Portal do Professor

Início do Conteúdo

Crian?a n?o trabalha! Brincar, estudar, ou trabalhar?

Autor e Co-autor(es)

Maria Lucia Brand?o dos Santos imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Interpretar gráficos.
  2. Relatar os direitos das crianças desrespeitados a partir das análises de um gráfico de barras.
  3. Criar solução para a situação-problema apresentada no gráfico.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  1. Leitura de gráficos e tabelas.
  2. Noções de porcentagem.       

Estratégias e recursos da aula

1? momento:    

         Em roda, o professor conversa com a turma sobre as tarefas que cada um realiza no dia-a-dia.

         Os alunos, possivelmente, falar?o sobre as tarefas de casa como: fazer a cama, guardar os brinquedos, colocar a mesa...: sobre as tarefas de casa solicitadas pela escola, mas poder?o haver alunos que falar?o de outros tipos de tarefas: tabalhos realizados para auxiliar as despesas de casa.

         Partindo dessa conversa, a turma realiza a leitura do texto informativo retirado do jornal ? O Globo?, de 21/08/2010.

?

 Fonte de not?cia e imagem: Jornal "O Globo": S?bado, 21 de agosto de 2010 (scaneada).

N?mero de crian?as catadoras cresce e hoje ? de 5.636

Houve um aumento de 4,5% desde 2000. Rio ? o estado com maior taxa

   

       A turma faz um levantamento dos dados sobre a vida de Ra?ssa dos Reis, de 5 anos, do Rio de Janeiro e D??ngula Oliveira da Rocha, de 9 anos. Depois, aponta semelhan?as e diferen?as na vida das crian?as.

       Observando a vida das duas meninas, responda:   

?

RA?SSA DOS REIS (5 ANOS)

D'?NGELA OLIVEIRA DA ROCHA (9ANOS)

?                                                                                        ?

?                                                                                        ?

?                                                                                        ?

?                                                                                        ?

?                                                                                        ?

        O que h? de comum entre elas? E o que h? de diferente?

        Os alunos realizar?o a leitura dirigida do texto que se segue com as seguintes perguntas orientadas:

?

Fonte de not?cia e imagem: Jornal "O Globo": S?bado, 19 de setembro de 2009 (scaneada).

Trabalho infantil cai, mas est?o no mercado 4,5 milh?es de crian?as

Na faixa et?ria entre 5 e 17 anos, um em cada dez trabalha no pa?s

  1. O n?mero de crian?as que trabalham, em 2008, aumentou ou diminui?
  2. Por que n?o h? motivos para comemorar?
  3. As crian?as que trabalham tamb?m estudam?
  4. As crian?as que trabalham tamb?m realizam tarefas em casa?
  5. Em 2007, quantas horas por semana, em m?dia, trabalharam, entre 5 e 13 anos, para receber R$100,00?
  6. Por que a queda de 81% para 79,4% de crian?as trabalhadoras na escola n?o ? um bom sinal?
  7. Que tripla jornada realiza Bruno Felipe dos Santos, de 13 anos?
  8. Qual ? o sonho de Bruno?
  9. Do que ele gosta mais? Trabalhar ou estudar?

         Neste momento, a turma j? pode realizar a an?lise do  gr?fico de barras que encontra-se no site: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estudoscariocas/download/2396_as%20estimativas%20recentes%20para%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20no%20rio%20de%20janeiro.pdf  e realizar a leitura da mat?ria  ?Trabalho Infantil ? Fonte IBGE ? 2008" no site: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1455&id_pagina e as conclus?es devem ser expostas, junta ao gr?fico, num canto especial da sala. ? conveniente que, ao analis?-lo, o professor tenha exposto no quadro o gr?fico ampliado. 

?

Fonte de not?cia e imagem: Jornal "O Globo": S?bado, 19 de setembro de 2009 (scaneada).

Trabalho infantil cai, mas est?o no mercado 4,5 milh?es de crian?as

Na faixa et?ria entre 5 e 17 anos, um em cada dez trabalha no pa?s

?Que direito infantil vimos n?o estar sendo respeitado nos textos e no gr?fico de hoje??

?O que seria importante acontecer para que crian?as n?o TRABALHEM??

       As solu??es apontadas e a reflex?o realizada a partir de cada uma delas devem ser registradas e tamb?m expostas.

Recursos Complementares

Avaliação

  1. As soluções apontadas pelos alunos mostrarão ao professor o quanto o assunto foi comprometido e o grau de envolvimento de cada um deles com esse direito infantil.