Portal do Professor

Início do Conteúdo

Le parkour para os pequenos

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Oliveira Pisani Martini imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de Le parkour para os pequenos os alunos poder?o: conhecer essa modalidade de atividade f?sica e de divertimento muito praticada nas grandes cidades; identificar as rela??es estabelecidas do corpo com o espa?o urbano e espa?o escolar; testar as possibilidades de pr?tica dessa modalidade no espa?o escolar.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min./total: 100min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h?.

Estratégias e recursos da aula

Espa?os da escola onde tenham bancos, grades, escadas, brinquedos de parquinho ou outros obst?culos.

Materiais. Folhas de papel e l?pis. Para os obst?culos: caso a escola tenha poucas possibilidades o professor pode utilizar materiais, como cones, cordas, etc. para a constru??o dos mesmos.

Atividade 1. Conhecendo a modalidade (25?).

Nesse momento o professor deve apresentar a modalidade para os alunos enfatizando a ideia de descobertas e explora??o dos obst?culos na arquitetura da cidade. ? importante dizer que a modalidade surgiu como uma brincadeira entre habitantes das grandes cidades que buscavam novas alternativas para praticarem atividades f?sicas e para se divertirem. A ideia principal ? se deslocar r?pido pela cidade sem que ningu?m seja barrado pelos obst?culos arquitet?nicos. Alguns dizem que ? como se simul?ssemos uma fuga pela cidade. As regras do le parkour s?o constru?das dentro do grupo no qual s?o praticadas as manobras. Outra informa??o importante ? que essa modalidade ? de baixo custo, ? saud?vel, ? divertida, respeita os limites de cada pessoa, al?m de ser desafiadora. Entretanto, precisa de muita concentra??o, aten??o aos obst?culos, reconhecimento de limites, for?a de vontade, etc. Se poss?vel, imprima algumas fotografias de praticantes do le parkour  para as crian?as visualizarem as manobras. Outra possibilidade seria mostrar alguns v?deos.

O professor poder? encontrar imagens interessantes nos seguintes links:

http://www.leparkourbrasil.blogger.com.br/ (?ltimo acesso em 19/11/2010)  

http://www.overmundo.com.br/overblog/o-que-e-le-parkour (?ltimo acesso em 19/11/2010)  

http://www.tobu-leparkour.com.br/galeria.html (?ltimo acesso em 19/11/2010)  

v?deos com manobras e nomes de cada uma:

http://www.youtube.com/watch?v=H3bl-p5qLws&feature=related  (?ltimo acesso em 19/11/2010) 

Atividade 2. Explorando a escola (35?).

Com posse de papel e l?pis, fa?a um passeio pela escola com a turma buscando as possibilidades de pr?tica do le parkour . Identifique, com as crian?as, muretas, irregularidades no ch?o (valas, barrancos, elevados de terra, etc.), grades, bancos, mesas e outras partes de constru??es da escola que podem servir de obst?culos. O professor deve, antes de deixar que as crian?as pratiquem o le parkour, se certificar da seguran?a do obst?culo. Na medida em que forem realizando o passeio pela escola as crian?as devem, em pequenos grupos, desenhar um mapa do espa?o indicando os obst?culos que ser?o transpostos. Tamb?m seria interessante que eles indicassem uma ordem de percurso, numerando-os. Obs.: Os obst?culos devem ser escolhidos com cautela para a seguran?a das crian?as, entretanto, o professor deve deixar que as crian?as se arrisquem em obst?culos que realmente representem desafios para elas.   

Atividade 3. Pega-pega parkour (30?).

Depois de terem experimentado os obst?culos, organize um pega-pega parkour. Nessa brincadeira, as crian?as ficar?o em filas. O primeiro fugitivo dever? ser pego pelo segundo da fila, o segundo pelo terceiro, e assim por diante. O trajeto tamb?m deve ser estabelecido previamente. O professor deve estabelecer um tempo de intervalo entre a sa?da das crian?as para a corrida. Quem for pego pelo colega que est? atr?s, deve aguardar a pr?xima rodada. Quem pegou o colega de frente deve continuar o pega-pega tentando pegar o pr?ximo ? sua frente.   

Atividade 4. Avaliando o nosso circuito (10?).

No fim da aula, sente com as crian?as e, ? medida que faz um alongamento com elas, converse sobre as dificuldades da aula, as poss?veis adapta??es no circuito para as pr?ximas aulas, etc.

Recursos Complementares

Outros v?deos interessantes em estilo livre:

http://www.youtube.com/watch?v=6u8YJM7VVQA&NR=1&feature=fvwp (?ltimo acesso em 19/11/2010)   

http://www.youtube.com/watch?v=mKix21rTfFI (?ltimo acesso em 19/11/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=T1daYJ1r7iU&NR=1 (?ltimo acesso em 19/11/2010) 

Avaliação

O importante a avaliar é o envolvimento dos alunos no processo de experimentação das manobras, dos movimentos e na partilha de experiências com os colegas. O professor deve enfatizar que esse é o espírito da prática do le parkour  e não um espírito de competição. A ideia é a diversão, a brincadeira, o exercício da imaginação e da superação dos limites. Os alunos devem ter espaço, nesse momento, para se manifestarem em relação as suas impressões sobre a aula e ao aprendizado.