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Sistema Terra ? Lua em Escala

Autor e Co-autor(es)

TINA ANDREOLLA imagem do usuário

PATO BRANCO - PR UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com o desenvolvimento dessa atividade o professor proporcionar? aos seus alunos, atrav?s de um assunto din?mico e atrativo, o est?mulo para que conte?dos de Matem?tica sejam trabalhados a partir de atividades pr?ticas que servir?o de introdu??o para os assuntos trabalhados. Para tanto, essa sugest?o de aula tem como objetivos:

?         Trabalhar, na pr?tica, os conte?dos de Ci?ncias (sistema Sol, Terra e Lua) de Matem?tica (Volume, sistema de medidas) a partir da constru??o desses corpos celestes, em escala.

?         Levar o aluno a ter no??o de tamanho e dist?ncia entre o Sol, o Planeta Terra e o Sat?lite Lua.

?         Trabalhar, interdisciplinarmente as disciplinas de Matem?tica (propor??es e escalas), Ci?ncias (Sol, Terra, Lua), Geografia (Sol e Planetas) e Artes (maquetes e representa??es) levando o aluno a internalizar que o conhecimento n?o ? compartimentalizado.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos casa

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que as atividades propostas sejam executadas de forma tranquila e compreens?vel, ? necess?rio que o aluno tenha conhecimento pr?vio sobre:

Escalas num?ricas;

Sistema Solar;

Planetas;

Sat?lites Naturais;

Estrelas;

Sol;

Terra;

Lua.

Estratégias e recursos da aula

Material Utilizado: Esfera de isopor, arame, papel colorido, cola, barbante, massa de modelar. As quantidades de cada material dever?o ser especificadas de acordo com a estrat?gia adotada pelo professor, quanto a execu??o das atividades. Ou seja, dependendo do n?mero de alunos; se trabalhar?o em equipe ou a turma toda. 

Atividade 1: Introdu??o do Tema

Para incentivar os alunos e introduzir o assunto pode-se apresentar os v?deos, a seguir, tanto nas disciplinas de Matem?tica, quanto em Geografia, Ci?ncias e em Artes. Essa atividade pode ser realizada em local onde seja poss?vel assistir os v?deos. Ou no laborat?rio de inform?tica onde os alunos acessem diretamente da internet, ou em outro espa?o, com a proje??o utilizando projetor multim?dia.

V?deo 1- Ser? que a Terra ? pequena? e o Sol ? grande?

 V?deo 2 - Anima??o Terra - Lua em 3D

Atividade 2: Constru??o dos corpos celestes, em escala.

O professor deve, inicialmente definir se a turma ir? desenvolver a atividade de forma coletiva, ou seja, toda a turma, ou se trabalhar?o em equipes de 5 alunos. Se definir por trabalhar em equipe, cada equipe deve construir uma r?plica de cada um dos corpos estudados.

Para definir a escala a ser utilizada, para a constru??o dos astros, Sol, Terra e Lua em escala, no laborat?rio de inform?tica, o professor juntamente com seus alunos pode acessar a calculadora espacial, encontrada no site http://www.zenite.nu?astroescala, clicando em "atividades" e em seguida "Astro-escala". L?, encontrar? a calculadora espacial. Ela ? uma calculadora onde o aluno pode digitar e escolher o di?metro (em metros) que se pretende para o Sol, por exemplo, 1,65 metros, e calcula-se os di?metros (em cent?metros) e dist?ncias relativas (em metros) a que se deve colocar a Terra e a Lua.

Ap?s definirem o di?metro de cada astro e a dist?ncia a que devem ser colocados um do outro, os alunos podem construir "os astros" em sala ou em um outro espa?o que o professor considerar adequado.

O primeiro passo ? definir encontrar uma estrat?gia para que as "os astros" tenham o di?metro correto. Para isso, pega-se um peda?o de barbante, do comprimento do "equador" de cada objeto.

Tendo o di?metro do Sol, sabe-se que o comprimento da circunfer?ncia ser? :

 di??metro do Sol

Com o barbante com esse comprimento, amarram-se as pontas e, o tamanho da esfera do Sol, deve ficar dentro da "circunfer?ncia" formada por esse barbante. Com o arame, os alunos constroem uma esfera do di?metro do Sol (1,65 metros) e envolve de papel colorido.

Para os volumes da Terra, repetir o procedimento anterior com o di?metro em escala para o planeta.  A Terra nessa escala, ter? di?metro de 15 cm, a qual pode ser representada por uma esfera de isopor, com este di?metro, ou constru?da por arame (como o Sol), ou ainda de jornal, como na sugest?o que pode ser acessada aqui. A esfera que representa a Terra deve ser envolvida por um desenho da superf?cie do globo terrestre.

Para a Lua, pode-se adotar os seguintes procedimentos.

Com um compasso, me?a a abertura referente ao raio da Lua (2 cm na escala escolhida) (figura 1).

 Raio da Lua

Figura 1 - Raio da Lua em escala. Fonte: http://www.pontociencia.org.br/                                                        

Com essa abertura  no compasso, fa?a um circulo em uma folha de papel (figura 2). A esfera da Lua, deve preencher esse circulo (figura 3).

Circunfer??ncia da Lua em escala   

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Figura 2 - Circunfer?ncia da Lua, em escala. Fonte: http://www.pontociencia.org.br/      

                        Volume da Lua em escala

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Figura 3 - Volume da Lua em escala. Fonte: http://www.pontociencia.org.br/

A Lua, nessa escala, ter? o di?metro de 4 cm e pode ser feita com massa de modelar, inclusive deixando sua superf?cie com deformidades, simulando as crateras lunares.

Depois de prontos "os astros", no p?tio de entrada da escola, ou em outro espa?o de uso comum, pode-se pendurar a Terra e a Lua, utilizando a dist?ncia entre eles, na mesma escala, que dever? ser de 4,5 m.

Nessa escala, o Sol teria que ser colocado a 1773 metros. Ent?o, pode-se mostrar aos alunos a rela??o entre os tamanhos e dizer que o Sol estaria em uma determinada posi??o, local de refer?ncia conhecido por eles, a essa dist?ncia. 

Sugest?o: Em escala menor e proporcional, pode-se construir maquetes dos demais planetas e posicion?-los na quadra da escola. Ou ent?o, com os planetas pr?ximos da Terra, pode-se pendur?-los, usando propor??es entre di?metros e dist?ncias.

Atividade 3: Em sala de aula

Em sala de aula:

- Discutir o porque que se o Sol ? muito maior que a Terra, visto da Terra ele parece bem menor e pelo mesmo motivo, porque a Lua parece ser quase do tamanho do Sol?

Trabalhar conte?dos de:

Matem?tica:

- Escala: usando escala, definir as dimens?es para construir as maquetes dos tr?s astros e para determinar a dist?ncia que cada um deve ser exposto no p?tio;

- Propor??o: para verificar quantas vezes o volume ou a dist?ncia de um astro ? maior ou menor que a de outro;

- Porcentagem: calculando quanto por cento do volume do Sol ? o volume da Terra e da Lua, quanto por cento do volume da Terra ? o volume da Lua.

Geografia: morfologia do Sol, da Lua e da Terra.

Para incentivar os alunos, sugere-se fazer observa??o da lua utilizando bin?culos, lunetas e/ou outros equipamentos de observa??o. Uma op??o excelente ? utilizar o galileosc?pio que a OBA distribuiu as escolas participantes da Olimp?ada Brasileira de Astronomia (OBA) ou ?s escolas que tiveram professores participando dos EREAs (Encontro Regional de Ensino de Astronomia). No link http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=287&LUNETA+DA+OBA, o professor encontrar? v?deos explicativos de como construir uma luneta com material alternativo e barato.

Recursos Complementares

Al?m disso, o professor poder? enriquecer esta aula com anima??es e textos que podem ser encontradas nos links abaixo.

A anima??o encontrada no link http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/TerraLuaSol.html, ilustra alguns aspectos dos movimentos Terra e Lua.

No site http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_maquetesistematerra-lua- encontra-se uma atividade pr?tica divertida e l?dica para ser realizada com o sistema Terra -Lua.

CANALLE, Jo?o Batista Garcia. Oficina de Astronomia Online. Instituto de F?sica, UFRJ. Dispon?vel em: http://www.oba.org.br/cursos/astronomia.

Oliveira Filho, K. S; Saraiva, M. F. O. Fundamentos de astronomia e astrof?sica. Porto Alegre: Depto. de Astronomia do Instituto de F?sica ?UFRGS, 1999.

Revista Nova Escola, Novembro de 1997, p.16-17, Sol e Terra Sobre a Mesa; Setembro de 2001, p.11, O Mist?rio da face oculta da Lua; Maio de 2005, p.56-59, Uma maquete para ?ver? e entender o sistema solar.

Avaliação

Para verificar se o conte?do foi assimilado o professor poder? discutir em grupo e levantar hip?teses sobre as dimens?es reais do Sol, Terra e Lua.

Analisar em que situa??es podem ocorrer os eclipses do sol e da Lua, movimentando os modelos.

Verificar a compreens?o dos tamanhos relativos do Sol, Terra e Lua, discutidos na atividade 3.

Registrar,  atrav?s de desenhos e/ou textos as conclus?es obtidas.

Expor na sala ou em outro espa?o os registros realizados.