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Figuras planas e sólidos geométricos: diferenças e semelhanças

Autor e Co-autor(es)

Edite Resende Vieira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Médio Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • diferenciação entre figura geométrica plana e sólido geométrico;
  • semelhanças e diferenças entre os pares de figuras e sólidos;
  • relações entre figuras tridimensionais e bidimensionais.

Duração das atividades

2aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas geométricas planas.

Estratégias e recursos da aula

A "visualização" de figuras espaciais representadas em elementos bidimensionais é, frequentemente, relatada como uma das dificuldades para a aprendizagem de geometria espacial (MARINHO, 2010).

 

 

 

Atividade 1

Representação plana de sólidos geométricos em malhas pontilhadas.

 

Essa atividade tem por objetivo estimular a criatividade dos alunos e desenvolver o pensamento geométrico espacial a partir da representação plana de sólidos geométricos.

 

1º) Ao acessar o link (http://nrich.maths.org/content/id/2883/circleAngles.swf) irá aparecer a seguinte imagem 

 

Imagem editada a partir de http://nrich.maths.org/public/viewer.php?obj_id=2885

 

2º) Clique no símbolo indicado pela seta vermelha para mudar o formato para uma malha pontilhada. A imagem ficará semelhante a indicada abaixo.

Imagem editada a partir de http://nrich.maths.org/public/viewer.php?obj_id=2885

3º) Se for necessário aumente o número de pontos clicando nas setas cinzas.

4º) Dê um duplo clique nos "elásticos" coloridos e, em seguida, arraste-os para os "pinos".

5º) Organize os alunos em duplas. Cada dupla deverá ter acesso a um computador. Isso poderá ser realizado no laboratório de informática, por exemplo.

6º)  Agora peça a cada dupla para representar na malha: cubo, paralelepípedo, pirâmide, etc.

7º) Após a conclusão de cada representação, os alunos deverão exibir ao professor. Não é necessário um olhar detalhado, basta observar se a figura proporciona a representação bidimensional do sólido tridimensional correspondente.

 

As figuras abaixo apresentam soluções possíveis para os sólídos pedidos.

Fonte: http://apaginasolta.blogspot.com/2007/11/os-prismas-e-as-pirmides.html

 

Fonte: http://apaginasolta.blogspot.com/2007/11/os-prismas-e-as-pirmides.html

 

Fonte: http://apaginasolta.blogspot.com/2007/11/os-prismas-e-as-pirmides.html

 

Atividade 2

Essa atividade tem por objetivo desenvolver o pensamento geométrico espacial a partir de representações planas.

Jogo da Velha 3D

Fonte: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/tecnologias/jogodavelha3d.html

.

Em um jogo da velha comum os adversários intercalam-se em jogadas na qual cada um marca um símbolo O ou X em uma matriz 3x3. Vence o jogador que preencher uma linha, diagonal ou coluna com seu símbolo. O Jogo da Velha 3D consiste na representação planificada de um cubo 4x4 de modo que as quatro camadas sejam ordenadas da face da frente até a face de trás. A montagem do cubo deve ser feita na mente dos jogadores. Desta forma, as habilidades de visualização espacial são continuamente trabalhadas de forma lúdica.

1º) Professor, com antecedência, faça o download da planilha eletrônica Jogo da Velha 3D disponível em

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/tecnologias/jogodavelha3d.html   

2º) Agora, com o uso de um projetor, apresente para a turma o vídeo que mostra as regras deste jogo e está indicado abaixo .

 

Link para o vídeo tutorial:

http://www.youtube.com/watch?v=RscPDS_576U

Caso não seja possível apresentar o vídeo, utilize as informações dadas no seguinte trabalho

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/JogoDaVelha3D.pdf

3º) Depois, faça a projeção da planilha eletrônica para toda turma.

4º) Divida a turma em meninos e meninas (ou outra divisão qualquer) e convide um representante de cada grupo para começar a brincadeira.

5º) Estimule a participação de todos, para ampliar a interatividade utilize um laboratório de informática se possível. Uma alternativa, caso não haja laboratório de informática é disponibilizar versões impressas das planilhas para que os alunos possam utilizar, sem precisar gastar tempo traçando as quatro tabelas 4 por 4.

Obs: Os alunos gostam muito dessa atividade!

 

 

Atividade 3

Sólidos Platônicos

As ideias para esta atividade foram obtidas a partir do site http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html

Fonte: http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html

1º) Professor, com antecedência, acesse ao site (http://www.uff.br/cdme/platonicos/platonicos-html/solidos-platonicos-br.html) para testar a manipulação das representações planas dos sólidos geométricos.

2º) Com o uso de um projetor, apresente para a turma os diferentes sólidos.

3º) Em seguida, retorne ao primeiro sólido e peça para os alunos anotarem a quantidade de vértices, de faces e de arestas. Para isso, convide um aluno para manipular o sólido e a turma deverá orientá-lo.

Novamente, o objetivo desta questão é desenvolver a representação geométrica espacial a partir de representações planas, neste caso, dinâmicas e interativas.

 4º) Se estiver disponível um modelo em material concreto, de alguns dos sólidos apresentados, leve-os para mostrar aos alunos. Neste momento eles poderão conferir suas respostas a partir de uma contagem "via manipulação concreta" (note que da outra forma também houve uma "manipulação virtual").

Referência

MARINHO, F. C. Villar. JOGO DA VELHA 3D. V EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Fevereiro 2010.

Disponível em http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/JogoDaVelha3D.pdf

acessado em 22/11/2010.

Recursos Complementares

Avaliação

Sugerimos que a avaliação contemple a visualização espacial a partir de representações planas de sólidos geométricos. Os alunos devem informar, por exemplo, a quantidade de vértices, faces e arestas de um sólido geométrico representado no plano.