Rita de C?ssia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
N?o h? a necessidades de conhecimentos pr?vios.
Problematiza??o
Inicie a aula com as crian?as sentadas em Roda.
Coloque no centro da Roda uma casinha de fantoches, um fantoche de Dinossauro, e se poss?vel, tr?s fantoches com caracter?sticas masculinas.
Leia o conto de Ruth Rocha, verso a verso. Ou seja, leia o verso, interagindo com fantoches e ao final da leitura de cada verso, converse com as crian?as sobre o tema.
Meu Amigo Dinossauro
Meu Amigo Dinossauro
Um pequeno dinossauro
Apareceu no jardim
Educado, inteligente,
?
O seu nome era Joaquim.
Nunca consegui saber
De onde foi que ele saiu
Quando a gente perguntou
Disfar?ou e at? sorriu...
?
Ficou muito nosso amigo
Fez tudo que ? brincadeira.
Levou o Miguel pra escola
Levou a mam?e pra feira.
?
As pessoas espiavam
Estranhavam um pouquinho
Onde ser? que arranjaram
Este dinossaurosinho?
?
Nessa tarde o papai trouxe
Um amigo bem distinto
Que se espantou e exclamou:
? Mas este bicho est? extinto!
?
H? muitos milh?es de anos
Ele j? virou petr?leo!
Ou j? virou gasolina,
Ou algum tipo de ?leo.
?
Meu dinossauro sorriu
? Estou vivo, "podes crer"!
Eu n?o virei querosene
Como o senhor pode ver!
?
Antigamente diziam
Que o petr?leo era formado
Por montes de dinossauros
Um sobre o outro empilhados.
?
Mas isso n?o ? verdade!
Foram plantas e outros bichos
Que ficaram bem fechados
Entre buracos e nichos.
?
Sofreram muita press?o
Por muitos milh?es de anos
Sofreram muito calor
No fundo dos oceanos.
?
Sofreram muita press?o
Por muitos milh?es de anos
Sofreram muito calor
No fundo dos oceanos.
?
? porque o planeta Terra
Esteve sempre a mudar
Depois de milh?es de anos
Tudo mudou de lugar.
?
Todos ficaram espantados
De tanta sabedoria
E perguntavam:
? Que mais Sabe Vossa Senhoria?
?
Sei ainda muitas coisas
Disse o amigo Joaquim
Para que serve o petr?leo
E outras coisas assim.
?
Petr?leo move autom?vel,
Navio, trem, avi?o,
?nibus e motocicleta,
Helic?ptero e caminh?o.
?
Com petr?leo se faz pano,
Brinquedo, bolsas e mala,
Pele pra fazer salsicha,
Copos, pratos, nem se fala.
?
Se faz tinta, faz garrafa,
Material de constru??o,
Se fazem pe?as de autom?vel
E se faz tubula??o.
?
Tenho mais uma coisinha
Pra dizer. ? Pois ent?o diga!
E o dinossauro puxou
O fecho em sua barriga.
?
E sa?ram l? de dentro
O Pedro mais o Raimundo
? N?s n?o somos dinossauro,
Enganamos todo mundo!
?
Conto de Ruth Rocha
?
?
Terminada a leitura do conto, converse com a turma fazendo os seguintes questionamentos:
Liste as hip?teses das crian?as.
Envie as mesmas perguntas para casa, e solicite que as crian?as fa?am uma pesquisa sobre o petr?leo e, al?m disso, tragam para escola objetos produzidos a partir do petr?leo.
Sugest?o
Constru??o de um mural da pesquisa
Convide as crian?as para constru?rem um mural sobre o petr?leo, a partir da pesquisa realizada em casa. Converse com as crian?as, e explique que mural ? mais um portador de textos que circula socialmente. Compare-o com portadores semelhantes como cartazes e outdoors. Proponha um passeio pela escola para observarem se o que est? afixado nos murais e/ou paredes pode oferecer algumas id?ias para a produ??o do mural da classe. As crian?as podem sair em pequenos grupos para diferentes locais da escola, levando l?pis e caderno para anotarem o que viram nos murais e/ou paredes. Voc? pode designar diferentes fun??es para grupos (um grupo vai observar o conte?do dos textos escritos, outro observar? as imagens, um terceiro centrar? a aten??o na disposi??o dos textos escritos, outro observar? as imagens no espa?o do mural, bem como nos tipos de letras utilizados, etc).
Ap?s a observa??o, converse novamente com as crian?as, para decidirem a composi??o do mural da turma. Para decidir o que ir? compor o mural da turma, voc? poder? fazer, junto com as crian?as, um levantamento dos materiais de que disp?em sobre o tema petr?leo: informa??es, materiais concretos (objetos produzidos a partir do petr?leo), at? listas de outros materiais que poder?o ser novamente pesquisados na biblioteca e em casa.
M?os ? Obra! Inicie, junto com a turma, a constru??o do mural. N?o se esque?a que o mural ? um instrumento que poder? ser sempre enriquecido. Portanto, motive as crian?as a diariamente, recorrerem ao mural: seja para acrescentar algo, ou para confrontar ideias e hip?teses.
Atividades
Atividade 1: Pesquisa de Campo
Convide as crian?as para fazerem uma pesquisa na escola. Solicite que as crian?as fa?am uma lista sobre o lixo produzido na escola com objetos feitos a partir do petr?leo. "Alerte a meninada para o fato de que o petr?leo n?o traz s? benef?cios. Seu uso e seus subprodutos geram poluentes ambientais perigosos". (Revista Nova Escola, edi??o de abril, ano 2000). In: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/meu-amigo-dinossauro-423588.shtml
Para desenvolver a pesquisa de campo, voc? poder? pedir ajuda aos funcion?rios de cada setor da escola. No p?tio, por exemplo, o funcion?rio da limpeza poder? acompanhar a turma, o (a) diretor (a) na sala da diretoria e, assim por diante. Esses funcion?rios, al?m de contribu?rem na supervis?o das crian?as na escola, poder?o se envolver de alguma forma no processo. Caso n?o tenha funcion?rios suficientes para acompanhar os grupos de crian?as, fa?a um percurso com todas juntas.
Terminada a Pesquisa de Campo, envie uma pesquisa para casa com a seguinte pergunta:
"Quanto tempo leva para se decompor uma sacola pl?stica?"
Atividade 2: Hora do experimento!
Teste de decomposi??o
O teste de decomposi??o ser? uma proposta bastante interessante para as crian?as compreenderem a distin??o entre o que ? lixo org?nico e inorg?nico. Ao terminarem de lanchar, pe?a as crian?as para separarem o que elas acham que foi produzido com petr?leo e o que n?o foi produzido. Em um espa?o adequado da escola, enterre os objetos e fixe duas placas: "lixo org?nico e lixo inorg?nico".
Antes, de iniciar o experimento, converse com as crian?as e sugira que elas fa?am um levantamento das hip?teses sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados.
Fa?a uma observa??o sistem?tica dos objetos enterrados.
Ap?s duas semanas de observa??es, constate com as crian?as o que ocorreu com os objetos enterrados.
Ajude as crian?as a recuperarem suas hip?teses e compar?-las com suas constata??es.
Problematize com as seguintes perguntas:
?
Atividade 3: Mudan?a de atitudes!
O objetivo geral desta aula ? que as crian?as tomem consci?ncia do problema gerado no planeta Terra pelo lixo produzido por n?s e invistam em mudan?as de atitudes, incorporando h?bitos para a preserva??o do meio ambiente e, consequentemente, dos seres vivos.
Convide as crian?as para refazerem a pesquisa de campo feita anteriormente. Agora, pe?a para elas compartilharem com os demais funcion?rios da escola, o que aprenderam sobre o lixo.
Previamente a pesquisa de campo, confeccione com a ajuda das crian?as folhetos educativos, com informa??es contidas no mural da pesquisa. Para a confec??o desses folhetos, conte com a participa??o integral das crian?as. Proponha a reutiliza??o de pap?is, evitando assim o desperd?cio. Divida as crian?as em grupos e proponha que cada grupo se responsabilize em registrar uma informa??o diferente sobre a preserva??o do meio ambiente no folheto educativo. Esse registro poder? acontecer de diversas formas: atrav?s de recortes de jornais e revistas, colagens de fotos dos experimentos e descobertas realizados pelas pr?prias crian?as e tamb?m atrav?s de pintura, modelagem, entre outras formas.
Cole foto destas experi?ncias no mural da pesquisa.
Esta atividade visa permitir a intera??o das crian?as para uma conscientiza??o de prote??o ambiental. ? papel do professor, portanto, motivar as crian?as para cuidarem e protegerem o meio ambiente. Para isso, o professor dever? se atentar para o interesse, curiosidade e reflex?o do tema.