Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meios de Comunicação

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Identificar permanências e mudanças nos meios de comunicação;
  •   Conhecer as adaptações dos meios de comunicação para possibilitar o acesso à informação para as pessoas com deficiência auditiva e visual;.
  •   Ler e interpretar uma linha de tempo.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meios de Comunicação

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE:

Inicie a aula conversando com os alunos sobre os meios de comunicação. Proponha perguntas do tipo:

a) O que são meios de comunicação?

b) Para quê eles servem?

c) Qual você conhece?

d) Você já viu os telefones para pessoas com deficiência visual ou auditiva?

Após os questionamentos, encaminhe uma pesquisa imagética dos meios de comunicação citados pelas crianças. Em seguida, construam juntos um álbum ou cartaz coletivo com as imagens recortadas, de revistas e jornais disponíveis na sala de aula

Fonte:  http://blogartemania.blogspot.com/ 

2ª ATIVIDADE:

Proponha que os alunos pesquisem sobre as mudanças e permanências nos meios de comunicação. Para isso, poderão utilizar livros, revistas, jornais ou a Internet. Em seguida, construam uma linha do tempo, utilizando imagens, datas e pequenos textos explicativos das mudanças e permanências ocorridas. Caso desejem, poderão utilizar, neste processo, o programa Power Point, construindo uma linha do tempo com animação gráfica, se o professor dominar tal tecnologia.

3ª ATIVIDADE:

Em jornais, revistas ou na Internet, pesquisem informações sobre os meios de comunicação adaptados às pessoas com deficiência visual ou auditiva. Ao final, numa roda de conversa, serão discutidas as informações encontradas, que servirão de base para a elaboração de um roteiro de entrevista para o momento seguinte.

Fonte: http://www.ebandreporter.com.br/tecnologia/00003286-aparelho_para_deficiente_visuais_le_com_a_lingua.html 

Fonte: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=814&sid=9&tpl=printerview 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16045:instituto-implanta-telefone-para-deficientes-auditivos&catid=209  

4ª ATIVIDADE:

Convidem duas pessoas, uma com deficiência visual e outra com auditiva, para uma entrevista com os alunos. Utilizem as questões elaboradas no momento anterior para guiar a conversa, destacando aspectos como:

a) dificuldades encontradas no uso dos meios de comunicação;

b) adaptações já disponíveis;

c) perspectivas tecnológicas.

Ao final da conversa, após se despedir dos convidados, deverá ser construído um texto coletivo, sintetizando as informações da entrevista.

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar se o aluno:

  - Identifica as permanências e as mudanças nos meios de comunicação;

  - conhece as adaptações dos meios de comunicação já disponíveis

  -  lê e interpreta a linha de tempo.