Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • analisar a temática das canções;
  •  identificar substantivos nas canções;
  • escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • substantivo

Estratégias e recursos da aula

 

  • trabalho em grupo;
  • uso do laboratório de Informática

ATIVIDADE 1

Para motivar os alunos a estudar o assunto, o professor deverá apresentar a eles as seguintes imagens:

 

http://api.ning.com/files/CvG5CpJyNYioXycIsfsSK5MXD1Z1KKlzYptAboXSDi2tnF-BtS7kDOHcbXgUk3OxTPSRWtAaiNtjFE4EmjjeZuqods28EX1T/Bailarina.jpg

http://blogs.universia.com.br/panelasapimentadas/files/2008/03/sopa3.JPG

Na sequência, o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Cada um receberá uma cartolina para realizar a atividade. Os alunos deverão dividi-la em duas partes. Em cada uma das partes eles deverão escrever substantivos relacionados às palavras "bailarina" e "sopa". O professor deverá solicitar a um/a aluno/a do grupo que leia as palavras selecionadas.

Na sala de Informática, o professor deverá mostrar aos alunos os vídeos das canções:

http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ

http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0

 

Os alunos deverão ouvir as músicas duas vezes e tentar anotar a maior quantidade de substantivos que conseguirem escutar durante a execução delas. Feito isso, o professor deverá conversar com a turma e verificar se os substantivos anotados inicialmente estavam presentes nas canções ou não. O professor poderá designar um tempo para que cada grupo exponha sua opinião em relação às músicas e aos substantivos anotados.

 

ATIVIDADE 2

O professor deverá entregar xerocópias aos alunos as letras das canções. Em duplas, eles deverão analisá-las. O professor poderá reproduzir as músicas novamente.

Links para letra das canções:

http://www.webletras.com.br/musica/palavra-cantada/sopa  - Letra de "Sopa"

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85948/  - Letra de "Ciranda da Bailarina"

 

Os alunos deverão discutir as questões em duplas e escrevê-las no caderno. As perguntas para a análise são:

 

  1. As duas canções tratam de temas do universo infantil. Quais são eles?
  2. A canção de Chico Buarque apresenta vários substantivos "desgostosos" relacionados ao mundo infantil. Cite alguns.
  3. Na canção de Chico Buarque a bailarina difere das demais crianças porque não apresenta as características "feias" do mundo infantil. Justifique esse posicionamento do autor.
  4. Você concorda com a posição do autor?
  5. A música "Sopa", do Grupo Palavra Cantada descreve os ingredientes da sopa. Que ingredientes são "estranhos" para a receita?
  6. O autor utiliza de substantivos para listar os ingredientes da sopa, alguns deles bem diferentes. Esses ingredientes que tradicionalmente não compõem a sopa pertencem ao universo infantil. Cite alguns. 

O professor deverá fazer a correção juntamente com os alunos.

ATIVIDADE 3

Os alunos deverão ser divididos em grupos. A proposta é que eles façam uma paródia das canções estudadas substituindo os substantivos. Eles deverão manter a mesma temática da canção original. Para isso, o professor entregará aos alunos as letras das canções com algumas palavras faltando. Eles deverão preencher as músicas com outros substantivos mantendo o sentido original delas. O professor poderá marcar um dia para a apresentação dos grupos.

 

CIRANDA DA BAILARINA

Procurando bem

Todo mundo tem ____________

Marca de ____________ ou vacina

E tem piriri, tem lombriga, tem _____________

Só a bailarina que não tem

E não tem __________

Verruga nem frieira

Nem falta de maneira

Ela não tem

Futucando bem

Todo mundo tem ___________

Ou tem cheiro de creolina

Todo mundo tem um irmão meio ___________

Só a bailarina que não tem

Nem ___________   _____________

Nem dente com comida

Nem casca de ferida

Ela não tem

 

SOPA

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem _____________?

Será que tem tomate?

Será que tem _____________?

Será que tem agrião?

É um, é dois, é três...

O que que tem na sopa do neném?

O que que tem na sopa do neném?

Será que tem _______________?

Será que tem balinha!?

Será que tem _________________?

Será que tem caminhão?!

É um, é dois, é três...

 

Professor, selecionamos apenas trechos das canções para essa atividade.

Recursos Complementares

http://carloskater.com/?p=250   Um estudo da canção "Ciranda da bailarina"

http://www.palavracantada.com.br/final/imprensa_detalhes.aspx?idMateria=1 Crítica da revista Veja ao cd do Palavra Cantada 

Os sites acima são sugestões para o professor.

Avaliação

É importante observar a seleção de substantivos feita pelos alunos relacionados às palavras "sopa" e "bailarino". O professor deverá verificar se elas são pertinentes. A escolha dos substantivos para preencher as canções deve considerar a temática das mesmas.