Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escher e os Mosaicos do Plano

Autor e Co-autor(es)

Edite Resende Vieira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Artes Teatro: dimens?es art?stica, est?tica, hist?rica e sociol?gica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • articular saberes geom?tricos e art?sticos;
  • Criar Mosaicos do Plano.

Duração das atividades

2 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pol?gonos

Soma dos ?ngulos internos de um pol?gono.

?ngulo interno de um pol?gono regular.

Estratégias e recursos da aula

?

?

Escher

Dois cavaleiros

Fonte: http://artperceptions.blogspot.com/2010/02/m-c-escher.html

Interdisciplinaridade

?
Maurits Cornelis Escher (1898-1972) foi um artista holand?s, autor de v?rias obras de estilo bem peculiar, representou o imposs?vel, o infinito e metamorfoses atrav?s de efeitos de ilus?o de ?tica, sem burlar as regras geom?tricas do desenho e da pespectiva. Suas obras s?o na maioria xilogravuras, litografias e meios-tons. Foram estas t?cnicas que permitiram que suas obras atingissem a est?tica impec?vel que podemos observar. Ele tamb?m foi o artista que melhor utilizou conceitos avan?ados de matem?tica e geometria para embasar suas obras. Ele mesmo uma vez declarou sua proximidade com a matem?tica:

?Embora n?o tenha qualquer forma??o e conhecimento das ci?ncias exatas, sinto-me freq?entemente mais ligado aos matem?ticos do que aos meus pr?prios colegas de profiss?o.?

Atividade 1

 Conhecendo a obra de Escher e Mosaicos do Plano

?

?

1?) Com aux?lio de um projetor, exiba o website oficial de Escher

http://www.mcescher.com

?

Mostre sua galeria de mosaicos dispon?vel em http://www.mcescher.com/Gallery/gallery-symmetry.htm

?

2?) Apresente os v?deos a seguir aos seus alunos. Em alguns o ?udio em ingl?s poder? confundir os alunos. Por isso vamos indicar quais devem ser assistidos com o som original e quais devem ser exibidos sem som. 

As palavras escritas em ingl?s n?o devem atrapalhar porque acompanham demonstra??es visuais.

V?deos

Belos Mosaicos do Plano

Professor, este v?deo tem uma linda m?sica! (som ligado)

V??deo Mosaico 1

http://www.youtube.com/watch?v=h2AWKgU0cN4&feature=related

?

?

Trabalhos escolares

M?sica empolgante! (som ligado)

V??deo Mosaico 2

http://www.youtube.com/watch?v=5-3tOa9CPb0&feature=related

?

Criando Mosaico em uma malha quadriculada

?

Atividade 2

Criando um mosaico a partir de um modelo em cartolina

Pe?a aos alunos, com bastante anteced?ncia, os seguintes materiais:

  • Caixas de papel?o fino, daquelas que servem para armazenar cereais em flocos por exemplo 
  • Tesoura
  • Cola
  • Cartolina
  • L?pis de cor

1?) Exiba o v?deo abaixo

?

?

Criando um mosaico a partir de um modelo em Cartolina

Narra??o em Ingl?s. (som desligado)

?

V??deo Mosaico 3

http://www.youtube.com/watch?v=_Lg19NvW_sU&feature=related

?

2?) Cada aluno dever? recortar o papel?o para formar dois quadrados id?nticos, com lados de medida 5 cm.

3?) Um dos quadrados dever? ser mantido como refer?ncia o outro ser? recortado para criar o modelo.

4?) Cada aluno dever? recortar peda?os do quadrado, mantendo sempre os v?rtices do quadrado original na mesma posi??o. Cada parte recortada dever? ser colada de forma an?loga a ilustrada no v?deo acima.

Se julgar necess?rio apresente tamb?m o v?deo a seguir.

V?deo

Modelo de Mosaico

http://www.youtube.com/watch?v=iVXLU3SYCBw&feature=related

?

5?) A partir do modelo, cada aluno dever? preencher a cartolina com o seu mosaico.

6?) Em seguida os alunos devem colorir livremente seus trabalhos.

7?) Ao final coloque os mosaicos em exposi??o na escola!

?

Atividade 3

Anatomia das obras Cavalos Voadores e Lagartos de Escher

?

http://www.youtube.com/watch?v=i9_blsXCZDY&feature=related

?

1?) Apresente as t?cnicas utilizadas na cria??o das obras Lagartos e Cavalos Voadores.

V?deos

?

Cavalos Voadores

Cavalos Voadores

http://www.youtube.com/watch?v=NYGIhZ_HWfg&feature=fvw

?

?

Lagartos

Lagartos

http://www.youtube.com/watch?v=T6L6bE_bTMo&feature=related

?

?

?

2? ) Agora que os alunos j? sabem a t?cnica, proponha, como desafio, que reproduzam alguma das obras do artista Escher. 

3?) Utilize as produ??es dos alunos nesta atividade para avaliar a  entendimento da t?cnica.

Recursos Complementares

Avaliação

Na atividade 3 os alunos ir?o criar mosaicos similares aos feitos por Escher. Aproveite para avaliar se os alunos compreenderam o processo de cria??o e se foram capazes de reproduzir os mosaicos.

Obs: A ideia ? que os mosaicos produzidos sejam parecidos, mas n?o precisam ser identicos aos feitos por Escher. Afinal, nem todos s?o artistas, mas todos podem fazer arte!