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Entendendo os laços de parentesco através do gênero expositivo

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar leituras e interpretações de textos expositivos sobre o tema.

Elaborar e produzir uma árvore genealógica sobre a sua família.

Executar atividades relacionadas, demonstrando conhecimento sobre o tema.

Reconhecer características comuns a algum parente, através de comparações e/ou analogias.

Duração das atividades

2 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve iniciar a aula com uma conversa informal com os alunos, pedindo que falem sobre a sua família: quantas pessoas moram em sua casa, quantos adultos, quantas crianças?

Perguntar quem conhece os avós, quem tem tios, tias, primos. Todos devem ter a oportunidade de contar um pouco sobre a sua família.

Momento 2

Apresentar uma imagem de árvore genealógica para os alunos e pedir que expliquem o que entendem sobre isso, o que é a árvore geneálógica.

 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_PGA_rQSE74g/TBDxM6igXRI/AAAAAAAAAcI/79q1fBAJDyo/s1600/arvore_genealogica.jpg 

Perguntar:

  • Nessa árvore, quem é irmão de quem?
  • Que casais estão presentes nessa imagem?
  • Quais são os avós?
  • Existe primos nessa imagem? Por quê?

Momento 3

Apresentar o texto sobre árvore genealógica, adaptado do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_geneal%C3%B3gica 

          Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família. 

          Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento.

          É também usada na medicina, para estudo de doenças de cunho genético, tais como a dicção, gota, diabetes, etc.

 Os alunos devem fazer a leitura silenciosa do texto e, para verificar a compreensão, a professora fará perguntas orais.

Explicar que esse é um texto expositivo, não conta uma história, não dá instruções de uso, mas expõe um determinado assunto, dando informações sobre um tema.

Momento 4

No dia seguinte, relembrar o texto lido na aula anterior. Pedir que os alunos recontem oralmente.

Após esse momento, convidar os alunos a fazer uma árvore genealógica. Para isso, distribuir uma folha A3 e fazer o desenho no quadro para que os alunos possam completar.

Caso o aluno não saiba os nomes dos parentes, poderá levar para a casa para completar.

Modelo de árvore:

Disponível em: http://fotos.sapo.pt/catequese/pic/0006e794/s500x500 

Momento 5

Ao final da atividade anterior, cada aluno pode apresentar sua árvore genealógica aos colegas, contando o nome de cada membro da família, bem como principais características dos mesmos.

Recursos Complementares

Curiosidade: A família mais antiga do mundo, disponível em:

http://video.br.msn.com/watch/video/alemanha-a-familia-mais-velha-do-mundo/ao6ka2i3 

Avaliação

Observar a concepção que cada um tem de família.

Observar se foram capazes de entender o que é, e como funciona uma árvore genealógica.

Observar se entendem bem os laços de parenteco.

Observar se foram capazes de montar uma árvore genealógica de sua própria família.