Portal do Professor

Início do Conteúdo

Revolu??o Russa e o socialismo

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino M?dio Sociologia Mudan?a e transforma??o social
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O contexto da Revolu??o Russa, as modifica??es impostas pelo governo Bolchevique ap?s 1917 e estabelecer uma compara??o entre a realidade capitalista e socialista.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula n?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

?

Imagem 1: Desigualdade Social

Dispon?vel em: http://wacandido.blogspot.com/2010/10/desigualdade-social-no-brasil.html Acesso em: 07/12/10. 

A desigualdade social representada na imagem acima demonstra a gritante diferen?a de qualidade de vida experimentada por pobres e ricos. Enquanto pouqu?ssimos concentram muitos recursos financeiros a grande parte da popula??o brasileira das grandes cidades vive com extrema dificuldade em condi??es prec?rias. Nesse sentido, cabe ressaltar que o Brasil possui a terceira pior distribui??o de renda do mundo.  

?

  • O que significa distribui??o de renda?
  • Como podemos determinar qualidade de vida?

?

Com essas provoca??es, o professor dever? instigar um debate com os alunos. E para fornecer subs?dios para tal discuss?o sugerimos que os alunos leiam os textos abaixo em duplas antes de iniciar o debate sobre desigualdade social e distribui??o de renda.

Dispon?vel em: http://outrapolitica.wordpress.com/2010/07/25/brasil-tem-terceira-pior-distribuicao-de-renda-do-mundo/ Acesso em: 12/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.sfiec.org.br/publicacoes/licoes_prog_desenv_br/desigualdade_social-texto.htm Acesso em: 12/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=10284   Acesso em: 12/12/10.

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/relatorio-diz-que-desigualdade-no-brasil-e-uma-das-maiores-do-mundo.html   Acesso em: 12/12/10.

?

ATIVIDADE 1

Ap?s a leitura dos textos sugeridos, o professor dever? iniciar o debate com as duas provoca??es sugeridas anteriormente e encaminhar a discuss?o para a no??o do consumo associado ao sistema capitalista de produ??o. No Brasil, como na maioria dos pa?ses do mundo, as pessoas s?o classificadas pela sua condi??o s?cio-econ?mica em fun??o de sua renda. De acordo com a renda, os sujeitos s?o delimitados em classes sociais.

A no??o de classe social se originou concomitantemente ao capitalismo e quanto mais elevada a classe social de um indiv?duo, maior seu poder de consumo.  

Mas afinal, como seria viver numa sociedade onde todas as pessoas tivessem a mesma renda e as mesmas condi??es de acesso a sa?de, educa??o, lazer e cultura?

?

Ap?s o debate inicial, o professor dever? exibir o document?rio sobre as classes sociais.

?

Classes Sociais

Programa da s?rie ECCE HOMO, que aborda as m?ltiplas faces do ser humano. Neste epis?dio, fala sobre as diferentes classes sociais na hist?ria, da atual conjuntura da sociedade capitalista, das ideias marxistas, da luta de classes e da revolu??o comunista. Tamb?m aborda o desemprego, a exclus?o e os problemas sociais atuais. Palavras-chave: sociedade, organiza??o social, classe social, institui??es, rela??es de poder, desigualdades sociais, luta de classes.

Parte I - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17143  Acesso em: 05/12/10. 

Parte II - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17142 Acesso em: 05/12/10. 

Para apresentar o resultado dos debates, os alunos poder?o organizar um blog para registrar suas conclus?es ou elaborar cartazes.

?

Imagem 2: Blogger

Dispon?vel em: http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_05_03_p2.php Acesso em: 07/12/10. 

Blogger ? como criar?

Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias. Dispon?vel em:  http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10.   

?

?

?

Imagem 3: Charge sobre a divis?o do mundo entre o capitalismo e o socialismo

Dispon?vel em: http://entremuitaseoutras.blogspot.com/2010/09/capitalismo-vs-socialismo.html Acesso em: 06/12/10. 

?

ATIVIDADE 2

?

Os alunos formar?o grupos de tr?s ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produ??o. A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos:

1. defini??o do conceito pesquisado.

2. contexto hist?rico: onde ? quando?  por que?

3. principais caracter?sticas e curiosidades sobre o tema.

?

Para a realiza??o da pesquisa, sugerimos o seguinte procedimento:   

?

  • Temas a serem pesquisados :
  1. Transi??o do feudalismo para o capitalismo.
  2. Capitalismo comercial  e o mercantilismo.
  3. Capitalismo industrial. Adam Smith e o Liberalismo econ?mico.
  4. Crise do capitalismo: o crash da Bolsa de Valores de Nova York.
  5. John Maynard Keynes e o "Welfare State" 

?

  • Passo a passo:        
  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.       
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.        
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.   
  4. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.   
  5. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

Dispon?vel em: http://orbita.starmedia.com/achouhp/geografia/capitali.htm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.ocapitalista.com/2008/03/capitalismo-em-crise.html   Acesso em: 07/12/10.

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u13.jhtm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u12.jhtm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/ Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31 Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_554.html Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.economiabr.net/teoria_escolas/teoria_keynesiana.html Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/crise-1929-grande-depressao.jhtm Acesso em: 07/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-globalizacao-mundializacao-do-capitalismo.html Acesso em: 07/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm Acesso em: 07/12/10. 

Cada equipe dever? apresentar sua pesquisa em forma de semin?rio. Cada equipe poder? elaborar cartazes, usar o quadro-negro ou v?deos. Enquanto um grupo apresenta sua pesquisa os colegas dever?o tomar nota sobre os assuntos abordado. Cada apresenta??o n?o dever? ultrapassar dez minutos. Depois desse momento, as anota??es elaboradas durante os semin?rios ser?o digitadas para um arquivo digital google docs para a organiza??o de um texto coletivo.

O professor solicitar? aos grupos  fa?am a contribui??o de pelo tr?s temas: o pesquisado pelo seu grupo e outros dois observados em semin?rio. 

Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10    

?

Imagem 4: Revolu??o Russa

Dispon?vel em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10. 

Para aproximar os alunos dos eventos relacionados a Revolu??o Russa e ao conceito de socialismo, o professor exibir? os dois v?deos abaixo mencionados.

?

Revolu??o Russa: imagens e sons

Palavras-chave: rela??es de produ??o, rela??es de trabalho, rela??es de poder, rela??es culturais, comunismo, socialismo, luta revolucion?ria, solidariedade, capitalismo, burguesia, explora??o, URSS.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9362 Acesso em: 05/12/10. 

?

Imagem 5: Navegantes - socialismo

Dispon?vel em: http://cafehistoria.ning.com/video/video/listTagged?tag=Socialismo Acesso em: 05/12/10. 

?

?

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9116   Acesso em: 05/12/10. 

OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.

Informa??es sobre a TV Multim?dia. Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10.  

?

ATIVIDADE 3

Os alunos formar?o grupos  de tr?s  ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produ??o. Para aproximar os alunos dos temas mencionados, o professor encaminhar? seus alunos para o laborat?rio de inform?tica para a atividade com infogr?fico.

?

Imagem 6: Infogr?fico sobre a forma??o e queda da URSS

Infogr?fico dispon?vel em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm Acesso em 12/12/10. 

Com os resultados das atividades propostas no infogr?fico anotadas nos cadernos de cada estudantes, eles realiza??o uma pesquisa sobre os seguintes assuntos para ampliar seus conhecimentos:

?

  1. Antecedentes da Revolu??o Russa - situa??o econ?mica, pol?tica e social.
  2. Bolcheviques e Mencheviques - principais caracter?sticas desses grupos, como surgiram e como se relacionavam.
  3. Karl Marx e Friedrich Engels - explicar suas principais contribui??es para a formula??o do socialismo cient?fico.
  4. L?nin e St?lin - conviv?ncia e diverg?ncias.
  5. Saint Simon e Charles Fourier: o socialismo ut?pico.
  6. Diferen?a entre socialismo e comunismo.
  7. Experi?ncias socialistas: Cuba e China

?

  • Passo a passo:         

?

  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio. 
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.         
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.    
  4. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.   
  5.  Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

?

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u80.jhtm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u11.jhtm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u44.jhtm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u486.jhtm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u149.jhtm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_ut%C3%B3pico Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/revolucao-russagoverno-stalin.htm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10. 

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China Acesso em: 06/12/10. 

?

  • Os resultados das pequisas dever?o ser expostos em forma de jornal-mural.

?

Imagem 7: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.   

?

?

?

Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos bens que adquirem. na realidade do capitalismo, possuir determinados bens ? uma demonstra??o de sucesso, na medida que numa sociedade de classes desiguais, nem todos podem t?-los. Diante do aumento populacional e uma conduta consumista voltada ao desperd?cio, o meio ambiente sofre a consequ?ncia imediata, que est? associada ao esgotamento de recursos n?o renov?veis.

Os alunos dever?o organizar uma feira da cidadania para promover o consumo sustent?vel. Para organizar o evento, o professor de Hist?ria poder? pedir a colabora??o dos professores de Geografia e Sociologia e Biologia.

Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o utilizar esse espa?o para solicitar que os convidados respondam o question?rio abaixo e utilizem os simuladores sobre o consumismo. Os professores poder?o solicitar a presen?a dos pais dos alunos e da comunidade em geral. Por fim, sugerimos que os alunos tirarem fotos e/ou filmem o evento para a posterior publica??o dos resultados dessa experi?ncia num Blog.

Blogger ? como criar?

Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10    

?

Teste seus h?bitos de consumo:

  1. Evito deixar l?mpadas acesas em ambientes desocupados.  A) Sempre B) ?s vezes  C) Raramente ou D) nunca
  2. Fecho a torneira enquanto escovo os dentes.  A) Sempre  B) ?s vezes  C) Raramente ou D) nunca 
  3. Desligo aparelhos eletr?nicos quando n?o estou usando. A) Sempre B) ?s vezes C)Raramente ou D) nunca
  4. Costumo planejar as compras de alimentos. A) Sempre  B) ?s vezes  C) Raramente ou D) nunca
  5. Costumo pedir nota fiscal quando fa?o compras. A) Sempre B) ?s vezes  C)Raramente ou D) nunca.
  6. Costumo planejar compra de roupas. A) Sempre  B) ?s vezes  C) Raramente ou D) nunca.
  7. Costumo utilizar o verso de folhas de papel j? utilizadas . A) Sempre  B)?s vezes   C)Raramente ou D) nunca
  8. Costumo ler o r?tulo atentamente antes de decidir uma compra. A) Sempre  B)?s vezes   C)Raramente ou D) nunca
  9. A fam?lia separa o lixo para reciclagem (lata, papel, vidro, PET, garrafas). A) Sempre  B)?s vezes   C)Raramente ou D) nunca
  10.  Espero os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira. A) Sempre  B)?s vezes   C)Raramente ou D) nunca
  11. Comprei produtos feitos com material reciclado nos ?ltimos 6 meses. A) Sim  B) N?o  C) N?o sei
  12. Comprei produtos org?nicos nos ?ltimos 6 meses (por exemplo: alimentos sem agrot?xicos, carne sem horm?nios ou antibi?ticos).  A) Sim  B) N?o  C) N?o sei
  13. Procuro passar ao maior n?mero poss?vel de pessoas as informa??es que aprendo sobre empresas e produtos.  A) Sim  B) N?o C) N?o sei

?

Armadilhas de Supermercado

Dispon?vel em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/2007/setembro/supermarket.swf Acesso em: 05/12/10. 

?

Boas Pr?ticas Ambientais

Dispon?vel em: http://internet.boticario.com.br/Internet/staticFiles/Fundacao/EMKT_diversos/animacao_dia_meio_ambiente/boticario.htm Acesso em: 05/12/10. 

?

Pro teste jovem - Consumo Sustent?vel

Dispon?vel em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/pt_jovem/index_intro.htm   Acesso em: 05/12/10.

?

REFER?NCIAS

?

ENGELS, Friedrich. Do Socialismo ut?pico ao socialismo cient?fico. S?o Paulo: Sundermann, 2001.

HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve s?culo XX. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SADER, Emir. Cuba: Um Socialismo em Constru?ao,  Petr?polis: Vozes, 2001.

O TEMA ?: Consumismo. Portal Dia a Dia Educa??o. Dispon?vel em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=321 Acesso em: 06/12/10. 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Navegantes: id?ias do s?culo XIX - socialismo V?deo

Recursos Complementares

Revolu??o

Programa da s?rie ECCE HOMO que aborda as m?ltiplas faces do ser humano. Neste epis?dio, analisa os conceitos de revolu??o e suas caracter?sticas no decorrer da hist?ria.

Palavras chave: revolu??o, sociedade, liberdade, poder, Estado, pol?tica, cultura.

Parte I - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17140 Acesso em: 05/12/10. 

Parte II - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17141  Acesso em: 05/12/10. 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:   

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;   
  3. respeito a opinião dos colegas;      
  4. empenho para concluir as atividades;     
  5. domínio do tema.