Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sistema nervoso

Autor e Co-autor(es)

EDNA MARIA DA SILVA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender como o sistema nervoso funciona;
  • conhecer a função do sistema nervoso;
  • identificar as características do sistema nervoso;
  • identificar por meio da interpretação de imagens  a organização do sistema nervoso.

Duração das atividades

3 momentos com dura??o de 50 minutos cada minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Não se faz necessário conhecimento prévio das crianças.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor iniciará a aula numa roda de conversa, solicitando que as crianças falem o que sabem sobre o corpo humano, destacando o sistema nervoso. Nesta conversa inicial o professor tomará como ponto de partida para organização dos momentos da aula, a fala das crianças. Desse modo, apresenta algumas imagens em que o corpo aparece evidenciado e solicita que as crianças relatem o que podem ver ao observar tais imagens.

Fonte: http://www.acervosaber.com.br/imagens/o_corpo_humano.jpg  

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/  

Fonte: http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/ESPLv5/recursos/cn/aplicacoes/sistemas.htm  

Após levantar o que as crianças já sabem sobre o corpo humano e, em especial, sobre o sistema nervoso sugerimos que o professor organize estas informações num cartaz para que as crianças percebam o que já sabiam e, ao final do estudo, comparem com o que aprenderam. Na leitura das imagens o professor precisa nomear as partes do sistema nervoso (medula espinhal, cérebro, células nervosas, nervos) para que as crianças familiarizem-se com estas novas informações.

2º MOMENTO:

Em seguida, o professor iniciará apresentará numa roda de conversa as partes do corpo humano a partir de réplicas. Juntos decompõem os corpos e manipulam as partes, percebendo sua forma, textura, tamanho, entre outros aspectos físicos.

Observando, decompondo e compondo as partes do corpo 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Observando o que temos na cabeça 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Observando um crânio/cabeça e retirando o cérebro. 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

O professor solicita que as crianças registrem o que aprenderam neste momento numa atividade com desenhos e escrita. Veja os exemplos abaixo:

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

3º MOMENTO:

Sugerimos que o professor organize um momento em que as crianças poderão experimentar os sentidos e possibilidades de movimento do seu corpo. Para tal, o professor entregará para cada criança um balão/bexiga para encher de ar. Em seguida, coloca-se uma música (instrumental)  na qual as crianças vão deslizando o balão/bexiga por todo o corpo segundo as orientações do professor. Ao final da música, os balões são estourados. O professor distribui uma fita de papel crepom e ao som de uma outra música (instrumental) começam a movimentar esta fita ao longo/em volta do seu corpo no ritmo da música.

Deslizando o balão pelo corpo 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

Movimentando a fita pelo corpo e pelo espaço 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

O professor poderá propor um momento em que as crianças montem brinquem com as imagens do sistema nervoso montando quebra-cabeças, como nas imagens que dispomos abaixo.

 

Brincando de quebra-cabeça - sistema nervoso

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

  

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Sugerimos que o professor organize coletivamente um texto síntese do que aprenderam sobre o sistema  nervoso como forma de encerramento desta proposta de aula. Apresentamos logo abaixo uma possível atividade a ser realizada.

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Recursos Complementares

Avaliação

O professor poderá organizar sua avaliação a partir da observação do interesse, envolvimento, participação e desenvolvimento nas atividades propostas durante toda a aula. O professor observará se a criança durante e, principalmente, ao final da aula já é capaz de: reconhecer e nomear as parte do sistema nervoso, destacando a função deste no funcionamento do nosso corpo.