Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Reconhecer o discurso direto e indireto contidos em uma hist?ria em quadrinhos.
Reconhecer a import?ncia sobre a chegada de um novo membro na fam?lia ? irm? (o), tendo como base a hist?ria trabalhada.
Desenvolver sentimentos de amizade, bondade e solidariedade para com os membros da fam?lia a partir de atividades relacionadas ao tema.
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Ler com os alunos a hist?ria em quadrinhos da turma da M?nica "Maternidade saud?vel", dispon?vel em: http://www.monica.com.br/index.htm
?
Imagem dispon?vel em: http://www.monica.com.br/institut/images/b_matern.gif
Ap?s a leitura, a professora pode fazer uma interpreta??o oral da hist?ria perguntando:
Momento 2
Fazer um levantamento na sala de quantos alunos t?m irm?(o)s e quantos s?o filho ?nico. As respostas podem ser anotadas no quadro atrav?s de um gr?fico.
Ex:
Em uma sala de 20 alunos, 12 t?m irm?(o) e 8 s?o filho ?nico. O gr?fico seria:
?
Pedir aos que t?m irm?(os), que digam por que gostam de t?-los, ou n?o.
Conversar com as crian?as dizendo que a chegada de um novo membro da fam?lia ? sempre uma coisa boa. Ser? algu?m especial, que vamos poder brincar, ajudar, ensinar o que sabemos e, a partir da?, sempre teremos uma companhia, por isso devemos ficar felizes caso isso aconte?a.
?
Momento 3
A professora deve reler com os alunos a p?gina 7 da hist?ria. Ap?s a leitura deve perguntar qual atitude errada o personagem teve e como as crian?as ajudaram a m?e que est? gr?vida. (Os alunos devem perceber que quando o personagem chegou em casa foi jogando suas coisas em qualquer lugar, bagun?ando a casa que acabara de ser arrumada, as crian?as, por sua vez, pegaram essas coisas e levaram at? ele, pedindo que ajudasse a manter a casa organizada).
Falar com os alunos que todos podem ajudar em casa, tendo alguma responsabilidade, at? mesmo independente da m?e estar gr?vida. Combinar com os alunos alguma tarefa que possam desenvolver em casa, com o intuito de ajudar a fam?lia. Pode ser levar o lixo para fora, arrumar a sua cama todos os dias, guardar objetos que estejam fora do lugar, guardar a lou?a...
Pode ser feito um painel com o nome dos alunos na sala na vertical e os dias da semana na horizontal. Todos os dias, a professora pode perguntar quem cumpriu sua tarefa dom?stica, e marcar com uma estrela o respectivo dia. Ao final de cada semana todos podem ver quem est? sendo respons?vel em casa, colaborando com a fam?lia e quem ainda precisa melhorar.
Momento 4
Dizer que nas hist?rias em quadrinhos, geralmente, vemos o discurso direto, por?m, esse n?o ? o ?nico tipo de discurso que existe, h? tamb?m o discurso indireto.
- Quem sabe o que isso significa?
- Qual a diferen?a entre os dois?
Ap?s deixar as crian?as explicarem o que entendem por discurso direto e indireto a professora deve explicar a diferen?a entre os dois.
No discurso direto uma pessoa fala diretamente com a outra. Percebemos muito isso nas hist?rias em quadrinhos atrav?s dos bal?es mostrando a fala de cada personagem.
Ex: Mostrar para a turma o quadrinho abaixo.
J? no discurso indireto os di?logos n?o aparecem, algu?m que conta como a conversa aconteceu:
Exemplo da cena acima no discurso indireto:
Momento 5
Em duplas,os alunos devem realizar a seguinte atividade:
Em seguida, a professora deve pedir que as duplas troquem a atividade e, com o aux?lio da corre??o no quadro, feita pela professora, cada dupla deve corrigir a folha da outra dupla.
Literatura infantil "Vou ganhar um irm?ozinho" de Kes Gray.
Observar a motivação e o interesse dos alunos sobre o tema estudado.
Observar a participação e envolvimento dos alunos no cumprimento da tarefa doméstica que assumiram
Observar o comportamento, caso algum aluno esteja passando pela fase de ganhar um irmão
Observar se entenderam como funciona o discurso direto e indireto através da atividade do momento 5