Portal do Professor

Início do Conteúdo

Redemocratiza??o: a anistia e as Diretas J?

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Sociologia Poder, pol?tica e Estado Moderno
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As modificações da estrutura política e social brasileira em 1978, o papel de entidades de classe no processo de anistia e a relevância da Diretas Já para a consolidação da redemocratização no Brasil.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

?

Imagem 1: urna eletr?nica

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/ciencias/urna_eletronica.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

ATIVIDADE 1

Para iniciar a conversa sobre as Diretas J?, o professor exibir? a imagem 1 e questionar? seus alunos sobre a organiza??o das elei??es no Brasil. Os alunos, ainda que n?o tenha idade para votarem devem conhecer o processo eleitoral de seu pa?s e compreender a import?ncia da escolha popular. O professor dever? abordar as seguintes quest?es em forma de debate:

  • Esclarecer os alunos sobre a periodicidade do processo eleitoral no Brasil.
  • Problematizar o voto obrigat?rio.
  • Definir os deveres dos deputados estaduais e distritais, dos deputado federais, dos governadores, dos prefeitos, dos vereadores, dos senadores e do presidente.
  • Explicar como funcionam as urnas eletr?nicas.
  • Compara o processo eleitoral brasileiro com outras na??es.

As respostas dever?o ficar registradas no caderno dos alunos para depois serem compartilhadas em forma de cartazes a serem afixados na sala de aula.

?

Textos de apoio para a discuss?o:

Dispon?vel em: http://justicaeleitoral.gov.br/institucional/justica-eleitoral Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.votebrasil.com/ Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/eleicoes/default.htm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.tse.jus.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/capitulos/eleicoes_brasil/eleicoes.htm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://informatica.hsw.uol.com.br/urna-eletronica.htm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.senado.gov.br/senado/conleg/textos_discussao/NOVOS%20TEXTOS/texto6%20-%20Voto%20Obrigat%F3rio.pdf Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.tre-ms.gov.br/eleitor/voto.html Acesso em: 06/12/10. 

?

OBS: Os alunos receber?o os textos com uma anteced?ncia de, no m?nimo, tr?s dias e preferencialmente, via e-mail. Caso os alunos n?o possuam acesso a internet, o professor poder? distribuir c?pias impressas para os estudantes.

?

ATIVIDADE 2

Ap?s o debate, os alunos dever?o aprofundar seus conhecimentos. Historicamente o processo eleitoral no Brasil passou por v?rias modifica??es at? chegar no est?gio atual. Os alunos dever?o verificar essas modifica??es atrav?s das Constitui??es brasileiras (ver em: "s?tios sugeridos para a pesquisa").

Cada equipe, formada por cinco ou seis componentes, ficar? respons?vel pelos seguintes temas:

?

  1. As elei??es na Constitui??o de 1824.
  2. As elei??es na Constitui??o de 1891.
  3. As elei??es na Constitui??o de 1934.
  4. As elei??es na Constitui??o de 1937.
  5. As elei??es na Constitui??o de 1946.
  6. As elei??es na Constitui??o de 1967.
  7. As elei??es na Constitui??o de 1988.

?

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. N?o deixe de estabelecer com clareza  os crit?rios de avalia??o.
  5. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a pesquisa:

Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao24.htm   Acesso em: 06/12/10

Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao91.htm   Acesso em: 06/12/10

Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao34.htm   Acesso em: 06/12/10

Dispon?vel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao37.htm   Acesso em: 06/12/10

Dispon?vel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao46.htm   Acesso em: 06/12/10

Dispon?vel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao67.htm   Acesso em: 06/12/10.

Dispon?vel em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm    Acesso em: 06/12/10.

?

Os resultados das pesquisas dever?o ser compartilhados em forma de jornal-mural.

?

Imagem 2: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.      

?

?

?

Imagem 3: O historiador B?ris Fausto

Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10.   

?

ATIVIDADE 3

?

 

?

?

?

Epis?dio do programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, da TV Escola.  Explica os processos pol?ticos, sociais e econ?micos que aconteceram na ?poca, no Brasil e no mundo.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=866 Acesso em: 06/12/10. 

?

?

?

Epis?dio do Programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, da TV Escola, no qual o historiador discorre sobre os principais acontecimentos pol?ticos, sociais, e econ?micos dos Governos Jos? Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=851 Acesso em: 06/12/10. 

?

Elei??es no Brasil: 1985

No dia 15 de janeiro de 1985 aconteceu pelo ?ltima vez no Brasil uma elei??o indireta, Tancredo Neves foi eleito para ocupar a presid?ncia da Rep?blica de forma indireta. Depois de 21 anos de Ditadura Militar, o Brasil ansiava por viver anos de democracia plena, mas a emenda das Diretas J? n?o foi bem sucedida e as elei??es de 1985 aconteceram via Col?gio Eleitoral.  Trecho do document?rio "Testemunhas da Hist?ria".

Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, Nova Rep?blica, Ditadura Militar, voto, elei??es.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15996  Acesso em: 04/12/10. 

?

Ap?s a exibi??o dos v?deos mencionados, os alunos dever?o compreender que a participa??o popular nas elei??es brasileiras consiste numa realidade muito recente e que a indecis?o ou dificuldade de escolhas, muitas vezes, se relaciona a uma cultura pol?tico-partid?ria ainda em processo de forma??o.

Dessa forma, o professor dever? estimular seus alunos a compreenderem a import?ncia dos avan?os democr?ticos conquistados pela popula??o nos ?ltimos 20 anos. Ap?s a exibi??o dos v?deos mencionados, os alunos dever?o responder as seguintes quest?es:

?

  1. Durante a ditadura militar, as elei??es deixaram de acontecer? Justifique.
  2. Quais partidos pol?ticos atuaram no sistema bipartid?rio?
  3. O que foi a Anistia? Na pr?tica, ela signifou o perd?o a todos os subservivos? Por qu??
  4. Durante o processo de disten??o lenta, gradual e segura, quais partidos pol?ticos surgiram?
  5. O voto indireto persistiu nas elei??es presidenciais no pleito de 1985. Apenas em 1989, o brasileiro pode votar para presidente. Dessa forma, podemos considerar as elei??es de 1985 como plenamente democr?tica? Justifique sua posi??o.

As perguntas e as respostas dever?o ser registradas nos cadernos dos alunos.

?

Imagem 3: manifesta??o - Diretas J?

Dispon?vel em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/cores_da_crise.htm Acesso em: 06/12/10. 

?

?

Imagem 4: Chico Buarque na campanha

Dispon?vel: http://presidfigueiredo.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10. 

?

?

?

Imagem 5: Ulisses Guimar?es

Dispon?vel em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/cores_da_crise.htm Acesso e: 06/12/10. 

?

"Os com?cios pelas Diretas J? trouxeram grande euforia ? popula??o, crescendo como um estopim a partir do carnaval de 1984. Pol?ticos e artistas subiam aos palanques, sendo aplaudidos por milhares de manifestantes, que passaram a trajar camisas amarelas, bater panelas e fazer do ato pol?tico uma grande festa. A festa da esperan?a, do fim da opress?o e da ditadura instaurada h? vinte anos. O povo, ap?s um sil?ncio mantido pela repress?o e pela tortura, voltou ?s ruas para exigir os seus direitos c?vicos e um governo leg?timo. A Emenda Dante de Oliveira foi rejeitada no Congresso Nacional, em 25 de abril de 1984. Mas os quatro meses que durou o Movimento das Diretas J? mudaram para sempre a face da pol?tica no Brasil, trazendo um novo tempo e o desgaste final do regime militar, que expiraria nos pr?ximos meses. As Diretas J? fez o brasileiro acreditar que era poss?vel lutar pelo fim da mais negra das ditaduras do pa?s".

?

Fonte: Diretas J?! Quando o povo voltou ?s ruas

Dispon?vel em: http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2009/06/diretas-ja-quando-o-povo-voltou-as-ruas.html Acesso em: 03/12/10. 

?

ATIVIDADE 4

O professor solicitar? uma pesquisa a ser realizada por equipes de cinco ou seis componentes. Os resultados da pesquisa dever?o ser exibidos em forma de jornal ou revista. O jornal ou revista poder? ser feito com o aux?lio do software livre scribus ou feito sem aux?lio de qualquer programa digital, caso a escola n?o possua um laborat?rio de inform?tica.

Sobre o scribus:       

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.       

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

?

  • Passo a passo:
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. N?o deixe de estabelecer com clareza  os crit?rios de avalia??o.
  5. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • Sugest?o de s?tios para a realiza??o da pesquisa:

Dispon?vel em: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1691640-emenda-das-diretas-j%C3%A1-dante/ Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u729.jhtm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caras-pintadas Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/ulisses_guimaraes Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u397259.shtml Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.historiabrasileira.com/ditadura-militar/emenda-constitucional-dante-de-oliveira/ Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://historia.abril.com.br/politica/diretas-ja-ja-434199.shtml Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Politicos/B_UlissesGuimaraes.htm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1063171-EI6668,00.html Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.sneri.blog.br/?p=9028 Acesso em: 07/12/10. 

?

  • Temas a serem pesquisados
  1. Onde come?ou o movimento pelas Diretas J?.
  2. Mencione alguns artistas e intelectuais que participaram do movimento.
  3. Quem foi Dante de Oliveira ? - elabore uma pequena biografia.
  4. Quem foi Ulysses Guimar?es? - elabore uma pequena biografia.
  5. Depois das Diretas J?, o Brasil presenciou alguma outra manifesta??o popular dessa dimens?o? Explique.

?

?

ATIVIDADE 5

Feira da cidadania: votar n?o ? apenas uma obriga??o, ? direito do cidad?o.

?

Imagem 6: eleitor com seu t?tulo em m?os

Dispon?vel em: http://mediaroll.com.br/quais-documentos-levar-na-hora-de-votar.html Acesso em: 04/12/10. 

?

?

Os alunos dever?o organizar uma feira da cidadania para  promover uma mobiliza??o em favor do voto consciente. Embora os alunos tenham debatido a pertin?ncia ou n?o do car?ter obrigat?rio do voto no Brasil, essa quest?o n?o deve servir de "desculpa" para desvalorizar o voto, muitos lutaram por esse direito - especialmente as mobiliza??es das Diretas J?.

Para organizar o evento, o professor de Hist?ria poder? pedir a colabora??o dos professores de Geografia e Sociologia. Os alunos levar?o seus jornais ou revistas produzidos sobre as Diretas J? (para distribuir aos interessados) e deixar?o exposto o jornal-mural produzido anteriormente. Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o utilizar esse espa?o para solicitar que os convidados respondam o question?rio abaixo e utilizem os simuladores sobre as elei??es no Brasil e em outros pa?ses.

Os professores poder?o solicitar a presen?a dos pais dos alunos e da comunidade em geral. Por fim, sugerimos que os alunos tirem fotos e/ou filmem o evento para a posterior publica??o dos resultados dessa experi?ncia em um Blog.

?

Blogger ? como criar?

Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias

Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10  

?

?

  •  Question?rio: teste sua consci?ncia pol?tica

?

1. Para votar, a gente deve escolher o candidato, n?o ? preciso olhar o partido.

C) concorda D) discorda.

2.Todo candidato pertence a um partido e representa os interesses e as propostas do seu partido. O nosso voto, mesmo se a gente s? olha a pessoa, refor?a e ajuda o partido a que ele pertence. Por isso ao votar, devemos olhar o partido, seu programa, a classe que ele defende, etc... e a pessoa do candidato, sua hist?ria, sua pr?tica, seu compromisso real com os interesses do povo e com a justi?a.

C) concorda D) discorda.

3.Todos os pol?ticos s?o corruptos. ? s? chegar ?l? em cima? que qualquer um se corrompe.

C) concorda D) discorda.

4. J? que ningu?m presta, vou vender meu voto para o candidato que pagar mais.

C) concorda D) discorda.

5. Voto n?o ? mercadoria. ? um direito e um dever. Quem vende seu voto est? prostituindo a pr?pria consci?ncia.

C) concorda D) discorda.

6. Candidato bom ? aquele que tem d? do povo sofrido e distribui comida, roupa e material de constru??o.

C) concorda D) discorda.

7. Isto se chama corrup??o eleitoral e ? crime previsto no c?digo eleitoral. J? dizia S?o Greg?rio de Nissa, bispo do s?culo IV: ?Talvez tu d?s esmolas, mas de onde as tiras, sen?o de teus roubos cru?is, do sofrimento, das l?grimas, do suspiro do povo? Se o pobre soubesse de onde vem a tua esmola, ele a recusaria, porque teria a impress?o de morder a carne de seus irm?os e sugar o sangue de seu pr?ximo?.

C) concorda D) discorda.

8. Os partidos e candidatos n?o s?o todos iguais. Existem aqueles que lembram do povo s? no tempo de elei??o e aqueles que est?o todo o tempo participando das organiza??es e lutas populares.

C) concorda D) discorda.

9. A melhor coisa ? ficar neutro em pol?tica. Vou ficar de fora porque pol?tica ? coisa suja.

C) concorda D) discorda.

10.Todos os partidos e candidatos s?o iguais. Ningu?m presta.

C) concorda D) discorda.

11. N?s temos o mau costume de votar nos candidatos e depois esquecer de acompanhar o trabalho deles, para ver se eles est?o sendo coerentes, ou se chegaram ?l? em cima? e se corromperam ou n?o.

C) concorda D) discorda.

12. N?o adianta votar . Elei??o n?o resolve nada. Depois vai ficar tudo igual.

C) concorda D) discorda.

13. Realmente n?o ? a elei??o que resolve todos os nossos problemas; mas esta ? apenas uma meia verdade. O que resolve ? a organiza??o e a luta do povo. Mas votar com consci?ncia nas elei??es e fiscalizar o trabalho dos eleitos, fazem parte dessa organiza??o e dessa luta.

C) concorda D) discorda.

14. N?o existe ningu?m neutro em pol?tica. Quem diz que n?o entra em pol?tica ou que n?o quer sujar as m?os, j? est? fazendo a pol?tica daqueles que enganam o povo; j? est? se sujando, porque est? dando for?a para os exploradores do povo.

C) concorda D) discorda.

15. A gente deve votar no candidato mais rico; naquele que tem mais propaganda.

C) concorda D) discorda.

16. Campanha rica foi financiada por algu?m rico, que depois vai querer cobrar daqueles que foram eleitos. Se acontecer o candidato eleito (prefeito, governador, ...) vai administrar n?o para o povo, mas para os grupos econ?micos que apoiaram sua campanha.

C) concorda D) discorda.

17. Prefeitura que come?a a fazer servi?os em tempo de elei??o, se o seu candidato ganhar, s? vai terminar as obras daqui a quatro anos, quando houver elei??o outra vez.

C) concorda D) discorda.

18. Se a gente n?o votar no partido do governo, a prefeitura n?o vai completar rede de energia ou ?gua, ou o asfalto que come?ou a fazer no per?odo de elei??o...

C) concorda D) discorda.

19. A gente tem obriga??o de votar em quem conseguiu ?gua, luz ou asfalto para nossa rua ou nosso bairro.

C) concorda D) discorda

20. ?gua, energia, asfalto, escola, etc... s?o direitos nossos e obriga??o das autoridades, que fazem esses servi?os com dinheiro p?blico. E n?s pagamos as contas de ?gua e luz todo m?s, al?m do imposto... para termos tais direitos.

C) concorda D) discorda

21.Quem anula o voto est? jogando fora a oportunidade de escolher os melhores(ou ?menos ruins?). O voto em branco ? besteira ainda maior, porque na apura??o ele ? distribu?do entre os partidos e ajuda os mais votados ou os ?mais fortes?.

C) concorda D) discorda

22. Eu nunca ?perdi? o meu voto. Os candidatos em quem votei sempre ganharam as elei??es... Por isso, eu vou votar no candidato que estiver com a campanha mais forte.

C) concorda D) discorda

23. O que voc? e o povo ganharam elegendo certos candidatos, que nunca fizeram nada em benef?cio da maioria sofrida do povo? Quem ganhou foram eles; voc?, na verdade, perdeu seu voto votando neles, porque eles fizeram leis contra voc? e contra todo o povo. ?Perder o voto? ? votar em n?o presta!

C) concorda D) discorda.

24. ? melhor n?o votar em ningu?m. Vou votar em branco ou anular o voto, porque todos os candidatos est?o preocupados s? com seus interesses e esquecem as necessidades do povo.

C) concorda D) discorda.

25. A f?, a religi?o e a pol?tica s?o como ?leo e ?gua: n?o se misturam. Assunto de pol?tica n?o devem entrar na Igreja porque s? servem para dividir a comunidade.

C) concorda D) discorda.

26.Grupos ou comunidades que se organizam na luta pelos direitos e pela cidadania, est?o construindo um novo modo de fazer pol?tica.

C) concorda D) discorda.

27. F? e pol?tica n?o s?o duas coisas, uma ao lado da outra. A pol?tica ? uma dimens?o da f?; e a f? feita pr?xis hist?rica. A f? inclui a pol?tica, mas tamb?m a supera.

C) concorda D) discorda

?

?

  • Simuladores:

?

Voto numa urna eletr?nica

Dispon?vel em: http://noticias.terra.com.br/eleicoes2004/simulador.html Acesso em: 05/12/10.  

?

Compreenda as elei??es nos Estados Unidos

Dispon?vel em: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/2315_eleicoeseua.swf Acesso em: 05/12/10. 

?

Elei??es na ?frica do Sul

Dispon?vel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2010/Historia/simuladores/eleicoes_africa_sul.swf Acesso em: 05/12/10. 

?

Como nasce uma lei?

Dispon?vel em: http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/137_nasceumalei/137_comonasceuma%20lei.php Acesso em: 05/12/10. 

?

Pol?ticos quando crian?as

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1336639-5601,00-VEJA+FOTOS+DE+POLITICOS+QUANDO+CRIANCAS+E+TENTE+ADIVINHAR+QUEM+SAO.html Acesso em: 05/12/10. 

?

Teste seus conhecimentos sobre as elei??es de 1989

Dispon?vel em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/infografico/2009/11/09/ult3224u142.jhtm Acesso em: 05/12/10. 

?

Todos os presidentes do Brasil

Dispon?vel em: http://www.artesorrindo.com/infantil/presidentes.swf Acesso em: 05/12/10. 

?

REFER?NCIAS

BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FAUSTO, B?ris. Hist?ria concisa do Brasil. S?o Paulo: Edusp, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve s?culo XX. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2008.

OLIVEIRA, Eliezer  R. De Geisel a Collor: For?as Armadas, Transi?ao e Democracia. S?o Paulo: Papirus, 2008

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Redemocratiza??o V?deo
Regime Militar V?deo

Recursos Complementares

Voc? conhece o trabalho dos vereadores?

Votar ? um exerc?cio de cidadania. Mas, al?m de escolher um candidato, os eleitores devem estar atentos e precisam acompanhar o que faz o representante e cobrar as promessas de campanha. Voc? conhece o trabalho dos vereadores?

Palavras-chave: elei??es, vereadores, democracia, voto, corrup??o, sociedade, poder, pol?tica

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10653 Acesso em: 05/10/10 

Campanha eleitoral pela net

Cerca de 9 mil candidatos nas elei??es municipais deste ano aderiram aos chamados sites eleitorais na internet. Mas h? quem prefira fazer de outro jeito, mesmo com risco de puni??o.

Palavras-chave: Elei??es, democracia, internet, poder, pol?tica, direito, cidadania.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10615 Acesso em: 05/10/10  

Avaliação

O professor dever? apresentar e discutir com a turma os crit?rios de avalia??o. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

 Para auxiliar na avalia??o, sugerimos alguns crit?rios:   

  1. participa??o durante as discuss?es;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumenta??o durante o debate;
  4. respeito a opini?o dos colegas;   
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. dom?nio do tema.