Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
Introduzindo a aula: (5 min.)
Ao iniciar a aula, provoque um pequeno debate sobre o problema de acidentes de trânsito provocados pelo uso de bebidas alcoólicas, fornecendo dados estatísticos de números de acidente (vide site http://www.denatran.gov.br/acidentes.htm).
Depois pergunte aos alunos como um policial pode saber se o motorista ingeriu bebida alcoólica? Ao ser mencionado o bafômetro, pergunte aos alunos: Para que serve o bafômetro?
Os alunos deverão responder que o bafômetro serve para determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica. Depois dessa resposta faça outra pergunta: Como o bafômetro pode determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica?
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
No laboratório de informática:
Após as indagações dos alunos, solicite que eles abram a simulação que trata da questão do bafômetro e seu funcionamento. Caso necessite, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, a simulação está no LabVirt presente no site da USP. Peça para os alunos anotarem as respostas das questões propostas pela simulação, pois eles deverão entregar junto com as respostas propostas pelo relatório da simulação.
Ao longo da exploração peça para que os alunos leiam com cuidado todas as informações presentes na simulação, em especial, na página descrita na imagem a seguir:
Figura1 - Regras para determinação do NOX
Quando os alunos chegarem nesta página leia essas informações com todos eles, diga que não será necessário memorizar es sas informações, pois eles poderão consultá-las posteriormente.
Depois que os alunos terminarem a simulação, pergunte o que provocou a variação de cor no bafômetro? Após as respostas dos alunos, explique que a variação de cor no bafômetro ocorreu em função de reações químicas que ocorreram dentro do bafômetro. Essas reações químicas são de um tipo muito especial: reações de oxidação e reações de redução. As reações de oxido-redução (oxi-red) são aquelas em que a formação de produtos está vinculada a uma transferência de elétrons entr e determinados átomos ou íons das substâncias reagentes. Para se determinar qual espécie de uma reação química oxidou ou reduziu precisamos determinar a variação do NOX dos átomos na reação.
Como exemplo, pergunte aos alunos qual é a reação que ocorreu no bafômetro. Após ouvir as respostas dos alunos, escreva a reação no quadro:
3 CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4 → 3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO4 + 11 H2O
Explique aos alunos que nessa reação somente o carbono e o crômio estão variando o número de oxidação. Calcule o NOX do crômio e do carbono no quadro negro:
Após relembrar como se calcula o NOX do carbono e do crômio, pergunte aos alunos o que aconteceu com os valores do NOX do carbono e do crômio na reação química? Depois das respostas dos alunos, explique que por se tratar de uma reação de oxi-red, o carbono teve um aumento no NOX, ou seja, dizemos que o carbono oxidou, por sua vez o crômio t eve uma diminuiç&atild e;o do NOX, dizemos que o crômio reduziu. Em outras palavras, a redução do NOX denomina-se de reação de redução e o aumento do NOX denomina-se de reação de oxidação.
Similar a esses conceitos, explique aos alunos que a espécie que oxida provoca a redução, por isso, denomina-se agente redutor. Já a espécie que reduz provoca a oxidação, sendo assim, denomina-se agente oxidante. Na reação apresentada o crômio é o agente oxidante e o carbono é o agente redutor.
Após a explicação, peça para os alunos abrirem o artigo da Química Nova na página 4 com o título A Química dos Bafômetros. Neste artigo, os alunos terão acesso às informações sobre o funcionamento do bafômetro e as equações químicas envolvidas no processo. Se achar necessário faça a leitura do texto com os alunos.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar, disponibilize em um documento de texto algumas questões para que os alunos respondam e entregue no final da aula:
Fe2O3(s) + 3 CO(g) → 2 Fe(s) + 3CO2(g)
Conduza um debate entre os alunos, utilizando as questões abaixo:
Questões para debate:
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.
Se o professor tiver a sua disposição um laboratóri o de química e os reagentes necessários, poderá executar o experimento a seguir:
Material:
Reagentes :
Procedimentos:
Em dois tubos de ensaio adicionar 2 mL de dicromato de potássio e em um adicionar 1 mL de etanol a 50% e no outro 1 mL de água (será o controle). Aqueça e observe a mudança de coloração.