Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo a cuidar do Meio Ambiente com os Dinossauros.

Autor e Co-autor(es)

Thalita Carlos Moreno Tom? Peres imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender de onde vem o petr?leo e a sua utiliza??o;
  • Construir um mural com as descobertas acerca do tema;
  • Compreender a import?ncia de se proteger e cuidar do meio ambiente.

Duração das atividades

4 aulas de 1 hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidades de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Problematiza??o

Inicie a aula com as crian?as sentadas em Roda.

Coloque no centro da Roda uma casinha de fantoches, um fantoche de Dinossauro, e se poss?vel, tr?s fantoches com caracter?sticas masculinas.

Leia o conto de Ruth Rocha, verso a verso. Ou seja, leia o verso, interagindo com fantoches e ao final da leitura de cada verso, converse com as crian?as sobre o tema.

Meu Amigo Dinossauro

Meu Amigo Dinossauro

Um pequeno dinossauro

Apareceu no jardim

Educado, inteligente,

?

O seu nome era Joaquim.

Nunca consegui saber

 De onde foi que ele saiu

Quando a gente perguntou

Disfar?ou e at? sorriu...

?

Ficou muito nosso amigo

Fez tudo que ? brincadeira.

Levou o Miguel pra escola

Levou a mam?e pra feira.

?

As pessoas espiavam

Estranhavam um pouquinho

Onde ser? que arranjaram

Este dinossaurosinho?

?

Nessa tarde o papai trouxe

Um amigo bem distinto

Que se espantou e exclamou:

? Mas este bicho est? extinto!

?

H? muitos milh?es de anos

Ele j? virou petr?leo!

Ou j? virou gasolina,

Ou algum tipo de ?leo.

?

Meu dinossauro sorriu

? Estou vivo, "podes crer"!

Eu n?o virei querosene

Como o senhor pode ver!

?

Antigamente diziam

Que o petr?leo era formado

Por montes de dinossauros

Um sobre o outro empilhados.

?

Mas isso n?o ? verdade!

Foram plantas e outros bichos

Que ficaram bem fechados

Entre buracos e nichos.

?

Sofreram muita press?o

Por muitos milh?es de anos

Sofreram muito calor

No fundo dos oceanos.

?

Sofreram muita press?o

Por muitos milh?es de anos

Sofreram muito calor

No fundo dos oceanos.

?

? porque o planeta Terra

Esteve sempre a mudar

Depois de milh?es de anos

Tudo mudou de lugar.

?

Todos ficaram espantados

De tanta sabedoria

E perguntavam:

? Que mais Sabe Vossa Senhoria?

?

Sei ainda muitas coisas

Disse o amigo Joaquim

Para que serve o petr?leo

E outras coisas assim.

?

Petr?leo move autom?vel,

Navio, trem, avi?o,

?nibus e motocicleta,

Helic?ptero e caminh?o.

?

Com petr?leo se faz pano,

Brinquedo, bolsas e mala,

Pele pra fazer salsicha,

Copos, pratos, nem se fala.

?

Se faz tinta, faz garrafa,

Material de constru??o,

Se fazem pe?as de autom?vel

E se faz tubula??o.

?

Tenho mais uma coisinha

Pra dizer. ? Pois ent?o diga!

E o dinossauro puxou

O fecho em sua barriga.

?

E sa?ram l? de dentro

O Pedro mais o Raimundo

? N?s n?o somos dinossauro,

Enganamos todo mundo!

?

Conto de Ruth Rocha

?

In: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/meu-amigo-dinossauro-423588.shtml

?

Terminada a leitura do conto, converse com a turma fazendo os seguintes questionamentos:

  • "O que ? petr?leo?"
  • "De onde vem o petr?leo?"
  • "Para que serve o petr?leo?"
  • "D? exemplos de objetos que s?o produzidos a partir do petr?leo?"

Liste as hip?teses das crian?as.

Envie as mesmas perguntas para casa, e solicite que as crian?as fa?am uma pesquisa sobre o petr?leo e, al?m disso, tragam para escola objetos produzidos a partir do petr?leo.

Sugest?o

Constru??o de um mural da pesquisa 

Convide as crian?as para constru?rem um mural sobre o petr?leo, a partir da pesquisa realizada em casa. Converse com as crian?as, e explique que mural ? mais um portador de textos que circula socialmente. Compare-o com portadores semelhantes como cartazes e outdoors. Proponha um passeio pela escola para observarem se o que est? afixado nos murais e/ou paredes pode oferecer algumas id?ias para a produ??o do mural da classe. As crian?as podem sair em pequenos grupos para diferentes locais da escola, levando l?pis e caderno para anotarem o que viram nos murais e/ou paredes. Voc? pode designar diferentes fun??es para grupos (um grupo vai observar o conte?do dos textos escritos, outro observar? as imagens, um terceiro centrar? a aten??o na disposi??o dos textos escritos, outro observar? as imagens no espa?o do mural, bem como nos tipos de letras utilizados, etc).

Ap?s a observa??o, converse novamente com as crian?as, para decidirem a composi??o do mural da turma. Para decidir o que ir? compor o mural da turma, voc? poder? fazer, junto com as crian?as, um levantamento dos materiais de que disp?em sobre o tema petr?leo: informa??es, materiais concretos (objetos produzidos a partir do petr?leo), at? listas de outros materiais que poder?o ser novamente pesquisados na biblioteca e em casa.

M?os ? Obra! Inicie, junto com a turma, a constru??o do mural. N?o se esque?a que o mural ? um instrumento que poder? ser sempre enriquecido. Portanto, motive as crian?as a diariamente, recorrerem ao mural: seja para acrescentar algo, ou para confrontar ideias e hip?teses.

Atividades

Atividade 1: Pesquisa de Campo

Convide as crian?as para fazerem uma pesquisa na escola. Solicite que as crian?as fa?am uma lista sobre o lixo produzido na escola com objetos feitos a partir do petr?leo. "Alerte a meninada para o fato de que o petr?leo n?o traz s? benef?cios. Seu uso e seus subprodutos geram poluentes ambientais perigosos". (Revista Nova Escola, edi??o de abril, ano 2000). In: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/meu-amigo-dinossauro-423588.shtml

Para desenvolver a pesquisa de campo, voc? poder? pedir ajuda aos funcion?rios de cada setor da escola. No p?tio, por exemplo, o funcion?rio da limpeza poder? acompanhar a turma, o (a) diretor (a) na sala da diretoria e, assim por diante. Esses funcion?rios, al?m de contribu?rem na supervis?o das crian?as na escola, poder?o se envolver de alguma forma no processo. Caso n?o tenha funcion?rios suficientes para acompanhar os grupos de crian?as, fa?a um percurso com todas juntas.

Terminada a Pesquisa de Campo, envie uma pesquisa para casa com a seguinte pergunta:

"Quanto tempo leva para se decompor uma sacola pl?stica?"

Atividade 2: Hora do experimento!

Teste de decomposi??o

O teste de decomposi??o ser? uma proposta bastante interessante para as crian?as compreenderem a distin??o entre o que ? lixo org?nico e inorg?nico. Ao terminarem de lanchar, pe?a as crian?as para separarem o que elas acham que foi produzido com petr?leo e o que n?o foi produzido. Em um espa?o adequado da escola, enterre os objetos e fixe duas placas: "lixo org?nico e lixo inorg?nico".

Antes, de iniciar o experimento, converse com as crian?as e sugira que elas fa?am um levantamento das hip?teses sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados.

Fa?a uma observa??o sistem?tica dos objetos enterrados.

Ap?s duas semanas de observa??es, constate com as crian?as o que ocorreu com os objetos enterrados.

Ajude as crian?as a recuperarem suas hip?teses e compar?-las com suas constata??es.

Problematize com as seguintes perguntas:

  • "Lembram-se das id?ias e discuss?es sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados?"
  • "Depois de constatarem os resultados da experi?ncia, o que voc?s aprenderam sobre o lixo?"
  • "O que podemos fazer para poluir menos em casa e na escola?"
  • "Podemos substituir sacolas pl?sticas por outra sacola menos poluente? De que material ela pode ser produzida?"

?

Atividade 3: Mudan?a de atitudes!

O objetivo geral desta aula ? que as crian?as tomem consci?ncia do problema gerado no planeta Terra pelo lixo produzido por n?s e invistam em mudan?as de atitudes, incorporando h?bitos para a preserva??o do meio ambiente e, consequentemente, dos seres vivos.

Convide as crian?as para refazerem a pesquisa de campo feita anteriormente. Agora, pe?a para elas compartilharem com os demais funcion?rios da escola, o que aprenderam sobre o lixo.

Previamente a pesquisa de campo, confeccione com a ajuda das crian?as folhetos educativos, com informa??es contidas no mural da pesquisa. Para a confec??o desses folhetos, conte com a participa??o integral das crian?as. Proponha a reutiliza??o de pap?is, evitando assim o desperd?cio. Divida as crian?as em grupos e proponha que cada grupo se responsabilize em registrar uma informa??o diferente sobre a preserva??o do meio ambiente no folheto educativo. Esse registro poder? acontecer de diversas formas: atrav?s de recortes de jornais e revistas, colagens de fotos dos experimentos e descobertas realizados pelas pr?prias crian?as e tamb?m atrav?s de pintura, modelagem, entre outras formas.

Cole foto destas experi?ncias no mural da pesquisa.

Recursos Complementares

Avaliação

Esta atividade visa permitir a intera??o das crian?as para uma conscientiza??o de prote??o ambiental. ? papel do professor, portanto, motivar as crian?as para cuidarem e protegerem o meio ambiente. Para isso, o professor dever? se atentar para o interesse, curiosidade e reflex?o do tema.