Maria de F?tima Santos Galv?o
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Espa?o e forma |
Construir tri?ngulos com os instrumentos de desenho, empregando suas propriedades;
Compreender a resolu??o de problemas graficamente, empregando uma seq??ncia de constru??es para resolu??o dos problemas contextualizados;
Saber interpretar e representar todas as solu??es poss?veis dos problemas contextualizados;
Resolver quest?es de constru??o de tri?ngulos empregando suas propriedades e os lugares geom?tricos em problemas contextualizados.
Estudo de Tri?ngulos, uso dos instrumentos de desenho.
Professor, comece a aula apresentando para seus alunos imagens da forma Tri?ngulo.
O Tri?ngulo ? bastante utilizado em contru??es, na Engenharia, na Arquitetura, no Desenho Industrial e os profissionais dessas ?reas precisam conhecer suas propriedades para saber utiliz?-lo em seus projetos.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_1DwAni7Gkj0/TMHFtnVwqcI/AAAAAAAAATw/SNyi7MH5bZA/s320/ponte_tijucas.jpg
Fonte: http://www.ctac.gov.br/tdb/fotos/fotos/FOTO_0066.JPG
Fonte: http://ecotelhado.blog.br/wp-content/uploads/2010/11/i232645.jpg
Nessa aula aprenderemos a contruir tri?ngulos empregando o mesmo m?todo de resolu??o de problemas usando os Lugares Geom?tricos em situa??es contextualizadas.
Vamos precisar de material de desenho, folhas de pap?is ou caderno de desenho do aluno.Imagens variadas que possam ilustrar situa??es contextualizadas, placas de isopor.
Professor, no momento s? trabalharemos os LGS circunfer?ncia e par de paralelas Vamos a pr?tica: Haver? uma festa de final de ano, no col?gio de Mauro.Cada participante ter? uma barraquinha de comida para participar no atendimento aos convidados. A barraquinha de Mauro dista 4,5cm da central de atendimento.
Da entrada principal at? a central de atendimento a dist?ncia ? de 7,5 cm e a barraquinha de Mauro dista da entrada principal 5,0cm.
Determine onde se encontra a central de atendimento.
Oriente seus alunos que precisamos fazer um esbo?o da situa??o solicitada.
?
Esbo?o:
Fonte: Cria??o da autora
Oriente-os que o esbo?o nos auxilia na percep??o da situa??o e nos encaminha para determinarmos os lugares geom?tricos.
Temos as caracter?sticas do LG: circunfer?ncia pois temos ponto e dist?ncia.
Da barraquinha de Mauro at? entrada principal e da entrada principal at? central de abastecimento. Constru??o:
Fonte: Cria??o da autora
Apresente outra situa??o contextualizada para os alunos.Desta vez iremos apresentar um projeto em sala de aula de um tri?ngulo, que far? parte da constru??o de m?bile para enfeitar a sala de aula.Cada aluno dever? confeccionar o seu e montar da estrutura do m?bile.
? solicitado a constru??o de um tri?ngulo, de modo que sua base me?a 52 mm, sua altura e sua mediana relativa a base ? 41 mm e 44mm respectivamente. Esbo?o:
Fonte: Cria??o da autora
Professor,oriente os alunos com o esbo?o e solicite que identifique as caracter?sticas dos lugares geom?tricos.
Temos a base do tri?ngulo dado, existe uma dist?ncia em rela??o a base, distar de uma reta ? LG retas paralelas e existe dist?ncia de ponto LG circunfer?ncia.
?
Fonte: Cria??o da autora
Professor, lembre aos alunos para observarem que existem duas solu??es, pois os tri?ngulos s?o iguais.
Atividades 1
Apresente imagem possibilitando a cria??o de uma situa??o contextualizada.
Fonte: http://www.cm-gondomar.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=29313
?
Os parques e jardins s?o t?o importantes na vida de todos os seres e devemos utiliz?-los e preserv?-los.
Foi solicitado a Prefeitura da cidade de Bom Jardins a dist?ncia entre tr?s ?rvores na imagem acima.
A ?rvore 1, dista 3,0 mt da ?rvore 2, a ?rvore 2, dista da maior ?rvore da imagem 7,0 mts.
Pede-se para se determinar a dist?ncia da ?rvore 1 a ?rvore de maior imagem, sabendo que esta dista 6,0 mts da reta entre as ?rvores 1 e 2.
Atividades 2
Proponha com novas imagens, que os alunos criem situa??es contextualizadas.As resolu??es dever?o envolver Lugares Geom?tricos: circunfer?ncia e par de paralelas.
Oriente-os para que trabalhem em grupos, determinando tarefas e a organiza??o das quest?es.
A proposta ? criarem pelo menos duas quest?es contextualizadas.Solicite que fa?am os esbo?os das quest?es.
Atividades 3
Professor, dentro de uma proposta de contextualiza??o de situa??es problemas com resolu??o de lugares geom?tricos: circunfer?ncia e par de paralelas, sugere-se fornecer placas de isopor para grupos de alunos na sala de aula.
Cada grupo dever? apresentar em maquetes uma situa??o problema e com resolu??o gr?fica na pr?pria base de isopor.
Nas bases de isopor estar?o assentados os objetos que v?o simular uma situa??o. Exemplo:
?
Os alunos dever?o ter um prazo para entrega do trabalho, come?ando em sala de aula.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam construir triângulos com os instrumentos de desenho, empregando suas propriedades?
Os alunos souberam compreender a resolução de problemas graficamente, empregando uma seqüência de construções para resolução dos problemas contextualizados?
Os alunos souberam interpretar e representar todas as soluções possíveis dos problemas contextualizados?
Os alunos souberam resolver questões de construção de triângulos empregando suas propriedades e os lugares geométricos em problemas contextualizados?