?Embora n?o tenha qualquer forma??o e conhecimento das ci?ncias exatas, sinto-me freq?entemente mais ligado aos matem?ticos do que aos meus pr?prios colegas de profiss?o.?
Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Artes | Teatro: dimens?es art?stica, est?tica, hist?rica e sociol?gica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em artes visuais |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Espa?o e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Espa?o e forma |
Pol?gonos
Soma dos ?ngulos internos de um pol?gono.
?ngulo interno de um pol?gono regular.
?
?
Fonte: http://artperceptions.blogspot.com/2010/02/m-c-escher.html
?
?
1?) Com aux?lio de um projetor, exiba o website oficial de Escher
?
Mostre sua galeria de mosaicos dispon?vel em http://www.mcescher.com/Gallery/gallery-symmetry.htm
?
2?) Apresente os v?deos a seguir aos seus alunos. Em alguns o ?udio em ingl?s poder? confundir os alunos. Por isso vamos indicar quais devem ser assistidos com o som original e quais devem ser exibidos sem som.
As palavras escritas em ingl?s n?o devem atrapalhar porque acompanham demonstra??es visuais.
Belos Mosaicos do Plano
Professor, este v?deo tem uma linda m?sica! (som ligado)
http://www.youtube.com/watch?v=h2AWKgU0cN4&feature=related
?
?
Trabalhos escolares
M?sica empolgante! (som ligado)
http://www.youtube.com/watch?v=5-3tOa9CPb0&feature=related
?
Criando Mosaico em uma malha quadriculada
?
Pe?a aos alunos, com bastante anteced?ncia, os seguintes materiais:
1?) Exiba o v?deo abaixo
?
?
Criando um mosaico a partir de um modelo em Cartolina
Narra??o em Ingl?s. (som desligado)
?
http://www.youtube.com/watch?v=_Lg19NvW_sU&feature=related
?
2?) Cada aluno dever? recortar o papel?o para formar dois quadrados id?nticos, com lados de medida 5 cm.
3?) Um dos quadrados dever? ser mantido como refer?ncia o outro ser? recortado para criar o modelo.
4?) Cada aluno dever? recortar peda?os do quadrado, mantendo sempre os v?rtices do quadrado original na mesma posi??o. Cada parte recortada dever? ser colada de forma an?loga a ilustrada no v?deo acima.
Se julgar necess?rio apresente tamb?m o v?deo a seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=iVXLU3SYCBw&feature=related
?
5?) A partir do modelo, cada aluno dever? preencher a cartolina com o seu mosaico.
6?) Em seguida os alunos devem colorir livremente seus trabalhos.
7?) Ao final coloque os mosaicos em exposi??o na escola!
?
?
http://www.youtube.com/watch?v=i9_blsXCZDY&feature=related
?
1?) Apresente as t?cnicas utilizadas na cria??o das obras Lagartos e Cavalos Voadores.
?
Cavalos Voadores
http://www.youtube.com/watch?v=NYGIhZ_HWfg&feature=fvw
?
?
Lagartos
http://www.youtube.com/watch?v=T6L6bE_bTMo&feature=related
?
?
?
2? ) Agora que os alunos j? sabem a t?cnica, proponha, como desafio, que reproduzam alguma das obras do artista Escher.
3?) Utilize as produ??es dos alunos nesta atividade para avaliar a entendimento da t?cnica.
Pavimenta??o com pol?gonos regulares
http://www.uff.br/cdme/ppr/ppr-html/ppr-br.html
http://www.uff.br/cdme/ppr/ppr-html/ppr-pr-br.html
Pavimenta??o do Plano com Pol?gonos Regulares de Um S? Tipo
http://www.uff.br/cdme/ppr/ppr-html/ppr-mt-br.html
Pavimenta??o do Plano com Pol?gonos Regulares de Tipos Diferentes
Na atividade 3 os alunos ir?o criar mosaicos similares aos feitos por Escher. Aproveite para avaliar se os alunos compreenderam o processo de cria??o e se foram capazes de reproduzir os mosaicos.
Obs: A ideia ? que os mosaicos produzidos sejam parecidos, mas n?o precisam ser identicos aos feitos por Escher. Afinal, nem todos s?o artistas, mas todos podem fazer arte!