Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os problemas ambientais nas zonas rurais

Autor e Co-autor(es)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender que as queimadas e o desmatamento s?o prejudiciais ao meio ambiente; identificar ?reas de queimadas; onde elas acontecem com frequ?ncia; discutir os principais problemas ambientais, levando o aluno a uma opini?o mais critica sobre o fato.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

1? Passo: Apresente as charges a seguir em datashow ou reproduza c?pias para cada aluno.

 

Fonte: http://geografiatematica.blogspot.com/2010_08_01_archive.html acessado em: 26.01.2011.

Professor, comece a aula com questionamentos sobre a charge, por exemplo: Qual a fun??o do IBAMA? A cria??o de gado traz problemas ambientais? Onde? O gado precisa de uma grande ou pequena propriedade de terra? Por qu?? Pouca ou muita m?o de obra? Existe mecaniza??o nessa atividade? Qual o consumo de ?gua por parte da pecu?ria brasileira? e o consumo dom?stico? agr?cola? O gado contribui para emiss?o de CO2? Por que o autor diz para o boi fazer cara de ?rvore? Por que boi sonso? Anote palavras chaves no quadro negro, palavras essas que foram ditas pelos alunos, mas n?o esque?a da principal, desmatamento.  Anote

2? Passo: Apresente essa nova charge.

 

Fonte: http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html acessado em: 26.01.2011.

Questione: Por que c?rrego paragem? Por que na cara de todo mundo e ningu?m faz nada? O que significa o fogo na parte superior da figura? Por que as l?grimas nas antas? Por que um cano de esgoto remete l?quido vermelho? O que isso significa? Temos lixo org?nico ou inorg?nico? Quais? Quais as semelhan?as e diferen?as com a charge anterior? Deixe o aluno ser papel fundamental nessa an?lise. Novamente, coloque no quadro negro, palavras que poder?o ser utilizadas durante a aula ou no seu t?rmino. 

3? Passo: Apresente a terceira e a quarta charge juntas.

 

Fonte: http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html acessado em: 26.01.2011.

 

Fonte: http://conexaoambiental.zip.net/arch2007-09-01_2007-09-30.html acessado em: 26.01.2011.

Questione sobre a terceira charge: Cad? o mato? Quem poderia ter causado essa queimada? Por qu?? A estrada representa a a??o antr?pica. Ela ? necess?ria na regi?o? Agora de acordo com a ?ltima charge, questione: Por que o aviso sobre a ?rvore? Por que a bengala na m?o do guarda florestal? Por que os ?culos escuros? O que ele representa nessa charge? Por que na Amaz?nia? Fa?a uma reflex?o sobre essas imagens, compare-as e coloque no quadro palavras importantes para reflex?o e discuss?o. 

4? Passo: Apresente o texto a seguir na forma de reprodu??o para cada aluno ou em datashow. Pe?a que cada um leia um trecho em voz alta, alternando entre eles, at? o t?rmino.

Queimadas

          As queimadas provocam um profundo desequil?brio ambiental. A pr?tica de realizar queimada promove uma s?rie de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os pa?ses subdesenvolvidos s?o os que mais utilizam esse tipo de recurso. As queimadas s?o mais freq?entes em ?reas rurais que praticam t?cnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma ?rea na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegeta??o para limpar o local e preparar o solo, esse recurso n?o requer investimentos financeiros.

          Do ponto de vista agr?cola, o ato de queimar ?reas para o desenvolvimento da agricultura ? uma a??o totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, al?m de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superf?cie fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situa??o se agrava gradativamente resultando na infertilidade.

          Outra quest?o que deriva das queimadas ? o aquecimento global, pois a pr?tica ? a segunda causa do processo, ficando atr?s somente da emiss?o de gases provenientes de ve?culos automotores movidos a combust?veis f?sseis. Isso acontece porque as queimadas produzem di?xido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global. As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agr?cola e pecu?ria provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequil?brio ambiental, ?s vezes em n?veis sem precedentes.

          No caso espec?fico do Brasil, as queimadas tem sido respons?veis pela diminui??o de importantes dom?nios brasileiros, principalmente a floresta Amaz?nica e o Cerrado, duas ?reas intensamente exploradas pela agropecu?ria, o segundo ? o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegeta??o original, pois o restante j? foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos ?ltimos anos tem atra?do muitos produtores, isso certamente causar? grandes impactos em uma das ?reas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as pr?ximas gera??es.

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/geografia/queimadas/ acessado em: 26.01.2011.

Leve o aluno a uma reflex?o e a uma discuss?o cr?tica sobre o tema. Para isso sugiro o seguinte questionamento: O que ? queimada? O que ? atividade agr?cola? O que ? aquecimento global? Por que os pa?ses subdesenvolvidos utilizam em larga escala a queimada? Se voc? fosse um empres?rio do setor, faria igual? Por qu?? O que ? efeito estufa? O que s?o combust?veis f?sseis?

Para amarrar bem as charges e o texto, pe?a ao aluno que fa?a uma produ??o no seu caderno, uma hist?ria de como seria o planeta daqui a algumas d?cadas sem a solu??o dos problemas ambientais na ?rea rural. Na sequ?ncia, pe?a que cada aluno leia o seu texto em voz alta, para socializar as diferentes ideias que surgiram. Coloque os melhores textos, ou os mais conscientes, em um mural na sala de aula.

5? Passo: Assista aos v?deos a seguir.

1? v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=RNwwQW7kHuU

2? v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=xMJg5JPgWTw

Depois de assistir aos v?deos, pe?a aos alunos que produzam um document?rio, gravado em m?dia ou mesmo apresentado em sala de aula, de alguns outros problemas ambientais rurais, com suas causas e consequ?ncias para o planeta e os homens. Essa atividade ser? feita em casa, como complemento dessa aula. 

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dever? ocorrer em toda a aula, com a participa??o positiva dos alunos nas atividades propostas.