Portal do Professor

Início do Conteúdo

A participa??o brasileira na Segunda Guerra Mundial

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O posicionamento oficial do Brasil durante a Segunda Guerra Mundial,  a organiza??o da FEB e da FAB e suas principais participa??es no conflito e a constru??o de uma mem?ria acerca dos pracinhas brasileiros.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula n?o ser?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Lula e Mahmoud Ahmadinejad  

Dispon?vel em: http://esta-acontecendo.blogspot.com/2009_09_01_archive.html Acesso em: 10/10/10.    

?

Imagem 2: Lula e Barack Obama

Dispon?vel em: http://ghiraldelli.wordpress.com/2010/01/07/lula-o-filho-da-politica/ Acesso em: 10/10/10.    

?

O governo Lula apresentou posicionamento diplom?tico aberto ao di?logo com l?deres ligados ao capitalismo neoliberal, como Barack Obama e outros socialistas e fundamentalistas, como Hugo Chaves, Fidel Castro e Mahmoud Ahmadinejad. Este posi??o flex?vel da diplomacia brasileira provocou cr?ticas por parte dos EUA, especialmente com rela??o a aproxima??o do Brasil com o Ir?. Recentemente, o s?tio WikiLeaks divulgou relat?rios secretos onde ex-embaixador do Brasil Clifford Sobel teceu severas cr?ticas ao posicionamento brasileiro. Diante disso, o professor dever? conduzir um debate sobre o posicionamento oficial da diplomacia brasileira e organizar um discuss?o sobre os benef?cios ou malef?cios dessa atitude flex?vel desta postura diplom?tica.

Dispon?vel em: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/12/06/wikileaks-para-eua-divisao-interna-levou-politica-externa-brasileira-desarticulada-923196860.asp Acesso em: 04/12/10.

?

?

?

Imagem 3: Hillary Clinton

Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/governo-dos-estados-unidos-critica-diplomacia-brasileira-com-o-ira.html Acesso em: 04/12/10.

No in?cio de 2010, a secretaria de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton criticou a aproxima??o do Brasil com o Ir? e condenou a atitude de defesa do governo brasileiro no que se refere ao enriquecimento de ur?nio por parte da na??o isl?mica.  A cr?tica da senhora Clinton deve ser compreendida num aspecto mais amplo, na medida que o Brasil historicamente manteve uma posi??o de alinhamento aos interesses estadunidenses. Durante o governo Vargas (1930-1945) o Brasil manteve-se alinhado aos EUA mesmo ap?s 1937 com a exist?ncia de um governo ditatorial.

Texto dispon?vel em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/05/governo-dos-estados-unidos-critica-diplomacia-brasileira-com-o-ira.html Acesso em: 04/12/10.

?

ATIVIDADE 1

Sendo assim, os alunos dever?o direcionar sua aten??o para o contexto da Segunda Guerra Mundial e executar a primeira atividade da aula.

Imagem 4: Get?lio Vargas e Franklin Delano Roosevelt

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Darci_Vargas Acesso em: 04/12/10. 

A imagem acima diz respeito ao contexto da Segunda Guerra Mundial, momento em que o Brasil se alinhava ideologicamente, pol?tica e financeiramente aos EUA. Com a no??o de diplomacia e rela??es internacionais previamente discutidas em momentos anteiores, os alunos dever?o escrever suas opini?es acerca da estrat?gia de aproxima??o com os EUA no contexto da Era Vargas e comparar com a realidade do governo Lula. Os educandos dever?o relatar seu posicionamento: concorda ou n?o com esta postura diplom?tica flex?vel dos ?ltimos oito anos e quais as raz?es para concordar ou discordar.  Em forma de texto colaborativo com o aux?lio do Google Docs.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10.    

?

Imagem 4: O historiador B?ris Fausto

?

Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10   

?

?

?

?

Epis?dio do programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola sobre a Era Vargas

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862 Acesso em: 10/10/10  

?

OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.

Informa??es sobre a TV Multim?dia. Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10. 

?

ATIVIDADE 2

Ap?s a exibi??o dos v?deos,  os alunos dever?o se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa sobre os seguintes temas:

?

  1. Revolu??o de 1930 - antecedentes e principais caracter?sticas.
  2. Era Vargas (1930-1945) - as tr?s fases e suas principais cararter?sticas.
  3. Tratado de Washington - principais elementos, pa?ses envolvidos e contexto da assinatura.
  4. DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - como afetou a vida cultural brasileira, principalmente a quest?o da censura.
  5. FAB - For?a A?rea Brasileira - como se organizou, s?mbolos, principais idealizadores e panor?ma geral da participa??o na Segunda Guerra Mundial.
  6. FEB - For?a Expedicion?ria Brasileira - como se organizou, s?mbolos, principais idealizadores e panor?ma geral da participa??o na Segunda Guerra Mundial.

?

  • Passo a passo

?

  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.    
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.    
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:    

?

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_Vargas Acesso em: 02/12/10 .   

Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/vargas/ Acesso em: 02/12/10 .      

Dispon?vel em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/periodo_era_vargas.html Acesso em: 02/12/10 .   

Dispon?vel em: http://www.universia.com.br/cultura+/materia.jsp?materia=2361 Acesso em: 02/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/era-vargas/getulismo/ Acesso em: 02/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm Acesso em: 02/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.anvfeb.com.br/ Acesso em: 02/12/10.   

Dispon?vel em: http://www.feb.web.pt/ Acesso em: 02/12/10.   

Dispon?vel em: http://neh.no.sapo.pt/documentos/o_tratado_de_washington.htm Acesso em: 02/12/10.  

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_de_Imprensa_e_Propaganda Acesso em: 02/12/10.   

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u56.jhtm Acesso em: 02/12/10.   

Dispon?vel em: http://www.sentandoapua.com.br/portal/ Acesso em: 02/12/10.   

Dispon?vel em: http://www.anvfeb.com.br/ Acesso em: 02/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.revistaformasemeios.jex.com.br/museus/museu+do+expedicionario Acesso em: 02/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra.jhtm Acesso em: 02/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra-monte-castelo.jhtm Acesso em: 02/12/10. 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra-surge-a-feb.jhtm Acesso em: 02/12/10. 

O resultados das pesquisas dever?o ser expostos em forma de semin?rios tem?ticos. Cada grupo dever? fazer um pequeno resumo de sua pesquisa e distribuir para os colegas em forma de panfletos. Os panfletos poder?o ser feitos em papel sulfite e n?o dever?o ocupar mais que uma folha. Cada grupo poder? expor suas observa??es acerca do tema estudado no tempo m?ximo de 15 minutos. O professor dever? deixar que seus alunos sintam-se livres para utilizar cartazes, slides ou v?deos. Cabe ressaltar: a exposi??o de cada grupo dever? ser atentamente apreciada pelos demais colegas. Nesse sentido, cabe ao professor manter o respeito entre colegas exibidores e espectadores.

Finalizadas as exposi??es sobre os temas, o professor dever? organizar um jornal-mural para agrupar todos os temas pesquisados pela turma.

?

Imagem 5: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504   Acesso em: 04/11/10.  

?

Imagem 6: Museu do Expedicion?rio (Curitiba-Paran?)

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2historia/2cacafab9.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

Imagem 7: Museu do Expedicion?rio (Curitiba-Paran?)

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2historia/2tanque4.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

Imagem 8: Museu do Expedicion?rio (Curitiba-Paran?)

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2historia/2canhao3.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

Imagem 9: Museu do Expedicion?rio (Curitiba-Paran?)

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2historia/5eqcomun.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

Imagem 10: Museu do Expedicion?rio (Curitiba-Paran?)

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2historia/5artfeb1.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

Imagem 11: Museu do Expedicion?rio (Curitiba-Paran?)

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2historia/3armas4.jpg Acesso em: 04/12/10. 

?

ATIVIDADE 3

O professor exibir? as imagens acima e com o apoio dos textos abaixo mencionados os alunos formar?o grupos de tr?s ou quatro componentes e organizar?o um v?deo-clip sobre a participa??o do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Sobre a participa??o brasileira neste conflito os alunos dever?o enfatizar a condi??o paradoxal da pol?tica externa brasileira:  vivia sob um regime autorit?rio (Estado Novo de Get?lio Vargas) mas se aliou ao ex?rcitos dos pa?ses democr?ticos para combater os ex?rcitos nazifascistas.

Cada imagem dever? ser contextualizada, ou seja, os alunos dever?o descrever os objetos exibidos (avi?o, canh?o, tanque, armamentos etc) e explicar seu uso durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente identificar as grandes conquistas brasileiras. Os textos selecionados dizem respeito ?s mem?rias dos pracinhas brasilieros e servir?o para recuperar a mem?ria da participa??o brasileira na Seguna Guerra Mundial.

Caso a escola n?o disponibilize laborat?rio de inform?tica para a produ??o do v?deo-clipe, os alunos poder?o produzir um roteiro de uma pe?a de teatro e encenar para a turma.  O v?deo-clipe poder? ser editado com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm           

Sobre o kino:   

O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm        

?

?

  • Textos selecionados

?

Dispon?vel em: http://www.anvfeb.com.br/fatos_e_depoimentos.htm Acesso em: 05/12/10. 

Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml Acesso em: 05/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.cesjf.br/cesjf/revistas/cesrevista/edicoes/2009/HIST2009_a_cobra_fumou.pdf Acesso em: 05/12/10. 

Dispon?vel em: http://memoriasdasegundaguerramundial.blogspot.com/2007/07/histria-da-feb-cartes-do-sabo-eucalol.html  Acesso em: 05/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2010/11/12/interna_diversao_arte,222841/depoimentos-de-pracinhas-na-2-guerra-desmistificam-atuacao-de-brasileiros.shtml  Acesso em: 05/12/10. 

?

REFER?NCIAS

ALVES, Vagner Camilo. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial: historia de um envolvimento for?ado. S?o Paulo: Loyola, 2002.

BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.

FAUSTO, B?ris. Getulio Vargas : o poder e o sorriso. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2006.

FERRAZ, Francisco C. Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005

FONSECA, Selva Guimar?es. Did?tica e pr?tica de ensino de hist?ria: experi?ncias, reflex?es e aprendizados. S?o Paulo: Papirus, 2005.

LE GOFF, Jacques Le Goff. Hist?ria e mem?ria. S?o Paulo: UNICAMP, 2000.

OLIVEIRA, Dennison. Os soldados alem?es durante a Segunda Guerra Mundial. Curitiba: Juru? Editora, 2008.

TOTA, Antonio P. O Imperialismo Sedutor: a americaniza??o do Brasil na ?poca da Segunda Guerra Mundial. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A Era Vargas V?deo

Recursos Complementares

Senta a Pua! Document?rio. 112 min, 2000. Dire??o: Erik de Castro.

No dia 6 de outubro de 1944, os integrantes do 1? Grupo de Avia??o de Ca?a do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na It?lia, para participar da 2? Guerra Mundial, integrando o 350? Fighter Squadron. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. A saga do 1? Grupo contada por seus pr?prios pilotos, veteranos do mais importante conflito b?lico deste s?culo, cujas a??es foram de fundamental relev?ncia para a garantia da vit?ria aliada na Europa.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/senta-a-pua/ Acesso em: 03/12/10. 

Brasil e a Segunda Guerra Mundial Programa Scientia da UFPR TV, gravado no Museu do Expedicion?rio na cidade de Curitiba no Paran?. Exibido em 30/09/2008 com a participa??o do Prof ? Dr ?  Dennison de Oliveira do Departamento de Hist?ria da UFPR falando sobre o Brasil na conjuntura da Segunda Guerra Mundial e seus dois livros sobre o per?odo: "Os soldados alem?es de Vargas" e "Os soldados brasileiros de Hitler".

Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial, Brasil, Era Vargas, nazifascismo, EUA, Museu do Expedicion?rio.

Parte I - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16585 Acesso em: 03/12/10.   

Parte II - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16586 Acesso em: 03/12/10.   

Parte III - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16587  Acesso em: 03/12/10.   

Parte IV - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16588 Acesso em: 03/12/10.  

Parte V - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16589 Acesso em: 03/12/10.   

Parte VI - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16590  Acesso em: 03/12/10.  

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

 Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:    

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;    
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema.