Portal do Professor

Início do Conteúdo

G?neros textuais do cotidiano

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maur?cio Sim?es imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Identifique os g?neros textuais usados no dia a dia e compreenda suas caracter?sticas centrais;   
  • Compare a estrutura e os objetivos dos g?neros textuais: bilhetes, folhetos informativos, an?ncios e receitas.

Duração das atividades

As atividades ter?o dura??o de 05 a 06 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequencia did?tica ? indicada para crian?as que reconhecem as unidades fonol?gicas da l?ngua, como s?labas e termina??es de palavras.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: PESQUISANDO OS G?NEROS TEXTUAIS

?

Objetivos: Analisar e classificar os g?neros: bilhete, an?ncio, folheto informativo e receita.

?

1.1 An?lise dos g?neros textuais

?

Leve para sala de aula os seguintes g?neros textuais: bilhete, an?ncio, folheto informativo e receita. Em roda, leia e explore todos eles.

 Indicamos abaixo de cada texto as perguntas que podem ser feitas:

?

FOLHETO INFORMATIVO:

?

                                                                           

Retirado do site: 

http://1.bp.blogspot.com/_KP42VxyXK0k/Suc0KLfDGpI/AAAAAAAAABI/PuWp75f-HtE/s1600-h/folheto-do-projeto-adote-um-copo-dagua.jpg

Perguntas:

  • Que desenhos t?m neste texto?
  • O que o caneco est? falando?
  • E na plaquinha do outro caneco, o que est? escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que voc?s acham que o copinho est? pedindo para ser adotado?
  • O que se espera que as pessoas fa?am ao ler esse folheto?
  • Onde este texto pode ser encontrado?   

?

Ao final, explique que esse tipo de texto se chama folheto e serve para informar ? popula??o  o que ela deve fazer em rela??o a determinado assunto.  

Em seguida, fa?a um mural na sala, o divida em quatro partes, escreva FOLHETOS e cole esse exemplar.   

?

AN?NCIO

?

Retirado do site: http://www.amimais.org.br/animais_perdidos.asp

Perguntas:

  • Qual a foto que est? no texto?
  • Qual o o t?tulo do texto?
  • Quem deve ter escrito o texto?
  • Para que ele foi escrito?
  • Vamos ler o restante do texto?
  • Por que o anunciante informou as caracter?sticas do animal e forneceu seus telefones?   

?

Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama an?ncio e serve para anunciar um fato ? popula??o: servi?o, emprego etc.

?

Em seguida, registre o nome AN?NCIOS e cole o exemplar.

?

?

?

RECEITA

?

?

Suco de lim?o

?

Ingredientes:

2 lim?es

1 colher de sopa de a??car

2 dedos de leite

1 litro de ?gua gelada   

?

Modo de fazer:

Descascar os lim?es e  tirar as sementes.

Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes

Bater e em seguida coar.                                                   

?

XXXX

Retirado do site: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/7116-suco-de-limao-facil.html

Perguntas:

  • Qua o t?tulo do texto?
  • Vamos ler o texto?
  • Qual o seu assunto?
  • Para que ele serve?
  • O texto ? dividido em duas partes. Quais s?o elas?
  • Onde o texto pode ser encontrado?   

?

Ao final, explique aos alunos que esse tipo de texto se chama receita e serve para preparar um alimento.

?

Em seguida, registre o nome RECEITAS e cole o exemplar.  

?

?

?

BIHLETE

?

?

Mam?e,

Fui  ? casa do Rodrigo.

A m?e dele vai me trazer ? noite.

Um beijo,

Rafael

?

Perguntas:

  • Vamos ler o texto?
  • Quem o escreveu? O que ele disse?
  • Para quem o texto foi escrito?
  • Por que Rafael escreveu este texto?
  • Como ? chamado esse tipo de texto?
  • Onde o texto pode ser encontrado?   

?

Ao final, os alunos dever?o entender o que ? um bilhete e para que ele serve. Em seguida, cole o exemplar na ?ltima parte do mural, abaixo do t?tulo BILHETES.             

?

O mural dever? ficar da seguinte forma:

?

?

FOLHETOS

AN?NCIOS

RECEITAS

BILHETES

?

?

?

?

?

?

?

?

?

SUCO DE LIM?O

?

?

Ingredientes:

2 lim?es

1 colher de sopa de a??car

 2 dedos de leite

1 litro de ?gua gelada    

?

Modo de fazer:

Descascar os lim?es e  tirar as sementes.

Colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes

Bater e em seguida coar.                                                

?

Mam?e,

Fui  ? casa do Rodrigo. A m?e dele vai me trazer ? noite.

Um beijo,

Rafael

?

?

1.2  Identifica??o e classifica??o dos textos.

?

Pe?a aos aprendizes que levem para sala de aula textos dos g?neros trabalhados no item 1.1. Voc?s podem escrever um bilhete aos familiares com esta solicita??o. Abaixo, um exemplo:

?

?

Meus familiares,

?

Estamos estudando os textos: an?ncios, receitas, bilhetes e folhetos informativos.

Se voc?s tiverem alguns desses textos em casa, favor enviar para a escola.

 Um abra?o,

Turma ___

?

?

? medida que os textos chegaram em sala, os alunos dever?o apresent?-los ? turma. Incentive-os a identificar o g?nero e suas caracter?sticas. O di?logo pode ser conduzido por meio das seguintes perguntas:

?

  • Que texto voc? trouxe?
  • Que tipo de ilustra??es t?m nele?
  • Para que elas servem?
  • Vamos ler o texto?
  • Quem deve ter escrito esse texto?
  • Para que ele foi escrito?
  •  O que se espera que as pessoas fa?am ao l?-lo?
  • Esse texto ? um an?ncio, um bilhete, uma receita ou um folheto? Por que?  

?

 Ao final, o aluno dever? fixar o texto no local correto do mural, inciado na atividade anterior.   

?

?

ATIVIDADE 2: COMPARANDO OS G?NEROS TEXTUAIS PESQUISADOS

?

Objetivos: Comparar a fun??o de diferentes g?neros textuais                   

                Avan?ar na apropria??o do sistema de escrita   

?

2.1 Completando o quadro

?

Pe?a aos alunos que observem o mural com os g?neros estudados.

?

A partir de um di?logo sobre a fun??o de cada texto, eles dever?o completar o quadro abaixo, recortando os nomes dos g?neros e colando nos locais adequados.

?

A atividade poder? ser feita coletivamente.

?

?

?

G?NEROS TEXTUAIS

?

?

SERVE PARA INFORMAR A POPULA??O SOBRE UM ASSUNTO DE INTERESSE GERAL.

?

SERVE PARA INFORMAR COMO SE FAZ UMA REFEI??O.

?

SERVE PARA ANUNCIAR ACHADOS E PERDIDOS, VENDER PRODUTOS ETC.

?

SERVE PARA DEIXAR UM RECADO.

?

?

AN?NCIO

BILHETE

RECEITA

FOLHETO INFORMATIVO

?

?

2.2 Atividades de alfabetiza??o             

?

Use os nomes dos g?neros trabalhados - AN?NCIO, BILHETE, RECEITA, FOLHETO INFORMATIVO - para desenvolver atividades de alfabetiza??o.

?

Sugerimos as seguintes:

?

  • Montar os nomes a partir de suas s?labas.
  • Separar as palavras em s?labas.
  • Completar os nomes com as letras faltantes.
  • Formar outras palavras que iniciem com a mesma s?laba dos nomes dos g?neros.

?

?

ATIVIDADE 3: APLICANDO NOSSOS CONHECIMENTOS

?

Objetivos: Produzir os g?neros textuais trabalhados                           

?

Agora que os aprendizes j? conhecem um pouco mais sobre esses g?neros, sugerimos que voc? planeje situa??es em que eles possam produzi-los. Abaixo, oferecemos algumas orienta??es:

?

a)    Produ??o do folheto informativo.

?

Selecione uma quest?o que a escola esteja vivenciando ou que a sua turma tenha estudado. Ex: lixo no p?tio, desperd?cio de merenda, higiene etc. Incentive os alunos a elaborarem um folheto informando ? comunidade escolar como se deve proceder para resolver esses problemas. ? importante ler para a turma o folheto j? trabalhado. Ele dever? servir de modelo.

?

Voc? pode perguntar:

?

  • O que falaremos para as pessoas nesse folheto?
  •  N?s usaremos desenhos?
  • As letras devem ser grandes ou pequenas?   

?

Os alunos elaborar?o o folheto oralmente, enquanto voc? o registra no quadro. Em seguida, o copiar?o no caderno, observando os aspectos gr?ficos da l?ngua: segmenta??o entre as palavras, letras mai?sculas etc.

?

Ao final, voc? poder? digitar o folheto e imprimir v?rias c?pias para que as crian?as as distribuam na escola.

?

b)  Produ??o do bilhete, da receita e do an?ncio.

?

A produ??o desses tr?s g?neros textuais pode ser feita de forma integrada. Sugerimos as seguintes interven??es:

?

  • Convide a turma para escrever um bilhete aos familiares. Seu objetivo ser? perguntar se os alunos t?m parentes que produzem salgados, bolos ou sucos para venda. Em caso positivo, esse parente seria convidado para produzir, junto com as crian?as, uma de suas receitas.

?

  • Durante a realiza??o da receita, pe?a aos alunos que prestem aten??o nos ingredientes usados e no modo de fazer. Em sala, oriente uma escrita coletiva da receita. Antes de inici?-la, leia para turma a receita estudada e relembre quais s?o os elementos que esse texto deve trazer. Relembre tamb?m os ingredientes e o modo de fazer da receita que prepararam. Durante a escrita, os alunos poder?o elaborar o texto oralmente, enquanto voc? o registra no quadro. Depois, poder?o copi?-lo em uma folha avulsa e lev?-lo para casa.

?

  • Em outro dia, a turma dever? elaborar um an?ncio do produto aliment?cio feito. Para isso, dever? ter como exemplo o an?ncio estudado nesta sequ?ncia did?tica. Chame aten??o para os elementos desse g?nero textual: pequena descri??o do produto, nome e telefone da pessoa que o faz e pre?o. Sugerimos que a produ??o seja feita coletivamente.  Voc? poder? registr?-la em um cartaz e col?-la em um local p?blico, a ser decidido pela turma.

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor busque informa??es sobre o material produzido pelo Centro de Alfabetiza??o Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educa??o/UFMG no site:

?

http://www.ceale.fae.ufmg.br/institucional.php

Avaliação

Para verificar se os alunos avan?aram na compreens?o das caracter?sticas desses g?neros textuais, sugerimos que voc? entregue um exemplar de cada um deles. Eles dever?o identificar o g?nero a que pertencem.

Al?m disso, voc? poder? criar outras situa??es em que os estudantes devam produzir esses textos e verificar se eles desenvolvem a atividade com maior autonomia.