Cl?udia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
O aluno poderá descrever a função dos músculos e os tipos de músculos existentes no organismo.
Não são necessários.
Professor, distribua para os alunos este texto sobre sistema muscular.
O SISTEMA MUSCULAR
O sistema muscular ? formado pelo conjunto de m?sculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 m?sculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os m?sculos s?o capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, piscar os olhos, etc. A nossa capacidade de locomo??o depende da a??o conjunta de ossos, articula??es e m?sculo, sob a regula??o do sistema nervoso.
No corpo humano podemos reconhecer tr?s tipos de m?sculos. Os m?sculos lisos t?m contra??o lenta e involunt?ria, isto ?, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade e s?o respons?veis, por exemplo, pelos movimentos de ?rg?os como o es?fago, o est?mago, o intestino, entre outros. Os m?sculos estriados esquel?ticos fixam-se aos ossos por meio de cord?es fibrosos, chamados tend?es e possuem contra??o volunt?ria. O m?sculo estriado card?aco ? o mioc?rdio, o m?sculo do cora??o, que promove os batimentos card?acos. Sua contra??o ? vigorosa e involunt?ria.
1. Explorando o texto:
1.1 Descreva a fun??o do sistema muscular.
1.2. Se uma pessoa pesa 70 kg qual ? o peso de sua massa muscular?
1.3. Observe a imagem e classifique os m?sculos de acordo com a contra??o (volunt?ria / involunt?ria) que executam.
?
Fonte: http://cadernounip.blogspot.com/2010/09/aula-03092010.html
?
2. Prepare uma aula juntamente com o professor de educa??o f?sica na qual sejam evidenciadas as contra??es musculares dos m?sculos. Proponha uma diversidade de exerc?cios f?sicos de aquecimento, de alongamento, aer?bicos, entre outros; para que os alunos possam perceber o trabalho de contra??o e relaxamento de alguns m?sculos do bra?o, da coxa, das pernas, do t?rax, do abdome. Se poss?vel, procure nomear alguns m?sculos apenas para identific?-los e n?o para serem memorizados.
3. Professor, leia em voz alta este texto para os alunos:
A vaidade excessiva, a busca pelo corpo sarado e ?perfeito?, o desejo de conseguir m?sculos do dia para noite levam algumas pessoas a fazerem de tudo por essa conquista, inclusive arriscarem suas pr?prias vidas. A busca ? feita atrav?s dos anabolizantes que s?o tomados ou aplicados diretamente nos m?sculos. Os ester?ides anabolizantes s?o medicamentos fabricados atrav?s de combina??es bioqu?micas da testosterona, o horm?nio respons?vel pelo desenvolvimento das caracter?sticas masculinas. O rem?dio foi desenvolvido para o tratamento de doen?as musculares, ?sseas, dentre outras. Mas logo seu efeito sobre a massa muscular foi descoberta por atletas e por jovens. A busca do corpo perfeito o quanto antes, a qualquer pre?o. O efeito dos anabolizantes ? muito r?pido. Uma pessoa que faz exerc?cio, por exemplo, tr?s vezes por semana com uma determinada carga, tem um crescimento muscular. No entanto, usando anabolizantes o crescimento muscular ? duas vezes maior. As bombas, como s?o chamados popularmente, podem afetar o metabolismo do corpo e causar s?rios efeitos colaterais, levando at? a morte.
Fonte: http://www.top30.com.br/news/anabolizantes
3.1 Observe a charge abaixo e pe?a aos alunos fazerem um coment?rio sobre ela.
Fonte: http://blogdechargesinternet.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
?
3.2 Leia com aten??o esta frase: Estou fazendo aulas de muscula??o e j? estou percebendo que estou ganhando m?sculos.
Comente essa frase em seu caderno apontando o erro nela contido.
?
3.3 Professor, solicite aos alunos pesquisarem em jornais e revistas sobre a utiliza??o de subst?ncias qu?micas que hipertrofiam os m?sculos e as suas consequ?ncias para o organismo. Construa um mural divulgando as not?cias.
?
4. Professor, discuta com os alunos quais atitudes devemos adotar para manter ossos e m?sculos saud?veis. Solicite aos alunos registrarem as respostas no caderno.
Artigos:
Energia turbinada. Fonte: Revista Superinteressante, n. 155 A, agosto, 2000.
Futeboi d?i. Fonte: Revista Superinteressante, n.176 A, junho 2002.
?
Professor, solicite aos alunos reunirem textos, ilustra??es e outros materiais sobre causas, caracter?sticas e preven??o de problemas musculares. Temas sugeridos: tendinite, entorses, distens?es, luxa??es, c?ibras. Construa um mural com os alunos. Avalie a participa??o dos alunos.