Portal do Professor

Início do Conteúdo

O CORA??O E OS BATIMENTOS CARD?ACOS

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta aula, poderá listar alguns fatores que interferem nos batimentos cardíacos e descrever alguns hábitos e atitudes que devem ser adotados para manter o coraçao saudável.

Duração das atividades

02 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia e fisiologia do coração.

Estratégias e recursos da aula

Professor, desenvolva esta atividade em parceria com o professor de Educação Física.

Numa aula de educação física, na quadra de preferência, monitore os batimentos cardíacos dos alunos. Para realizar as medidas, os alunos desenvolverão esta atividade em duplas, para que as medidas sejam tomadas simultaneamente, logo após o exercício. Inicialmente, cada aluno, tocando o pulso do colega da dupla, conta e registra o número de batimentos cardíacos. Depois de andarem 2 minutos, os batimentos cardíacos serão novamente anotados. Em seguida, será realizado o trote (passos um pouco mais rápidos) e vencidos os 2 minutos, registrarão o número de batimentos cardíacos. Finalmente, serão marcados mais 2 minutos de corrida  e  será registrado o número de batimentos cardíacos.

1. Peça aos alunos completarem a tabela, como a sugerida abaixo:

Tempo

Atividade

Batimentos cardíacos

0 min

repouso

0 a 2 min

andar

2 min a 4 min

trote

4 min a 6 min

corrida

2. Construa gráficos (Tempo x Batimentos cardíacos e Atividade x Batimentos cardíacos) que permitam visualizar a tabela. Solicite ajuda do professor de matemática para a construção dos gráficos.

3. Explore os dados:

a. Qual a relação entre a atividade e os batimentos cardíacos.

b. O que causou a variação do número de batimentos cardíacos entre o intervalo de  tempo 0  a 6 minutos?

3. Discuta com os alunos  por que os batimentos cardíacos aumentam quando realizamos atividade física.

(Nosso organismo vai precisar de mais oxigênio para queimar a glicose e liberar energia. As  células musculares vão precisar de mais oxigénio que é levado até elas pelo sangue. Assim, os movimentos respiratórios vão acelerar, para que o sangue receba mais oxigênio e o coração vai bater mais rápido para que o sangue circule mais rapidamente, recebendo mais oxigênio nos pulmões e levando mais oxigénio para as células que, devido ao esforço, irão consumi-lo em maior quantidade.)

4. Professor desenvolva esta atividade em parceria com o professor de Português:

Distribua a letra da música Carinhoso de Pixinguinha. Se possível, leve  a música para que seja acompanhada pelos alunos.

Carinhoso

Composição: Pixinguinha/ Joao de Barro

Meu coração, não sei por quê

Bate feliz quando te vê

E os meus olhos ficam sorrindo

E pelas ruas vão te seguindo,

Mas mesmo assim foges de mim.

Ah se tu soubesses

Como sou tão carinhoso

E o muito, muito que te quero.

E como é sincero o meu amor,

Eu sei que tu não fugirias mais de mim.

Vem, vem, vem, vem,

Vem sentir o calor dos lábios meus

À procura dos teus.

Vem matar essa paixão

Que me devora o coração

E só assim então serei feliz,

Bem feliz.

Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso

E o muito, muito que te quero

E como é sincero o meu amor

Eu sei que tu não fugirias mais de mim.

4. 1. Solicite ao aluno descrever o que o compositor quis dizer com as expressões:

Meu coração, não sei por quê, bate feliz quando te vê.  

Vem matar essa paixão que me devora o coração.

4.2. Peça ao aluno para listar algumas sensações que temos diante de situações de:

medo

ansiedade

alegria

(Professor, ressalte que praticamente em todas as emoções, o coração se faz presente porque dispara de paixão, de medo, de alegria, de ansiedade; refletindo nossos sentimentos).

5. Professor, mostre esta imagem para os alunos e localize nela o sistema límbico que é a unidade responsável pelas emoções.

Fonte: www.google.com.br (hipotálamo/ imagens) 

Peça aos alunos fazerem uma pesquisa sobre o hipotálamo, a parte mais importante do sistema límbico.

Sugestão para consulta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_l%C3%ADmbico  

6. Esta atividade poderá ser desenvolvida em parceria com as aulas de artes.

É impossível reprimir totalmente as emoções fortes. O corpo humano está programado para reagir a ameaças desde sempre. Nossos antepassados viviam na selva em constante estado de alerta, prontos para lutar ou fugir de animais e inimigos. Hoje, os desafios são outros...

Após ler o texto proponha aos alunos desenharem  expressões faciais de pessoas com raiva, medo, alegria, enfim, expressões que manifestem diferentes sentimentos.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, faça uma exposição dos desenhos realizados pelos alunos sobre as expressões faciais. Solicite que escrevam um texto, no máximo, 15 linhas sobre hábitos e atitudes que devemos adotar para manter o coração saudável.