Portal do Professor

Início do Conteúdo

Movimento oper?rio no Brasil: a influ?ncia do anarquismo italiano

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino M?dio Sociologia Estrutura e estratifica??o social: a quest?o das desigualdades sociais
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de anarquismo, a importância dos imigrantes italianos para a constituição do movimento operário no Brasil nos início do século XX e as greves e as conquistas dos primeiros operários brasileiros.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

?

Imagem 1: Sex Pistols

Dispon?vel em: http://newsevents.arts.ac.uk/14412/arts-insider-interview-ben-evans/ Acesso em: 05/12/10.  

?

  • Textos de apoio:

Movimento Punk. Dispon?vel em: http://www.moisesneto.com.br/punk.html Acesso em: 05/12/10. 

Cultura Punk. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_punk Acesso em: 05/12/10, 

Nos anos 1970, a Inglaterra vivia os reflexos da crise econ?mica internacional (crise do petr?leo) e o desemprego e a mis?ria era a realidade de milhares de jovens filhos de oper?rios brit?nicos. Os sonhos de uma sociedade libert?ria defendida pelos hippies nos anos 1960 havia se perdido, "o sonho acabou", nas palavras do ?cone John Lennon. Nesse contexto, surge o movimento punk com visual agressivo e a m?sica recheadas de palavr?es, era a resposta de uma gera??o que se sentia abandonada e resolve reagir aos gritos. Em 1976 a banda punk brit?nica Sex Pistols lan?ou a can??o Anarchy In The U.K.(Anarquia no Reino Unido) e proclamava a juventude a clamar por Anarquia.

?

ATIVIDADE 1

Os alunos nascidos nos anos 1990 muito provavelmente n?o conhecem o grupo Sex Pistols e para aproximar os alunos do conceito de anarquia usado na can??o o professor dever? exibir o v?deo-clipe da m?sica e a letra traduzida. Durante a exibi??o da can??o, os alunos dever?o observar:

 1. A postura dos componentes do grupo. Como os m?sicos manipulam os instrumentos musicais?

2. A agressividade na performance vocal. De que forma o vocalista interpreta as letras?

3. A atitude violenta na express?o corporal. A express?o corporal denota uma atitude de aceita??o ou de rebeldia?

4. A partir dessas observa??es ? poss?vel definir o conceito de anarquia usado pelo movimento punk? Justifique.

?

  •  As observa??es dos alunos dever?o ser registradas em seus cadernos.

?

Anarchy In The U.K.- Sex Pistols - V?deo-clip

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JQkActP-isE Acesso em:05/12/10. 

?

Anarchy In The U.K.- Sex Pistols - Letra e tradu??o

Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/sex-pistols/25615/traducao.html Acesso em:05/12/10.  

?

?

?

Imagem 2: O historiador B?ris Fausto

Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10.  

?

?

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862 Acesso em: 02/12/10.

?

?

ATIVIDADE 2

Para aproximar os alunos do contexto da participa??o do anarquismo no Brasil, os alunos assistir?o o v?deo acima mencionados. O professor dever? orientar seus alunos para que observem o controle exercido por Get?lio Vargas sobre os trabalhadores brasileiros. Ao assistir o v?deo, os alunos dever?o ficar atentos para os seguintes aspectos:

  1. As condi??es de vida do operariado brasileiro no contexto dos anos 1930 e 1940.
  2. Como se encontrava organizados os oper?rios brasileiro no in?cio do s?culo XX.
  3.  A import?ncia dos anarquistas italianos na consolida??o do movimento sindical brasileiro.

Os alunos dever?o se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa sobre os seguintes temas:

  •  Imigra??o italiana para S?o Paulo - onde se fixaram e quais as atividades produtivas que exerceram na cidade de S?o Paulo.
  • Caracter?sticas gerais do anarquismo de Bakunin.
  • Leis trabalhistas criadas por Get?lio Vargas.
  • Greves oper?rias e principais exig?ncias. Sindicalismo e "sindicato pelego".

?

  • Passo a passo:

?

  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. N?o deixe de estabelecer com clareza  os crit?rios de avalia??o.
  5. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.
  • S?tios sugeridos para pesquisa:

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.anarquismo.com.br/mikhil.html Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/anarquismo/anarquismo-na-italia.php Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.culturabrasil.org/anarquia.htm Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.culturabrasil.org/deuseoestado.htm Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/historiab/movimento-operario-brasileiro.htm Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=13421 Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/QuestaoSocial/MovimentoOperario Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/vargas/ Acesso em: 03/12/10.    

Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/era-vargas/getulismo/ Acesso em: 03/12/10.  

Dispon?vel em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/clt.htm Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.imigrantesitalianos.com.br/   Acesso em: 03/12/10. 

?

Os resultados dever?o ser apresentados em forma de semin?rio tem?tico ou em forma de v?deo. Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, os alunos dever?o apresentar aos colegas os resultados de suas pesquisas em forma de semin?rio em 10 ou 15 minutos. Depois de todas as apresenta??es, os alunos formar?o uma mesa redonda para solucionar suas d?vidas e inquieta??es.

Caso o professor tenha condi??es de encaminhar seus alunos para a execu??o de um v?deo-clipe, sugerimos o uso do software movie maker ou livre kino. os alunos poder?o postar suas produ??es no youtube.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm             

Sobre o kino:   

O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm       

?

?

?

ATIVIDADE 3

Para finalizar as atividades sobre o movimento oper?rio e o anarquismo os alunos realizar?o um evento sobre as leis trabalhistas e os direitos e deveres dos trabalhadores. O evento poder? contar com a participa??o da comunidade. Os alunos da classe se dividir?o em dois grupos e esses grandes grupos dever?o dividir tarefas. Como resultado das pesquisas, os grupos dever?o produzir um flyer sobre a CLT e algumas recentes modifica??es da mesma. No panfleto, os alunos poder?o pedir ajuda do professor de geografia para inserir informa??es sobre a popula??o economicamente ativa no Brasil e a porcentagem entre homens e mulheres, al?m de dados sobre as diferen?as salariais por faixa et?ria e sexo. Por fim, o informativo pode conter a rela??o entre anos de estudo e renda m?dia.  Para a realiza??o dessa atividade sugerimos o seguinte procedimento:

?

  • Passo a passo:

?

  1. Organize as equipes atrav?s de sorteio.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Ajude os grandes grupos a dividirem os sub-temas ou, os alunos poder?o eleger um l?der do grupo.
  4. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  5. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa.

?

  • S?tios sugeridos para pesquisa:

?

Dispon?vel em: http://www.soleis.com.br/ebooks/0-TRABALHISTA.htm Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.ibge.gov.br/home/ Acesso em: 03/12/10. 

Dispon?vel em: http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=103707&codAplicativo=2 Acesso em: 03/12/10. 

?

Para a elabora??o dos flyers os alunos poder?o utilizar o software livre scribus.

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm      

?

OBS: Os flyers ou panfletos s?o impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um p?blico determinado, visto que s?o distribu?dos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da popula??o ao evento, produto ou servi?o anunciado.

?

?

?

Col?nia Cec?lia

"O anarquismo no Brasil ganhou for?a com a grande imigra??o de trabalhadores europeus entre fins do s?culo XIX e in?cio do s?culo XX. Em 1889 Giovani Rossi tentou fundar em Palmeira, no interior do Paran?, uma comunidade baseada no trabalho, na vida e na nega??o do reconhecimento civil e religioso do matrim?nio, (o que n?o significa, necessariamente, "amor livre"), denominada Col?nia Cec?lia. (...)"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%B4nia_Cec%C3%ADlia Acesso em: 02/12/10. 

?

REFER?NCIAS

CARRILHO, Marcos Jos?. Fazendas de caf? oitocentistas no Vale do Para?ba. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 59-80. Dispon?vel em:  www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100003&lang=pt Acesso em: 06/12/10. 

COSTA, E. Viotti da. Da monarquia ? rep?blica. S?o Paulo: UNESP, 1999.

MENDES, Jos? Sacchetta Ramos. Des?gnios da Lei de Terras: imigra??o, escravismo e propriedade fundi?ria no Brasil Imp?rio. Cad. CRH [online]. 2009, vol.22, n.55, pp. 173-184. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792009000100011&lang=pt Acesso em: 06/12/10.  

MONBEIG, Pierre. Plantadores e fazendeiros de S?o Paulo. S?o Paulo: Hucitec, 1998.

MOTTA, Jos? Flavio. Escravos daqui, dali e de mais al?m: o tr?fico interno de cativos em Constitui??o (Piracicaba), 1861-1880. Rev. Bras. Hist. [online]. 2006, vol.26, n.52, pp. 15-47. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000200003&lang=pt Acesso em: 06/12/10.  

RIBEIRO, Luiz Cl?udio M.. A inven??o como of?cio: as m?quinas de preparo e benef?cio do caf? no s?culo XIX. An. mus. paul. [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 121-165. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142006000100005&lang=pt Acesso em: 06/12/10. 

VERONA, Antonio F. It?lia e Brasil. Dispon?vel em: http://www.dellamonica.com.br/brasdositalianos.htm Acesso em: 06/12/10.  

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A Era Vargas [Hist?ria do Brasil por Boris Fausto] V?deo

Recursos Complementares

GATTAI, Z?lia. Anarquistas gra?as a Deus. Editora: Companhia das Letras, 2009.

"A obra retrata a aventura dos imigrantes italianos em busca da terra dos sonhos e o percurso interior da pequena Z?lia na capital paulista - uma menina para quem a vida, mesmo nos momentos mais adversos ou indecifr?veis, nunca perdeu o encanto. A determina??o de seu Ernesto e a paix?o pelos autom?veis, a conviv?ncia di?ria com os irm?os e dona Angelina, os s?bios conselhos da bab? Maria Negra, as idas ao cinema, ao circo e ? escola, as viagens em grupo, o avan?o da cidade e da pol?tica. Nestas cr?nicas familiares, vida e imagina??o se embaralham, tendo como pano de fundo um Brasil que se moderniza sem, contudo, perder a magia".

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2707181&sid=201861570121016252614452132&k5=19746714&uid= Acesso em: 04/12/10. 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:    

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;    
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema.