1º MOMENTO – Conhecendo a organização do jornal impresso e ou
televisivo.
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Identifique o que os alunos sabem e desejam aprender sobre a
organização do jornal impresso e falado.
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Organize com os alunos (divididos em grupos) um roteiro para que façam
uma entrevista com algumas pessoas que trabalham no jornal.
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Oriente-as sobre as perguntas e sobre as pessoas que devem ser
entrevistadas.
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Os alunos devem propor questões relativas aos papéis que cada pessoa
desempenha para organização e produção do jornal.
2º MOMENTO - visitando um jornal impresso e ou televisivo.
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Durante a visita, os alunos devem observar, perguntarem e anotarem os
conhecimentos obtidos sobre a organização do jornal.
Foto da Profa. Nayde S. G.Fonseca.
3º MOMENTO – destacando características e funções do jornal.
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Após a visita, os grupos de alunos devem levar os resultados para a
classe e organizar as respostas obtidas por escrito, para
apresenta-las aos colegas, destacando a forma de organização, as
principais características do jornal impresso e ou televisivo, suas
funções e sua importância no cotidiano das pessoas.
4º MOMENTO – folheando, lendo, analisando, criando manchetes e
notícias.
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Distribua um jornal para cada aluno. Peça que observem a primeira
folha de rosto, identificando: O nome do jornal, a cidade e o estado
que pertence, a data, as imagens e as manchetes.
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Escolha, com os alunos, um assunto importante no momento. Leia ou
solicite aos grupos de alunos que leiam as imagens, as manchetes e a
notícia veiculada pelo jornal.
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Identifique com os alunos a notícia: O que, quem, onde, porque, as
afirmações que fazem as opiniões, críticas ou elogios que emitem sobre
o fato ou acontecimento.
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Sugira aos grupos de alunos que eles próprios criem manchetes e
notícias para um jornal mural da escola. Faça com eles, um
levantamento dos temas, assuntos e acontecimentos significativos
ocorridos na escola ou fora dela que podem virar manchetes e notícias.
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Em seguida, peça que se organizem em grupos para trabalhar sobre a
escrita da manchete e da notícia. Passe nos grupos orientando a
produção do texto.
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Ao final, peça aos grupos que apresentem o trabalho feito, solicitando
aos colegas que analisem, façam críticas e observações sobre o que foi
produzido. Exponha o texto no mural da escola para que todos possam
ler.
http://www.sac.org.br/DN00095.htm
5º MOMENTO – assistindo e criando um produto televisivo.
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Proponha aos alunos que eles assistam o jornal televisivo de alguma
emissora de TV, prestando atenção aos temas, forma do apresentador dar
as notícias (palavras, entonação, comentários, críticas, elogios entre
outros).
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Reserve um horário semanal e peça que os alunos contem o que viram no
jornal da TV.
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Oriente os alunos para que anotem o tema, observações interessantes e
pequenas passagens em relação ao assunto.
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Sugira aos alunos que criem notícias e para um jornal televisivo.
Oriente a produção escrita e oral desses textos.
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Planeje e organize com os alunos a apresentação de um jornal
televisivo, para que sejam dadas as notícias criadas por eles.
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Filme e convide a comunidade escolar para ver.
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A filmagem também poderá servir como um instrumento para as crianças
se avaliarem, verificando quais os aspectos que podem ser melhorados
ou modificados.
http://www.renildanews2.jex.com.br/sociedade/diversao%2Bdentro%2Bde%2Bcasa