Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Organizar um painel decorativo com fotos de sua família.
Perceber, a partir de imagens, as mudanças na estrutura familiar brasileira e as novas formas de relacionamento a ela associadas.
Produzir frases bem elaboradas,contando informações sobre a sua família.
O alunos deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
No dia anterior a essa aula a professora deve mandar um bilhete pedindo que os alunos tragam fotos (sem colar) de sua família.
Momento 1
A professora deve fazer uma roda com os alunos e pedir que cada um mostre com quem mora, contando o grau de parentesco que possui com a pessoa da foto que trouxeram (pai, mãe, avó, tia, irmã(o), padrasto, primo)... Todos devem ter a oportunidade de falar e todos devem ser ouvidos, para que a turma conheça a família de cada um.
Após todos apresentarem sua família, a professora através de uma conversa informal, pode perguntar aos alunos:
Momento 2
Ler para a turma o livro de literatura infantil "O livro da família", disponível em: http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/OLIVRODAFAMLIA#
Imagem disponível em: http://lh3.ggpht.com/_j-VlsNOdPbs/SS__16VAnCI/AAAAAAAAB-I/BFyXOJsoGR8/s576/1.jpg
Momento 3
Após a leitura do livro, a professora deve perguntar quais alunos se identificam com os tipos de famílias que apareceram no livro.
Através dessa discussão, os alunos devem perceber que, de fato, a estrutura familiar de cada um é diferente e que cada uma deve ser respeitada, pois o importante é ter alguém que cuida de nós e nos ame. Nenhuma família é melhor ou pior por suas características.
Momento 4
Dar uma folha da atividade abaixo para cada criança:
Momento 5
Colocar no quadro as fotos trazidas pelos alunos e chamar à frente uma criança por vez. O aluno deve ler para os colegas as frases que escreveu e mostrar sua folha da atividade anterior, pelo desenho, as outras crianças devem tentar adivinhar qual foto é a do colega que está à frente.
Após todos apresentarem seus desenhos deve ser confeccionado, em grupos de quatro alunos, um painel decorativo com as fotos das famílias para enfeitar a sala.
Livro de literatura infantil: "Tudo bem ser diferente" de Todd Parr, disponível em: http://picasaweb.google.com/wisneteojopi/LIVRINHOTUDOBEMSERDIFERENTE#5273718944680250290
Observar a motivação dos alunos durante a apresentação de sua família, através das fotos trazidas.
Observar, durante as conversas, se a turma percebeu a diversidade dos tipos de famílias existentes.
Observar se conseguiram fazer relação do livro trabalhado com suas próprias famílias,
Analisar se na atividade do momento 4 foram capazes de representar com o desenho os membros de sua família, fazendo relação entre o numeral apresentado e a quantidade de pessoas no desenho.
Obsevar o avanço em relação ao processo de aprendizado do código escrito do aluno, na elaboração de frases sobre suas famílias.
Observar a interação e participação dos alunos durante a última atividade.