Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino M?dio | Sociologia | Mudan?a e transforma??o social |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
O contexto da Revolu??o Russa, as modifica??es impostas pelo governo Bolchevique ap?s 1917 e estabelecer uma compara??o entre a realidade capitalista e socialista.
Para essa aula n?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
?
Imagem 1: Desigualdade Social
Dispon?vel em: http://wacandido.blogspot.com/2010/10/desigualdade-social-no-brasil.html Acesso em: 07/12/10.
A desigualdade social representada na imagem acima demonstra a gritante diferen?a de qualidade de vida experimentada por pobres e ricos. Enquanto pouqu?ssimos concentram muitos recursos financeiros a grande parte da popula??o brasileira das grandes cidades vive com extrema dificuldade em condi??es prec?rias. Nesse sentido, cabe ressaltar que o Brasil possui a terceira pior distribui??o de renda do mundo.
?
?
Com essas provoca??es, o professor dever? instigar um debate com os alunos. E para fornecer subs?dios para tal discuss?o sugerimos que os alunos leiam os textos abaixo em duplas antes de iniciar o debate sobre desigualdade social e distribui??o de renda.
Dispon?vel em: http://outrapolitica.wordpress.com/2010/07/25/brasil-tem-terceira-pior-distribuicao-de-renda-do-mundo/ Acesso em: 12/12/10.
Dispon?vel em: http://www.sfiec.org.br/publicacoes/licoes_prog_desenv_br/desigualdade_social-texto.htm Acesso em: 12/12/10.
Dispon?vel em: http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=10284 Acesso em: 12/12/10.
Dispon?vel em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/relatorio-diz-que-desigualdade-no-brasil-e-uma-das-maiores-do-mundo.html Acesso em: 12/12/10.
?
ATIVIDADE 1
Ap?s a leitura dos textos sugeridos, o professor dever? iniciar o debate com as duas provoca??es sugeridas anteriormente e encaminhar a discuss?o para a no??o do consumo associado ao sistema capitalista de produ??o. No Brasil, como na maioria dos pa?ses do mundo, as pessoas s?o classificadas pela sua condi??o s?cio-econ?mica em fun??o de sua renda. De acordo com a renda, os sujeitos s?o delimitados em classes sociais.
A no??o de classe social se originou concomitantemente ao capitalismo e quanto mais elevada a classe social de um indiv?duo, maior seu poder de consumo.
Mas afinal, como seria viver numa sociedade onde todas as pessoas tivessem a mesma renda e as mesmas condi??es de acesso a sa?de, educa??o, lazer e cultura?
?
Ap?s o debate inicial, o professor dever? exibir o document?rio sobre as classes sociais.
?
Classes Sociais
Programa da s?rie ECCE HOMO, que aborda as m?ltiplas faces do ser humano. Neste epis?dio, fala sobre as diferentes classes sociais na hist?ria, da atual conjuntura da sociedade capitalista, das ideias marxistas, da luta de classes e da revolu??o comunista. Tamb?m aborda o desemprego, a exclus?o e os problemas sociais atuais. Palavras-chave: sociedade, organiza??o social, classe social, institui??es, rela??es de poder, desigualdades sociais, luta de classes.
Parte I - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17143 Acesso em: 05/12/10.
Parte II - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17142 Acesso em: 05/12/10.
Para apresentar o resultado dos debates, os alunos poder?o organizar um blog para registrar suas conclus?es ou elaborar cartazes.
?
Imagem 2: Blogger
Dispon?vel em: http://www.acessasp.sp.gov.br/cadernos/caderno_05_03_p2.php Acesso em: 07/12/10.
Blogger ? como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias. Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em: 04/09/10.
?
?
?
Imagem 3: Charge sobre a divis?o do mundo entre o capitalismo e o socialismo
Dispon?vel em: http://entremuitaseoutras.blogspot.com/2010/09/capitalismo-vs-socialismo.html Acesso em: 06/12/10.
?
ATIVIDADE 2
?
Os alunos formar?o grupos de tr?s ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produ??o. A pesquisa deve contemplar os seguintes elementos:
1. defini??o do conceito pesquisado.
2. contexto hist?rico: onde ? quando? por que?
3. principais caracter?sticas e curiosidades sobre o tema.
?
Para a realiza??o da pesquisa, sugerimos o seguinte procedimento:
?
?
?
Dispon?vel em: http://orbita.starmedia.com/achouhp/geografia/capitali.htm Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.ocapitalista.com/2008/03/capitalismo-em-crise.html Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u13.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/capitalismo/ Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u12.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/historia/crise-de-1929-grande-depressao/ Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=31 Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u337.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/liberalismo-economico.htm Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_554.html Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.economiabr.net/teoria_escolas/teoria_keynesiana.html Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/crise-1929-grande-depressao.jhtm Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-globalizacao-mundializacao-do-capitalismo.html Acesso em: 07/12/10.
Dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/transicao-feudalismo-para-capitalismo.htm Acesso em: 07/12/10.
Cada equipe dever? apresentar sua pesquisa em forma de semin?rio. Cada equipe poder? elaborar cartazes, usar o quadro-negro ou v?deos. Enquanto um grupo apresenta sua pesquisa os colegas dever?o tomar nota sobre os assuntos abordado. Cada apresenta??o n?o dever? ultrapassar dez minutos. Depois desse momento, as anota??es elaboradas durante os semin?rios ser?o digitadas para um arquivo digital google docs para a organiza??o de um texto coletivo.
O professor solicitar? aos grupos fa?am a contribui??o de pelo tr?s temas: o pesquisado pelo seu grupo e outros dois observados em semin?rio.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Dispon?vel em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/09/10
?
Imagem 4: Revolu??o Russa
Dispon?vel em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10.
Para aproximar os alunos dos eventos relacionados a Revolu??o Russa e ao conceito de socialismo, o professor exibir? os dois v?deos abaixo mencionados.
?
Revolu??o Russa: imagens e sons
Palavras-chave: rela??es de produ??o, rela??es de trabalho, rela??es de poder, rela??es culturais, comunismo, socialismo, luta revolucion?ria, solidariedade, capitalismo, burguesia, explora??o, URSS.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9362 Acesso em: 05/12/10.
?
Imagem 5: Navegantes - socialismo
Dispon?vel em: http://cafehistoria.ning.com/video/video/listTagged?tag=Socialismo Acesso em: 05/12/10.
?
?
?
?
?
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9116 Acesso em: 05/12/10.
OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.
Informa??es sobre a TV Multim?dia. Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10.
?
ATIVIDADE 3
Os alunos formar?o grupos de tr?s ou quatro componentes para realizar uma pesquisa sobre o sistema capitalista de produ??o. Para aproximar os alunos dos temas mencionados, o professor encaminhar? seus alunos para o laborat?rio de inform?tica para a atividade com infogr?fico.
?
Imagem 6: Infogr?fico sobre a forma??o e queda da URSS
Infogr?fico dispon?vel em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/index.htm Acesso em 12/12/10.
Com os resultados das atividades propostas no infogr?fico anotadas nos cadernos de cada estudantes, eles realiza??o uma pesquisa sobre os seguintes assuntos para ampliar seus conhecimentos:
?
?
?
?
?
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u80.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1690u11.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u44.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u486.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u149.jhtm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialismo_ut%C3%B3pico Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/revolucao-russagoverno-stalin.htm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/sociologia/conceitos-marxismo.htm Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://historiarussa1.blogspot.com/ Acesso em: 06/12/10.
Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China Acesso em: 06/12/10.
?
?
Imagem 7: exemplo de jornal-mural
Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.
?
?
?
Vivemos numa sociedade que valoriza as pessoas pelos bens que adquirem. na realidade do capitalismo, possuir determinados bens ? uma demonstra??o de sucesso, na medida que numa sociedade de classes desiguais, nem todos podem t?-los. Diante do aumento populacional e uma conduta consumista voltada ao desperd?cio, o meio ambiente sofre a consequ?ncia imediata, que est? associada ao esgotamento de recursos n?o renov?veis.
Os alunos dever?o organizar uma feira da cidadania para promover o consumo sustent?vel. Para organizar o evento, o professor de Hist?ria poder? pedir a colabora??o dos professores de Geografia e Sociologia e Biologia.
Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o utilizar esse espa?o para solicitar que os convidados respondam o question?rio abaixo e utilizem os simuladores sobre o consumismo. Os professores poder?o solicitar a presen?a dos pais dos alunos e da comunidade em geral. Por fim, sugerimos que os alunos tirarem fotos e/ou filmem o evento para a posterior publica??o dos resultados dessa experi?ncia num Blog.
Blogger ? como criar?
Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.
Dispon?vel em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf Acesso em: 04/09/10
?
Teste seus h?bitos de consumo:
?
Armadilhas de Supermercado
Dispon?vel em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/2007/setembro/supermarket.swf Acesso em: 05/12/10.
?
Boas Pr?ticas Ambientais
Dispon?vel em: http://internet.boticario.com.br/Internet/staticFiles/Fundacao/EMKT_diversos/animacao_dia_meio_ambiente/boticario.htm Acesso em: 05/12/10.
?
Pro teste jovem - Consumo Sustent?vel
Dispon?vel em: http://www.proteste.org.br/interactive/flash/pt_jovem/index_intro.htm Acesso em: 05/12/10.
?
REFER?NCIAS
?
ENGELS, Friedrich. Do Socialismo ut?pico ao socialismo cient?fico. S?o Paulo: Sundermann, 2001.
HOBSBAWM, Eric J. A Era dos extremos: O breve s?culo XX. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SADER, Emir. Cuba: Um Socialismo em Constru?ao, Petr?polis: Vozes, 2001.
O TEMA ?: Consumismo. Portal Dia a Dia Educa??o. Dispon?vel em: http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=321 Acesso em: 06/12/10.
Nome | Tipo |
---|---|
Navegantes: id?ias do s?culo XIX - socialismo | V?deo |
Revolu??o
Programa da s?rie ECCE HOMO que aborda as m?ltiplas faces do ser humano. Neste epis?dio, analisa os conceitos de revolu??o e suas caracter?sticas no decorrer da hist?ria.
Palavras chave: revolu??o, sociedade, liberdade, poder, Estado, pol?tica, cultura.
Parte I - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17140 Acesso em: 05/12/10.
Parte II - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17141 Acesso em: 05/12/10.
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios: