Portal do Professor

Início do Conteúdo

Movimento pelas “Diretas Já”

Autor e Co-autor(es)

joão ricardo ferreira pires imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Marcela Telles Elian de Lima, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cidadania
Ensino Médio História Processo histórico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos serão capazes de identificar o processo da distensão “lenta, gradual e segura” promovido pela ditadura militar; as implicações políticas da Ementa Dante de Oliveira; saberão distinguir a importância da retomada do espaço público no contexto da abertura política; identificar a trajetória política dos principais líderes da campanha “Pelas diretas”.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ditadura Civil-Militar (1964-1984).
  • Distensão “Lenta Gradual e Segura”.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

É importante ressaltar que o Movimento pelas eleições diretas (Diretas Jà) se deu em apoio à proposta de emenda constitucional formulada pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT), em 1984. A ementa tinha por objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, após o Golpe Civil-Militar de 1964. A pressão popular para que a emenda fosse aprovada se transformou em um dos maiores movimentos político-sociais da história do Brasil: a Campanha pelas “Diretas Já”. Apesar da realização de manifestações nas ruas das principais capitais brasileiras pela sua aprovação, a ementa constitucional foi rejeitada pela Câmara dos Deputados no dia 25 de abril de 1984. Com a rejeição da Emenda Constitucional “Dante de Oliveira”, a eleição para presidente da República, em 1985, foi novamente indireta. O candidato da oposição, Tancredo Neves, do PMDB, derrotou o situacionista Paulo Maluf, no Colégio Eleitoral com 480, contra os 180 votos do candidato do Partido Democrático Social (PDS). Duas mil pessoas comemoraram, em frente ao Congresso Nacional, a vitória da oposição com a eleição de Tancredo Neves.

DESENVOLVIMENTO

1° Aula

Primeiro passo: No Laboratório de Informática, divida a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma reportagem:

Segundo passo: Cada grupo deverá consultar no link abaixo a edição do periódico on-line e a matéria de capa referente à Campanha “Pelas Diretas Já” e a votação da Ementa Dante de Oliveira:

http://www.veja.com.br/acervodigital/home.aspx

GRUPO 1 – Edição 804 Data: 1º. fev.1984.

GRUPO 2 – Edição 815 Data: 18 abr. 1984.

GRUPO 3 – Edição 816 Data: 25 abr. 1984.

GRUPO 4 – Edição 817 Data:  2 maio 1984.   

Terceiro passo: Cada grupo deverá recolher as principais manchetes, identificar os principais personagens (entre políticos e artistas) na Campanha pelas “Diretas Já”.

2° Aula:

Primeiro passo: Após a leitura das reportagens e seleção dos principais tópicos, cada grupo deverá elaborar um discurso em favor das “Diretas Já”.

3° Aula:

Primeiro passo: Em sala de aula, o professor deverá simular, junto com os alunos, um palanque de campanha no qual os representantes (eleitos pelos membros de seu grupo) apresentarão o discurso elaborado em aula anterior ao restante da classe.

CONCLUSÃO

Os alunos devem ser capazes de fazer a ligação entre os movimentos pela reconquista da democracia e a alienação de parte do eleitorado atual, a partir da canção “O sofisma”, da Banda Hanoi Hanoi, encontrada no link abaixo:

http://www.4shared.com/audio/MJi0pFPT/Hani_Hani_Fanzine_10_-_O_Sofis.html

Por meio dessa canção, os alunos poderão discutir temas, como:   

- dificuldades na prática plena da democracia;

- conscientização no exercício do direito ao voto.

Recursos Complementares

Texto: “Renan Calheiros usa voto de cabresto”: http://www.ohoje.com.br/politica/02-10-2010-renan-usa-voto-de-cabresto/

Avaliação

Os discursos deverão ser avaliados pela capacidade de síntese dos dados coletados nos periódicos, argumentação e retórica.