Portal do Professor

Início do Conteúdo

Fen?menos Naturais: vamos fazer uma experi?ncia?

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tom? Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Observar e compreender alguns fen?menos naturais que ocorrem no cotidiano;
  • Descrever estes fen?menos a partir de uma observa??o coletiva;
  • Realizar experi?ncias que facilitem a compreens?o dos fen?menos naturais;
  • Despertar o gosto pelas experi?ncias cient?ficas.

Duração das atividades

3 aulas de 1 hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor

O pensamento infantil sobre os fen?menos naturais

Acesse o link http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-fenomenos-naturais-475516.shtml e entenda de que forma as crian?as criam teorias e explicam os fen?menos naturais at? se aproximarem dos conhecimentos cient?ficos.

Assista tamb?m o v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8

Atividades

Para iniciar a aula, utilizando um Data Show mostre as seguintes imagens para as crian?as:

In: http://3.bp.blogspot.com/_wyYR4BWowqE/TDPAX3HeP-I/AAAAAAAACi0/coNBApfUAYo/s400/Ceu_estrelado.jpg Consulta realizada dia 21 de novembro ?s 18:03 min. 

In: http://img.blogs.abril.com.br/1/ortega/imagens/verao.jpg   Consulta realizada dia 21 de novembro ?s 18:07 min. 

In: http://2.bp.blogspot.com/_15hYJy_es_4/TLb4mWljpUI/AAAAAAAABDM/0P4DUBWb_5Q/s1600/magia+do+arco-iris.jpg

 Consulta realizada dia 21 de novembro ?s 18:15 min. 

?

In: http://4.bp.blogspot.com/_0ZEtQtQIFBc/TMLfZ83c5yI/AAAAAAAAAPU/BS1Q7bJCxC0/s1600/vento.jpg

Consulta realizada dia 21 de novembro ?s 18:25 min. 

In: http://2.bp.blogspot.com/_9Ht3FnIsjEo/THUeRnaM1JI/AAAAAAAAA64/SWo-85V-IpY/s1600/chuva.jpg

Consulta realizada dia 21 de novembro ?s 18:28 min. 

Com as crian?as sentadas na Roda, fa?a os seguintes questionamentos:

  • "O que acontece nessas imagens?"
  • "Todos esses acontecimentos s?o comuns em nosso dia a dia?"
  • "Algu?m sabe o que ? um fen?meno natural?"
  • "Voc?s sabiam que sol, chuva, noite estrelada, arco?ris e vento s?o fen?menos naturais?" "D? mais exemplos de fen?menos naturais".

?

Envie uma pesquisa para casa sobre fen?menos naturais. Solicite as fam?lias que conversem com as crian?as sobre este tema e enviem para a escola imagens com estes fen?menos.

Atividade 1:

Uma experi?ncia com gelo permite perceber a a??o do calor do Sol. Deixe um peda?o de gelo dentro de um copo sob o sol e outro na sombra. Os alunos observar?o qual derrete primeiro. Pergunte aos alunos:

  • "O que sentimos quando ficamos no sol?"
  • "Al?m do gelo, o que mais derrete ou amolece se ficar no sol?"
  • "Por que acontece esse fen?meno?"
  • "Al?m do Sol, o que derrete as coisas?"

?

Solicite ?s crian?as que registrem atrav?s de um desenho como foi realizar esta experi?ncia.

Atividade 2:

Proponha uma observa??o do arco?ris. No p?tio da escola, em um dia de Sol, lance um jato de ?gua com mangueira na dire??o do Sol. Aparecer? um arco?ris. Converse com as crian?as sobre as cores do arco?ris e pergunte quando acontece esse fen?meno naturalmente.

Crie na sala um ateli? de pintura. Utilizando aquarela, pincel e esponja, solicite as crian?as que registrem a vic?ncia acima atrav?s de uma pintura.

Atividade 3:

Trabalho de Campo: Contemplando as estrelas!

Organize um acampamento com a turma, na casa de alguma crian?a que tenha espa?o apropriado para isso.

Convide alguns pais para participarem desta atividade.

Pe?a aos alunos que observem o c?u a noite e, com a ajuda dos pais ou outro adulto, preencham uma ficha de observa??o.

Esta ficha dever? conter os seguintes dados:

Ficha de Observa??o 

Aluno:

Data da observa??o:

Hor?rio:

O c?u estava:

(  ) Com muitas nuvens

(  ) Com poucas nuvens.

(  ) Sem nuvens.

Deu para ver a lua?  (   ) Sim      (   ) N?o

Caso a resposta seja sim, fa?a um desenho de como a lua estava.

Voc? viu muitas estrelas?  (  ) Sim   (  ) N?o

Desenhe as estrelas que voc? estava vendo no c?u, prestando a aten??o na posi??o em que elas est?o.

Para concluir esta atividade, fa?a algumas perguntas:

  • "O que voc?s acharam de fazer essa observa??o?"
  • "Alguma coisa atrapalhou a observa??o?" (Por exemplo: chuva, frio da noite, nuvens, polui??o).

 Caso n?o seja poss?vel realizar o acampamento, proponha para as crian?as uma observa??o individual em casa, com a ajuda da fam?lia. Sugere-se tamb?m um encontro noturno entre as crian?as numa pra?a ou outro lugar apropriado para a observa??o da noite estrelada.

Ao final destas atividades construa com as crian?as um "varal de produ??es" e afixe nele, as imagens que as fam?lias enviaram, os registros de desenhos e pinturas, al?m das fotos tiradas nos experimentos realizados durante as aulas.

Recursos Complementares

Para esta, n?o utilizamos recursos complementares.

Avaliação

Al?m do varal de produ??es que ser? produzido, registrando atrav?s de imagens as vivencias do grupo, a professora observar? toda a din?mica do trabalho (como as crian?as se organizam na pesquisa de campo e experimentos, como ? a participa??o de cada membro, observando elementos de clareza, coer?ncia e encadeamento de id?ias e ainda, a iniciativa na obten??o dos recursos necess?rios para a realiza??o das atividades).