• Conceito de desenvolvimento sustentável
• Revolução Industrial
• Leitura e Interpretação de Texto e desenvolvimento da escrita
• Fauna, flora e sua composição, extinção de espécies animais e vegetais
• Leitura e Interpretação de texto
• Leitura e interpretação de gráficos – Estatística
1ª aula
2ª aula
- Aula expositiva sobre o tema: Revolução Industrial e a Era tecnológica ( Explicar a matéria mostrando aos alunos que a partir deste período a degradação do meio ambiente aumentou consideravelmente fazendo com que o homem destrua a natureza em beneficio a ele próprio e a busca desesperada pelo lucro, surgindo então a algumas décadas atrás a preocupação de se proteger o meio ambiente trazendo a tona o tema aquecimento global e o desenvolvimento sustentável).
- Para esta aula o professor poderá utilizar mídias como: data show, computador e caixa amplificadora,o professor poderá salvara aula também para usá-la no pen-drive para a TV multimídia. segue abaixo exemplo de aula do professor Prof° Davi Ruschel retirada do site abaixo:
-
http://www.reuvenfaingold.com/artigos/aulas/faap/rev_industrial.pdf
3ª aula
- Visita Técnica a cidade de Linhares (ES) – a Reserva de Comboios ( Projeto Tamar) – que hoje trabalha com a consciência da população a respeito do ambiente marinho, mostrando a população local a diferença entre pesca predatória e pesca sustentável ao mesmo tempo salvando espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção devido a cultura local da pesca de tartarugas).
- Os alunos irão observar o trato da população com o meio ambiente e a implementação do Projeto Desenvolvimento sustentável em Linhares (ES) - Reserva de comboios.
4ª aula
- Visita Técnica a Cidade de Anchieta (ES) – passeio pelo rio benevente e rio salinas – onde hoje a vila de pesca em parceria com a SAMARCO trabalha unindo forças para salvar esses rios, e não mais agredindo ao meio ambiente.
- Durante todo o percurso da aula os alunos observarão e registrarão:
- como a comunidade local adotou o movimento sustentável
- Como o movimento sustentável foi implantado naquela comunidade;
- Que recursos foram necessários para implementação do Projeto
- Que parcerias foram necessárias?
- E como a comunidade utiliza a sustentabilidade para atrair o turismo e assim alavancar a economia local;
O material utilizado para a aula de campo foram: Filmadoras; Máquinas fotográficas; MP4 para gravar entrevistas com moradores da comunidade questionando a prática da sustentabilidade entrevistada Cadernos e canetas.
- como a sustentabilidade melhorou a qualidade de vida da comunidade?
- quais são as empresas parceiras dos projetos?
- como a Prefeitura ajudou na implementação do Projeto sustentabiliade na comunidade?
5ª aula
- Acessar: Jogo da Casa eficiente ( neste jogo o aluno aprenderá a montar uma casa que não agride ao meio ambiente) http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/
- Assistir ao documentário: Ilha das Flores (Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo, uma vez que a sociedade vigente capitalista é extremamente consumista. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. ) que poderá ser encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28
- Pedir aos alunos descrevam o documentário, analisando: o desperdício de alimentos e a divisão de classes sociais.
- Questionar os alunos quais são os atos que eles cometem em casa para chegar nessas coondições desumanas descrita no documentário.
6ª aula
- Trabalhar com o documentário: Uma verdade inconveniente Informações: · duração:01 hs 40 min · site oficial: http://www.climatecrisis.net/ · sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. ( fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/verdade-inconveniente/) .
- trabalhar com os alunos o conceito de aquecimento global, levando os mesmos para sala de informática para pesquisa de vídeos sobre catástrofes causados por desequilíbrios ambientais, pedindo aos alunos que coletem esses vídeos para mostra cultural, que será realizada ao final de todas as atividades.
7ª aula
- Trabalhar com o filme AVATAR (“O filme tem o grande mérito de focar com competência na questão ecológica e o faz em duas frentes: no visual exuberante do mundo de Pandora e na conexão mística de seu povo, os Na´vi, com a Natureza”, afirma.Segundo Kelmer, uma das mensagens do filme é que somente nos entendendo como um povo só, o Povo da Terra, que poderemos cuidar devidamente da Terra e de nós mesmos. Enquanto formos vários povos, vários países e várias religiões, não alcançaremos a visão do todo”.) fonte: http://www.iparaiba.com.br/noticias,173916,33,filme+avatar+e+tema+de+palestra+em+encontro+de+cinema.html
- Pedir aos alunos que descrevam as características das duas sociedades que se apresentam no filme, qual era o objetivo de cada uma e como elas tratam o meio ambiente, o que é comum e o que é divergente entre as duas.
8ª aula
- Trabalhar charges em sala de aula que tratam do meio ambiente, questionar aos alunos sobre como as charges questionam a questão ambiental.
Fonte: http://simposioeducom.blogspot.com/2008/11/concluses-sobre-o-vi-simpsio-nacional.html
9ª aula
10ª aula
- Mostra cultural com os trabalhos realizados pelos alunos, onde os mesmos montarão grupos em sala de aula e estarão montando vídeos de apresentações, que serão mostrados no pátio da escola para os alunos do ensino fundamental.