Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Era do (de) gelo

Autor e Co-autor(es)

EDNA MARIA DA SILVA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o conceito de aquecimento global;
  • refletir sobre as consequ?ncias da eleva??o das temperaturas;
  • conhecer atrav?s da leitura de imagens diferentes ecossistemas.

Duração das atividades

3 momentos com dura??o de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ? importante destacar que o professor contemple em suas discuss?es junto ?s crian?as a tem?tica da educa??o ambiental voltada para a sustentabilidade do homem e dos animais e da natureza como um todo.

Estratégias e recursos da aula

1? MOMENTO:

Sugerimos que o professor inice esta proposta de aula com a proje??o do filme "A era do gelo".

 Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalvmmnet.kit.net/a_era_do_gelo_dvd_nick.jpg&imgrefurl=http://filmesmoreno.blogspot.com/&usg=__OsUHQjShvLU0HaxOf0sdZpj22xA=&h=1452&w=2149&sz=2276&hl=pt-BR&start=10&zoom=1&tbnid=PCcCXeejCZ_RRM:&tbnh=143&tbnw=212&prev=/images%3Fq%3DERA%2BDO%2BGELO%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1021%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C398&um=1&itbs=1&ei=OBrmTOKcI8KBlAfr-Y2oCQ&iact=hc&vpx=746&vpy=218&dur=843&hovh=158&hovw=235&tx=198&ty=143&oei=3BnmTPvqIcSAlAeurdG1Cw&esq=21&page=2&ndsp=9&ved=1t:429,r:8,s:10&biw=1021&bih=455

?

Ap?a a exibi??o do v?deo o professor poder? dar continuidade a aula formando uma roda de coment?rios a respeito do filme, na qual cada crian?a poder? falar das suas impress?es. Nesse momento, o professor precisa pontuar algumas quest?es no que se refere ? tem?tica do aquecimento global, tematizado no filme com o evento do derretimento das geleiras e, portanto, a destrui??o do habitat e dos seres vivos de um determinado lugar, num determinado tempo.

Como forma de registro deste momento, sugerimos que o professor organize um registro coletivo das impress?es/informa??es que foram mais significativas para cada crian?a e, tamb?m, solicitar que as crian?as fa?am um desenho que ilustre a sua fala. ? importante que este material produzido seja exposto num quadro mural.

2? MOMENTO:

Em seguida, o professor inicia uma conversa a respeito das a??es do homem na natureza e quais as posss?veis consequ?ncias para a nossa vida di?ria.

Feito isto, o professor pode apresentar imagens e ler juntamente com as crian?as o conte?do que se apresenta em cada imagem. Sugerimos que as crian?as produzam, em pequenos grupos, legendas que descrevam o conte?do da imagem.

http://www.apolo11.com/imagens/etc/desmatamento.jpg

?

 

 http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/blog2012.spaceblog.com.br/images/gd/1258259565/Aquecimento-Global-Um-sinal-do-Fim-do-Mundo.jpg

http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03

?

3? MOMENTO:

O professor poder? continuar a aula listando quais as consequ?ncias para a nossa vida cotidiana quando agimos destruindo os recursos naturais de forma desastrosa, sem a preocupa??o com a perman?ncia/sobreviv?ncia dos seres, em especial, do homem.

Feito isto, o professor apresenta algumas imagens com desastres ambientais e solicita que as crian?as criem ilustra??es que possam visualizar a??es positivas do homem na natureza. Esta produ??o poder? ser acompanhada da constru??o de um texto coletivo em que as crian?as relatem como gostariam que o planeta estivesse.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/aquecimento-global-google-20090928141609.jpg

http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg

?

 

http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global06  

http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03

 

http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg

Como forma de encerramento desta proposta, sugerimos a exposi??o dos trabalhos para toda a comunidade escolar, na perspectiva que todos sejam 'contaminados' com a ideia de uma vida saud?vel e sustent?vel na Terra.  

?

?

Recursos Complementares

Avaliação

O professor poder? avaliar as crian?as a partir do  desenvolvimento nas atividades propostas, bem como, da observa??o e registro do envolvimento, interesse e participa??o da crian?a nas discuss?es acerca dos temas tratados, quais sejam: aquecimento global, destacando suas causas, consequ?ncias e solu??es para um modo de vida sustent?vel para que os seres possam sobreviver no planeta Terra.