Portal do Professor

Início do Conteúdo

Dobradura e espelho: identificando figuras simétricas

Autor e Co-autor(es)

Edite Resende Vieira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Rita Maria Cardoso Meirelles, Ivail Muniz Junior, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Clayton Gonçalves Silva, Raquel Cupolillo Simões de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Verificar por dobraduras a simetria de figuras;
  • Verificar a simetria de figuras utilizando um espelho;
  • Conceituar eixo de simetria;
  • Identificar e determinar eixos de simetria em figuras, objetos e em seres da natureza;
  • Construir figuras simétricas.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Polígonos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Espelho Mágico

Um jogo infantil muito simples e divertido é o Espelho Mágico. Há diferentes fabricantes que produzem este jogo.

Fonte: http://www.grow.com.br/jogo/36/ESPELHO+MAGICO+PRINCESAS.aspx?idH=.8. 

1) Leve para a sala de aula um Jogo Espelho Mágico. Caso seja difícil adquirir um exemplar deste jogo, tente apresentar imagens que ilustrem o jogo.

2) Mostre para os alunos o princípio utilizado para o desenho de figuras utilizando a reflexão no eixo de simetria.

3) Distribua folhas de papel A4 para os alunos e peça para eles dobrarem-nas ao meio.

4) Cada aluno deverá fazer um desenho de polígonos, utilizando metade da folha. No verso, o aluno deverá escrever o seu próprio nome acrescido da expressão original.

5) Em seguida os alunos deverão trocar as folhas e tentar completar o desenho utilizando a ideia da simetria em relação ao eixo de simetria (neste caso, a marca da dobra).

6) Certifique-se que os nomes dos alunos estejam escritos no verso da folha, exatamente atrás do desenho feito por cada um.

7) Aproveite esta atividade como uma forma de avaliação.

Atividade 2

Espelho Humano

1) Leve os alunos para o pátio. 

2) Forme quatro equipes. Essas equipes devem escolher dois representantes. Um será a imagem e o outro deverá fazer movimentos para serem acompanhados pela imagem.

3) As equipes devem disputar entre si, tendo o professor como juiz.

4) A equipe vencedora será aquela que conseguir representar melhor a imagem em relação ao espelho (eixo de simetria, cuja posição é perpendicular ao chão e simbolizada por uma marca de giz no chão).

Obs: Além de imitar bem, os alunos que farão os movimentos devem ser criativos para dificultar o movimento dos outros.

Atividade 3

1) Apresente aos alunos os seguintes vídeos sobre simetria.

Simetria (http://www.youtube.com/watch?v=8jrCAYVo528

Mosaicos e simetria (http://www.youtube.com/watch?v=NliEkuDsr6E

2) Distribua folhas de A4 e peça para os alunos desenharem uma figura simétrica, em relação a uma reta. A figura deverá ser a mais criativa possível.

3) Ao final os alunos deverão fazer uma eleição para escolher a figura simétrica mais criativa da turma.

Recursos Complementares

Avaliação

Sugerimos que seja utilizada a atividade 1 "Espelho Mágico" para avaliar a performance dos alunos na elaboração de figuras simétricas.