Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Globaliza??o e Neoliberalismo no Brasil contempor?neo

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o
Ensino M?dio Sociologia Indiv?duo, identidade e socializa??o
Ensino M?dio Sociologia Mudan?a e transforma??o social
Ensino M?dio Geografia Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de globaliza??o, neoliberalismo e o funcionamento da pol?tica econ?mica neoliberal no Brasil.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula n?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Comunica??o e tecnologia

Dispon?vel em: http://alva2005.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_09.html Acesso em: 22/11/10. 

Para iniciar os debates acerca da globaliza??o e do neoliberalismo, os alunos observar?o a charge acima e o professor dever? guiar uma discuss?o sobre os limites e as possibilidades da tecnologia e dos meios de comunica??o. A redu??o das fronteiras e do acesso ? informa??o pode n?o significar aproxima??o entre seres humanos.

  • Como lidar com as no??es de falso e verdadeiro na rede?
  • Quais os benef?cios da comunica??o virtual?
  • O que significa fazer "bom uso"das tecnologias de informa??o e comunica??o?

As quest?es propostas dever?o acontecer em forma de mesa-redonda e os alunos ser?o pressionados a refletir sobre a sua forma de encarar a internet. O professor dever? questionar seus alunos sobre o tempo de uso m?dio dos educandos e perguntar-lhes sobre seus s?tios preferidos. Com essa aproxima??o inicial, espera-se que os alunos possam fazer um julgamento sobre suas pr?ticas na rede e possam vir a compreender a internet como uma ferramenta que n?o substitui o humano, o real.

?

?

?

?

Imagem 2: Valores morais do mundo contempor?neo

Dispon?vel em: http://opiniaosocialista.wordpress.com/2010/07/21/ideologia-do-neoliberalismo/ Acesso em: 02/12/10. 

Ap?s a conclus?o dos primeiros debates, o professor dever? exibir a charge acima (imagem 2) e iniciar uma provoca??o sobre os valores mencionados na imagem. O professor de sociologia poder? participar dessa discuss?o a partir dos seguintes temas:

  • Vivemos numa sociedade individualista? Como interpretamos as no??es de amizade e solidariedade.
  • A internet aproxima ou afasta? Viver no isolamento significa prote??o ou ego?smo?
  • A televis?o e o dinheiro s?o elementos suficientes para o crescimento social e intelectual?
  • O afeto, o amor e a amizade podem ser esquecidos em favor do dinheiro?
  • Enfim, a tecnologia significa uma evolu??o (melhoria) ou um retrocesso para a humanidade?

As quest?es e as respostas dever?o ser registradas no caderno para posterior atividade em grupo.

?

ATIVIDADE 1

?

Imagem 3: Gera??o Y

Dispon?vel em: http://www.sintracoopsp.com.br/pesquisa-da-amcham-mostra-que-34-das-empresas-ja-criaram-programas-para-a-geracao-y/ Acesso em:02/12/10. 

Os alunos formar?o grupos  de cinco ou seis componentes para realizar uma pesquisa sobre a chamada Gera??o Y. A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos: defini??o do conceito, principais caracter?sticas e a participa??o desse grupo no mercado de trabalho. Para a realiza??o da pesquisa, sugerimos o seguinte procedimento:

?

  • Passo a passo:     
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.    
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.     
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:    

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG87165-7943-219,00-GERACAO+Y.html Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://adrianeianzen.wordpress.com/2010/07/17/e-eu-sou-da-geracao%C2%A0y/ Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=54&ID_COLUNISTA=17 Acesso em: 03/12/10.  

Dispon?vel em: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81741-17152,00-COMO+A+GERACAO+Y+ESTA+REINVENTANDO+O+JEITO+DE+FAZER+NEGOCIOS.html Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.sophiamind.com/noticias/comportamento-da-geracao-y-dita-caminhos-a-seguir-pela-industria-da-beleza/ Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/noticias/interesse-dos-profissionais-geracao-y.shtm Acesso em: 03/12/10. 

?

V?deo sobre a gera??o Y

Dispon?vel em: http://vimeo.com/16641689 Acesso em: 03/12/10. 

?

Para exibir os resultados, os grupos dever?o realizar um video-clipe. Para a realiza??o do trabalho, os grupos poder?o utilizar o movie maker ou do software livre kino.  

Sobre o movie maker: O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm           

Sobre o kino: O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

?

Imagem 4: Margareth Tatcher - a "Dama de Ferro

Dispon?vel em: http://bestuff.com/stuff/margareth-tatcher Acesso em: 03/12/10. 

?

Imagem 4: Augusto Pinochet

Dispon?vel em: http://bramanes.blog.uol.com.br/ Acesso em: 03/12/10. 

?

Imagem 5: Margareth Tatcher e Augusto Pinochet

Dispon?vel em: http://www.dailymail.co.uk/news/article-421777/Pinochet-Death-friendly-dictator.html Acesso em: 03/12/10. 

As imagens acima exibem dois importantes nomes para a implementa??o de pr?ticas neoliberais no mundo contempor?neo.

Margareth Thatcher ocupou o cargo de primeira-ministra da Inglaterra entre 1979 e 1990. Durante seu governo o pa?s enfrentou diversas greves e queda na produ??o industrial, suas medidas neoliberais encontraram resist?ncia e a primeira-ministra ganhou o apelido de "dama de ferro" por n?o ceder ?s press?es populares.

Augusto Pinochet governou o Chile com poderes de ditador entre 1973 e 1990. Depois de liderar o golpe militar que derrubou o governo do presidente socialista eleito pelo voto direto, Salvador Allende, Pinochet implementou uma s?rie de medidas neoliberais no Chile. A experi?ncia chilena ? considerada por historiadores e economistas como um "laborat?rio neoliberal".

?

ATIVIDADE 2

Para definir os conceito de neoliberalismo e sua presen?a no mundo, os alunos formar?o equipes de tr?s ou quatro componentes a fim de aprofundar seus conhecimentos sobre os seguintes temas.

  1. Neoliberalismo.
  2. Globaliza??o.
  3. Neoliberalismo no Chile.
  4. Neoliberalismo na Inglaterra.

Para organizar a pesquisa, sugerimos estes procedimentos:

?

  • Passo a passo:      
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.      
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.      
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

Dispon?vel em: http://www.espacoacademico.com.br/026/26andrioli.htm Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/atualidade/globalizacao.htm Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.fundaj.gov.br/observanordeste/obex02.html Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historia/margareth-thatcher.htm Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/globalizacao/globalizacaoeconomia.html Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.culturabrasil.org/neoliberalismoeglobalizacao.htm Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/geografia/neoliberalismo.jhtm Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://portal.filosofia.pro.br/o-que-e-neoliberalismo-e-pos-modernismo.html Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://www2.fae.edu/galeria/getImage/1/261427454798353.pdf Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://f5dahistoria.wordpress.com/2010/12/01/o-neoliberalismo-o-que-e-e-qual-foi-sua-influencia-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 04/12/10.  

ispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoliberalismo_chileno Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1740970-neoliberalismo/ Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.cebri.org.br/pdf/216_PDF.pdf Acesso em: 04/12/10. 

?

Para apresentar o resultado das pesquisas, os grupos poder?o organizar um blog para registrar suas conclus?es ou elaborar cartazes.

Imagem 6: Blogger

Dispon?vel em: http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_05_03_p2.php Acesso em: 07/12/10.  

Blogger ? como criar?Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10.     

?

ATIVIDADE 3

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=883 Acesso em: 02/12/10. 

Epis?dio do programa Brasil 500 anos: o Brasil-Rep?blica na TV, da TV Escola. Utiliza o teatro de bonecos para falar sobre a Hist?ria do Brasil, ap?s a Ditadura Militar. Discorre sobre os processos democr?ticos, pol?ticos e econ?micos da ?poca, como o aumento da infla??o no Governo de Jos? Sarney. Trata sobre o processo de impeachment de Fernando Collor e a implementa??o do Plano Real

?

Imagem 7: Privatiza??es no Brasil

Dispon?vel em: http://blogaodopereira.blogspot.com/2010/10/jose-serra-e-o-fim-dos-concursos.html Acesso em: 03/12/10.   

?

?

Depois de assistir o v?deo e observar a charge acima, os alunos formar?o duplas para pesquisar a trajet?ria da pol?tica neoliberal no Brasil, a partir do governo de Fernando Collor de Melo (1989-1992) at? a chamada Era FHC (1994-2002). A partir da pesquisa, as duplas dever?o observar quais empresas estatais se tornaram privadas, como foi o procedimento de leil?o e elencar as companhias que deixaram de pertencer ao Estado. Al?m disso, os alunos dever?o fazer um breve hist?rico do surgimento de cada uma das empresas privatizadas.

?

  • Passo a passo:      

?

  1. Organize as duplas.
  2. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  3. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  4. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa. 

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

?

Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/privatizacoes/01.html Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Privatiza%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://tupinikin.com/?p=105 Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://cronicasdorlando.blogspot.com/2009/07/privatizacoes-no-brasil-sucessos-e.html Acesso em: 04/12/10.   

Dispon?vel em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI181394-15230,00.html Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=2&id_noticia=139466  Acesso em: 02/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-privatizacao-do-setor-siderurgico-no-brasil-na-decada-de-90-e-os-impactos-sobre-a-geracao-de-empregos-no-setor/450/Acesso em: 04/12/10. 

Dispon?vel em: http://economiasemmito.blogspot.com/2010/05/as-privatizacoes-no-brasil.html Acesso em: 04/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/especial/Priv_Gov.PDF Acesso em: 04/12/10. 

?

Os resultados da pesquisa dever?o ser compartilhados com toda a turma em forma de texto colaborativo com o aux?lio do Google Docs. Depois disso, a turma dever? produzir um jornal ou revista sobre o processo de privatiza??o no Brasil.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10.     

Para socializar as informa??es coletadas, os alunos ficar?o respons?veis pela a confec??o de um jornal ou revista. Para tanto, a turma poder? utilizar o software de editora??o scribus ou - na aus?ncia de um laborat?rio de inform?tica - os alunos poder?o elaborar o jornal com folhas de sulfite, neste caso, o professor poder? solicitar o aux?lio do professor de arte para sugerir algumas orienta??es est?ticas.

Sobre o scribus:     

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.     

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm     

?

?

Imagem 8: Tecnologia - evolu??o ou retrocesso?

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/historia/agosto/charge_evolucao.jpg Acesso em: 01/08/10. 

?

ATIVIDADE 4

O professor solicitar? aos alunos que retomem suas anota??es realizadas na primeira discuss?o sobre tecnologia. Cada aluno dever? elaborar um texto sobre o car?ter ambivalente da tecnologia: ora ben?fica, ora mal?fica. Para compartilhar essas ideias, o professor solicitar? a turma canetinha, cartolina e l?pis de cor para confeccionar cartazes a serem espalhados pela escola com as opini?es dos alunos e imagens/desenhos sobre as opini?es. Para colaborar na execu??o dos cartazes, o professor de arte poder? se envolver no processo.

   

?

REFER?NCIAS

FAUSTO, B?ris. Hist?ria concisa do Brasil. S?o Paulo: Edusp, 2006.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve s?culo XX. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2008.

OLIVEIRA, Eliezer  R. De Geisel a Collor: For?as Armadas, Transi?ao e Democracia. S?o Paulo: Papirus, 2008.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Da nova Rep?blica ao Real V?deo

Recursos Complementares

LIMA, Ven?cio A. de. Globaliza??o e pol?ticas p?blicas no Brasil: a privatiza??o das comunica??es entre 1995 e 1998. Revista brasileira de pol?tica. internacional,  Bras?lia,  v. 41,  n. 2, Dec.  1998. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291998000200007&lng=en&nrm=iso Accesso em: 04/12/10. 

TEDESCO, Juan Carlos. Alguns aspectos da privatiza??o educativa na Am?rica Latina. Estudos avan?ado,  S?o Paulo,  v. 5,  n. 12, Aug.  1991 . Dispon?vel em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000200003&lng=en&nrm=iso Acesso em: 03/12/10.   

Globaliza??o econ?mica

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9093 Acesso em: 03/12/10. 

Globaliza??o e exclus?o

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10856 Acesso em: 03/12/10. 

Avaliação

O professor dever? apresentar e discutir com a turma os crit?rios de avalia??o. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avalia??o, sugerimos alguns crit?rios:    

  1. participa??o durante as discuss?es;
  2. comprometimento com o grupo;  
  3. respeito a opini?o dos colegas;      
  4. empenho para concluir as atividades;     
  5. dom?nio do tema.