Portal do Professor

Início do Conteúdo

O mundo muçulmano: formação e estrutura

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Processo histórico
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A conjuntura histórica em que se estabelece o Islã.

- Os elementos que levaram à expansão geográfica e religiosa do Islã e compreender as aspirações e os motivos que levaram a esta expansão.

- As peculiaridades e especificidades da Península Ibérica sob o domínio muçulmano.

- As principais características da sociedade muçulmana e a sua diversidade.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula introdutória, não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Para iniciar uma aula sobre o Islamismo, o professor deve esclarecer os alunos de que se trata de uma cultura diferente, tendo, por isso, valores e ideias que, muitas vezes, divergem e se chocam com os valores do mundo ocidental.

Primeira aula

Com a intenção de despertar a curiosidade dos alunos em sala de aula, o professor iniciará a aula exibindo as imagens abaixo:

- Domo da Rocha, Jerusalém:

Imagem em: http://farm3.static.flickr.com/2591/3920392674_3012130fd2.jpg  

- Mesquita Azul, Istambul:

Imagem em: http://www.ignezferraz.com.br/img/dicas/bod03_mesquita3.jpg    

Deverá perguntar a eles e discutir com eles se conhecem os edifícios, o que eles significam, suas funções, localizações e, principalmente, se conseguem identificar quem (povo, religião, etc.) os construiu. Satisfeita a curiosidade inicial, o professor apresentará o tema da aula: “A formação e estruturação do mundo muçulmano (séculos VII-XV)”.   

Atividade 

O professor deverá distribuir entre os alunos o texto disponível em:

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u637.jhtm .  

Após realizada a sua leitura em sala de aula, os alunos deverão responder, de forma sintética, em um texto de 10 a 15 linhas, ao seguinte roteiro de perguntas:

- Quem foi Maomé?

- Qual a sua importância para a fundação da religião islâmica?

- Quais as principais características do Islamismo apresentadas pelo texto?

- Quais as similitudes entre Cristianismo e Islamismo?

O texto deverá ser entregue ao professor.

Segunda aula   

O professor deverá dividir os alunos em três grupos. Em seguida, deverá exibir o mapa abaixo à sala, identificando as três principais fases da expansão islâmica.

Site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Age-of-caliphs.png    

Divididos em grupos, o professor conduzirá os alunos ao Laboratório de Informática, onde cada grupo deverá fazer a seguinte pesquisa:

Grupo 1 – Primeira fase da expansão (612-632):

- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);

- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);

- principal líder.

Grupo 2 – Segunda fase de expansão (632-655):

- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);

- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);

- principais líderes.

Grupo 3 – Terceira fase de expansão (661-750):

- identificar os locais de expansão (áreas conquistadas);

- características da expansão (guerras, tipo de dominação, tolerância religiosa, etc.);

- principais líderes.

A pesquisa pode ser baseada nos seguintes sites:

- http://www.historiadomundo.com.br/arabe/arabes.htm  

- http://pt.wikilingue.com/es/Expans%C3%A3o_mu%C3%A7ulmana - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=244  

Os alunos deverão apresentar à turma o resultado da pesquisa, seguindo a ordem cronologia, ou seja, primeiro apresenta-se o Grupo 1, depois o Grupo 2 e, finalmente, o Grupo 3.

Terceira aula

Atividades 1 e 2

A terceira aula será dedicada a estabelecer os principais elementos que caracterizaram o mundo muçulmano durante o período estudado. A aula se baseará em seminários, tendo como referência as seguintes temáticas:

- Cultura islâmica;

- Política e guerra;

- O Alcorão;

- Deveres básicos do muçulmano (os cinco pilares do Islã);

- Ramos do Islã;

- Justiça e religião;

- Ciência islâmica.

Para a pesquisa, sugerimos que os alunos tomem como base o seguinte site, sem, no entanto limitarem-se a ele:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o .  

Os alunos, assim, devem ser divididos em sete grupos, cada um responsável por uma temática supracitada. No Laboratório de Informática da instituição, proceder-se-á a uma pesquisa para que as temáticas sejam apresentadas em seguida, em sala de aula, para toda a turma em um seminário.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deve tomar como base de avaliação o texto produzido na primeira aula, além da participação do aluno durante os debates, os seminários e as discussões e sua desenvoltura e conhecimento do tema.