em que os estudantes devam produzir esses textos e verificar se eles desenvolvem a atividade com maior autonomia.