Portal do Professor

Início do Conteúdo

A expressão visual: lendo “História de Amor”, de Regina Coeli Rennó

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • analisar a obra “História de Amor”;
  • interpretar as imagens da obra.
  • produzir, de maneira coesa e coerente, texto semelhante à obra analisada.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Os alunos deverão ter conhecimento em estrutura da narrativa: personagens, espaço, tempo, enredo, narrador.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Inicialmente, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo. Feito isso, ele deverá dizer aos alunos que eles farão a leitura de um livro chamado "História de amor". Em seguida, ele deverá projetar todo o livro para que os alunos leiam:

Professor, você encontrará o livro completo no seguinte endereço: http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor/ . Basta digitar "História de Amor" no campo "Faça uma busca":

O professor deverá mostrar slide por slide das imagens sem dizer nada. Ao final os alunos estranharão o fato de não ter palavras no texto. O professor então deverá dizer que é possível fazer a leitura do livro pelas imagens. Ele deverá organizar os alunos em duplas. Cada dupla deverá escrever, de maneira resumida, o que é mostrado em cada uma das imagens. Para fazer a correção, o professor mostrará as imagens novamente e solicitará as duplas que leiam o que escreveram. Assim, o professor construirá uma história coletiva com toda a classe.

 

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos alunos o vídeo animado do livro "História de Amor".

http://www.youtube.com/watch?v=VVCb9zMm39w

Depois de assistirem ao vídeo, o professor fará uma análise mais profunda da história por meio de perguntas que serão sorteadas entre os alunos. O professor poderá colocá-las em uma caixinha que será passada entre a turma. Uma música será colocada e o professor a pausará em algum momento. O/a aluno/a que estiver com a caixinha em mãos retira uma pergunta e a responde.

Sugestões de perguntas:

  1. Podemos afirmar que, no início da história, os dois lápis estavam felizes e apaixonados. Dê exemplos que justifiquem essa afirmação.
  2. Quais cores são utilizadas no momento inicial da história?
  3. Quem são as personagens principais da história? É possível supor o sexo delas? Justifique.
  4. Em um momento da história uma nova personagem aparece. Quem é ela?
  5. O que o aparecimento dessa nova personagem significa para a história?
  6. Podemos afirmar que no desenrolar da história a personagem lápis vermelho vive momentos difíceis. Como isso é mostrado durante a narrativa?
  7. Depois de sair com o lápis amarelo, o lápis azul retorna para casa. Como ele se sente?
  8. Em sua opinião por que o lápis vermelho sentiu-se abandonado?
  9. Para você, qual é o significado da última ilustração que mostra o mar azul e vermelho?
  10. Justifique o título da história.

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, os alunos escreverão uma outra versão para a história. Para isso, é importante que o professor relembre a história com a turma. Ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem do livro:

 http://www.bookess.com/read/2961-historia-de-amor/

 

Em duplas os alunos deverão dar continuidade a história (diferente da original) a partir do momento em que o lápis amarelo aparece. Eles deverão fazer cinco desenhos até finalizar a história. Os desenhos poderão compor um livro e ficar na biblioteca da escola.

Recursos Complementares

http://www.unincor.br/pos/cursos/MestreLetras/arquivos/dissertacoes/VANEIDE%20DAMASCENO%20CUNHA%20ARANTES.pdf

 Dissertação de Mestrado - Literatura Imagística: um mundo de imagem para ler.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante as atividades. É importante observar a coerência nas produções textuais e o desenvolvimento da história produzida (situação inicial, conflito, desfecho)