Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
1? MOMENTO:
Sugerimos que o professor inice esta proposta de aula com a proje??o do filme "A era do gelo".
?
Ap?a a exibi??o do v?deo o professor poder? dar continuidade a aula formando uma roda de coment?rios a respeito do filme, na qual cada crian?a poder? falar das suas impress?es. Nesse momento, o professor precisa pontuar algumas quest?es no que se refere ? tem?tica do aquecimento global, tematizado no filme com o evento do derretimento das geleiras e, portanto, a destrui??o do habitat e dos seres vivos de um determinado lugar, num determinado tempo.
Como forma de registro deste momento, sugerimos que o professor organize um registro coletivo das impress?es/informa??es que foram mais significativas para cada crian?a e, tamb?m, solicitar que as crian?as fa?am um desenho que ilustre a sua fala. ? importante que este material produzido seja exposto num quadro mural.
2? MOMENTO:
Em seguida, o professor inicia uma conversa a respeito das a??es do homem na natureza e quais as posss?veis consequ?ncias para a nossa vida di?ria.
Feito isto, o professor pode apresentar imagens e ler juntamente com as crian?as o conte?do que se apresenta em cada imagem. Sugerimos que as crian?as produzam, em pequenos grupos, legendas que descrevam o conte?do da imagem.
http://www.apolo11.com/imagens/etc/desmatamento.jpg
?
http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03
?
3? MOMENTO:
O professor poder? continuar a aula listando quais as consequ?ncias para a nossa vida cotidiana quando agimos destruindo os recursos naturais de forma desastrosa, sem a preocupa??o com a perman?ncia/sobreviv?ncia dos seres, em especial, do homem.
Feito isto, o professor apresenta algumas imagens com desastres ambientais e solicita que as crian?as criem ilustra??es que possam visualizar a??es positivas do homem na natureza. Esta produ??o poder? ser acompanhada da constru??o de um texto coletivo em que as crian?as relatem como gostariam que o planeta estivesse.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/aquecimento-global-google-20090928141609.jpg
http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg
?
http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global06
http://blogalize.net/sobre-o-aquecimento-global.html/aquecimento-global03
http://img.terra.com.br/i/2009/06/02/1219054-8342-atm14.jpg
Como forma de encerramento desta proposta, sugerimos a exposi??o dos trabalhos para toda a comunidade escolar, na perspectiva que todos sejam 'contaminados' com a ideia de uma vida saud?vel e sustent?vel na Terra.
?
?
Elencamos alguns links de sites para que o professor possa deixar esta proposta de aula mais enriquecedora.
http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm
http://www.suapesquisa.com/geografia/aquecimento_global.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aquecimentol1.html
VIDEOS: http://www.youtube.com/watch?v=bbzaOD0e1rg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vfrv_OK2Moo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=e1g4C4-G0gY&NR=1
?
O professor poder? avaliar as crian?as a partir do desenvolvimento nas atividades propostas, bem como, da observa??o e registro do envolvimento, interesse e participa??o da crian?a nas discuss?es acerca dos temas tratados, quais sejam: aquecimento global, destacando suas causas, consequ?ncias e solu??es para um modo de vida sustent?vel para que os seres possam sobreviver no planeta Terra.