Soymara Vieira Emili?o, Gl?ria Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Relacionar os nomes das personagens com outras palavras escritas e elaborar novas escritas.
Produzir textos com caracter?sticas dos personagens para a composi??o da galeria.
Escrever textos a partir das pr?prias hip?teses de escrita.
Ilustrar as personagens para a confec??o da galeria de personagens preferidos.
Conhecer as personagens da Turma da M?nica.
J? ter ouvido hist?rias da Turma da M?nica.
?
Est? aula ? voltada para as crian?as em fase de alfabetiza??o e por isso ? muito importante o professor valorizar os encaminhamentos de cada atividade. Para que os alunos tenham motiva??o para a aula ? importante que sejam conhecedores das hist?rias da Turma da M?nica, conhe?am as personagens e suas caracter?sticas.
Primeira Atividade: Escrevendo uma lista
Inicie sua aula propondo a cria??o de uma "galeria de personagens da turma da M?nica", que ser? composta de desenhos e pequenas legendas.
Pergunte as crian?as quem entraria nessa galeria.
Entregue uma folha para cada aluno para que listem o nome das personagens que conhecem.
Caso seus alunos ainda tenham pouco contato com todos os amigos que comp?em essa turminha de Maur?cio de Sousa leve algumas imagens e deixe exposta.
Aproveite as imagens e lembre o nome dos personagens com a turma.
Z? LELE
Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1247&bih=629&q=ze+lele&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=
?
?
?
?
?
?
PERSONAGENS DA TURMA DA M?NICA
?
?
SEGUNDA ATIVIDADE: Refletindo sobre a escrita
Ap?s todas as crian?as escreverem sua lista pe?a que leiam os nomes dos personagens que listaram e recolha a lista.
Em outro dia de aula reproduza na lousa uma mesma palavra que apareceu na lista dos alunos escrita de diferentes maneiras e por mais de uma crian?a.
Discuta com o grupo:
Em qual delas voc?s acham que est? escrito, M?nica?
Confronte essas vers?es e solicite opini?es.
Pergunte por que as outras formas n?o est?o certas para verificar a elabora??o das respostas das crian?as.
Quando uma crian?a explica o porqu? uma forma de escrita n?o est? certa, ela pode estar possibilitando uma nova reflex?o nas crian?as em fases anteriores da escrita.
Quando chegarem a uma conclus?o da forma correta, pe?a que anotem no caderno com o t?tulo " Lista da Turma da M?nica".
?
TERCEIRA ATIVIDADE: conhecendo as caracter?sticas das personagens
?
Retorne as imagens da Turma da M?nica e converse com seus alunos sobre o que sabem de cada personagem, suas caracter?sticas f?sicas o que tem de mais marcante.
No site abaixo o professor encontra o ?cone "personagem" com pequenos textos que apresentam todas as personagens da turma. Caso ache necess?rio consulte a p?gina para ampliar os conhecimentos de seus alunos sobre essa divertida turminha.
http://www.turmadamonica.com.br/i-home.htm
Veja o exemplo de como aparece texto da M?nica:
?
Personagem - M?nica
M?nica ? a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que n?o leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais, tem um c?ozinho chamado Monic?o e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pel?cia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, tamb?m serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Casc?o, que n?o param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No in?cio, sa?a nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois come?ou a "roubar a cena" e ganhou sua revista pr?pria em 1970. Desde essa ?poca, ? uma das revistas que mais se vendem no pa?s. Hoje, al?m dos quadrinhos - onde aparece na hist?ria como l?der imbat?vel e dona absoluta da rua - M?nica ? estrela de cinema, teatro, tem v?rios produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tev?. Estrela mais vers?til, imposs?vel.
Enquanto os alunos revelam as caracter?sticas de M?nica, Cebolinha e toda "galerinha" de Maur?cio de Souza, v? anotando no quadro palavras que os identifiquem como:
M?nica- baixinha, gorducha e dentu?a
Magali- Comilona e amiga da M?nica
Cebolinha - Fala errado e vive apanhando da M?nica
Casc?o- N?o gosta de tomar banho
Depois da identifica??o oral de todos divida a turma em duplas. Monte duplas de trabalho com crian?as que tenham hip?teses de escrita diferentes, por?m pr?ximas, possibilitando a troca de saberes.
Sorteie o nome de um personagem para cada dupla.
Proponha que escrevam um texto apresentando a personagem. Leia as anota??es que fez no quadro para lembr?-los das caracter?sticas mais marcantes.
Fa?a a revis?o do texto de forma a torn?-lo com legibilidade, isto ?, tratando-se de uma turma de alfabetiza??o em seu per?odo inicial, alguns textos ainda v?o apresentar uma escrita que necessita de algumas interven??es para ser leg?vel para o p?blico. Por se tratar de um trabalho para apresenta??o ? necess?rio que o professor permita que o texto seja compreendido pelos visitantes da "Galeria de personagens da Turma da M?nica".
Essa interven??o n?o se destina a corrigir todo o texto e sim ajudar os alunos a observarem faltas de letras, trocas ou omiss?es.
?
QUARTA ATIVIDADE: Ilustrando
Agora chegou o momento de caprichar na ilustra??o de cada personagem.
Deixe que as crian?as observem as imagens do in?cio da aula e ofere?a materiais como papel of?cio, l?pis de cor e hidrocor para cada dupla.
?
QUINTA ATIVIDADE: Montando a galeria
Exponha em um mural todos os desenhos com o texto descritivo da personagem correspondente e convide pais e outros alunos da escola para conhecerem um pouco desta turma que h? anos vem divertindo o Brasil.
Para animar os visitantes e deix?-los mais envolvidos, fa?a uma se??o de cineminha com a turma da M?nica.
Os DVDs s?o encontrados facilmente em v?rias lojas do pa?s e tamb?m em sites de compras da internet. A cole??o se chama "Cine gibi" Turma da M?nica.
SEXTA ATIVIDADE: Finalizando a aula
No pr?ximo dia de aula converse com seus alunos sobre o trabalho realizado.
Pergunte sobre o que aprenderam e se acham que tamb?m a elabora??o da galeria tamb?m os ajudou a escrever melhor.
Dite para seus alunos os nomes dos personagens da galeria. Converse que essa atividade precisa ser feita cada um escrevendo do jeito que sabe sem a ajuda do amigo nem do professor e que ela ? importante para voc? saber o quanto eles j? aprenderam e o ainda precisam aprender. Explique tamb?m que nesse ditado "n?o tem o jeito certo", e que o certo ? escrever como sabe.
Fa?a uma compara??o entre essa escrita e a primeira lista que os alunos fizeram no in?cio da aula. Verifique os alunos que apresentaram avan?os em suas hip?teses de escrita e os que estabilizaram essas palavras.
No site abaixo o professor encontra divers?o, jogos e entretenimento com as personagens da Turma da M?nica, podendo utiliz?-los como motivador para alguma atividade em sala e tamb?m para busca de informa??es.
A avalia??o ocorrer? durante toda a aula onde o professor poder? observar se os alunos est?o conseguindo escrever textos seguindo suas pr?prias hip?teses de escrita.
Durante a atividade de constru??o dos textos para a galeria da Turma da M?nica o professor poder? verificar se os alunos inclu?ram no texto as caracter?sticas corretas das personagens e demonstraram motiva??o e interesse pelo assunto.