Portal do Professor

Início do Conteúdo

ALFABETIZA??O A PARTIR DA ESCRITA DE PERSONAGENS

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emili?o, Gl?ria Maria de Oliveira e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar os nomes das personagens com outras palavras escritas e elaborar novas escritas.            

Produzir textos com caracter?sticas dos personagens para a composi??o da galeria.          

Escrever textos a partir das pr?prias hip?teses de escrita.

Ilustrar as personagens para a confec??o da galeria de personagens preferidos.  

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as personagens da Turma da M?nica.

J? ter ouvido hist?rias da Turma da M?nica.

Estratégias e recursos da aula

?

Est? aula ? voltada para as crian?as em fase de alfabetiza??o e por isso ? muito importante o professor valorizar os encaminhamentos de cada atividade. Para que os alunos tenham motiva??o para a aula ? importante que sejam conhecedores das hist?rias da Turma da M?nica, conhe?am as personagens e suas caracter?sticas.

Primeira Atividade: Escrevendo uma lista

Inicie sua aula propondo a cria??o de uma "galeria de personagens da turma da M?nica", que ser? composta de desenhos e pequenas legendas.

Pergunte as crian?as quem entraria nessa galeria.

Entregue uma folha para cada aluno para que listem o nome das  personagens que conhecem.

Caso seus alunos ainda tenham pouco contato com todos os amigos que comp?em essa turminha de Maur?cio de Sousa leve algumas imagens e deixe exposta.

Aproveite as imagens e lembre o nome dos personagens com a turma.

                                                Z? LELE

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1247&bih=629&q=ze+lele&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=g3&aql=&oq=

?

?

Anjinho

?

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=anjinho+mauricio+de+souza&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=anjinho+mauricio+de+sou

?

M??nica

?

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=monica+de+mauricio+de+souza&aq=0&aqi=g1&aql=&oq=monica+de+mauricio+de+                               

?

PERSONAGENS DA TURMA DA M?NICA

FONTE: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=personagens+da+turma+da+monica&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=

Chico Bento e Rosinha

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=chico+bento+e+rosinha&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=

?

?

SEGUNDA ATIVIDADE: Refletindo sobre a escrita

Ap?s todas as crian?as escreverem sua lista pe?a que leiam os nomes dos personagens que listaram e recolha a lista.

Em outro dia  de aula reproduza na lousa uma mesma palavra que apareceu na lista dos alunos escrita de diferentes maneiras e por mais de uma crian?a.

Discuta  com o grupo:

Em qual delas voc?s acham que est? escrito, M?nica?

Confronte essas vers?es e solicite opini?es.

Pergunte por que as outras formas n?o est?o certas para verificar a elabora??o das respostas das crian?as.

Quando uma crian?a explica o porqu? uma forma de escrita n?o est? certa, ela pode estar possibilitando uma nova reflex?o nas crian?as em fases anteriores da escrita. 

Quando chegarem a uma conclus?o da forma correta, pe?a que anotem no caderno com o t?tulo " Lista da Turma da M?nica".

?

TERCEIRA ATIVIDADE: conhecendo as caracter?sticas das personagens

?

Retorne as imagens da Turma da M?nica e converse com seus alunos sobre o que sabem de cada personagem, suas caracter?sticas f?sicas o que tem de mais marcante.

No site abaixo o professor encontra o ?cone "personagem" com  pequenos textos que apresentam todas as personagens da turma. Caso ache necess?rio consulte a p?gina para ampliar os conhecimentos de seus alunos sobre essa divertida turminha.

http://www.turmadamonica.com.br/i-home.htm

Veja o exemplo de como aparece texto da M?nica: 

Fonte: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1247&bih=629&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=monica+mauricio+de+souza&aq=0&aqi=g3&aql=&oq=monica+maur

?

Personagem - M?nica

M?nica ? a personagem mais conhecida de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que n?o leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia. Mora com os pais,  tem um c?ozinho chamado Monic?o e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pel?cia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, tamb?m serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Casc?o, que n?o param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar. Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No in?cio, sa?a nas tiras do Cebolinha, nos jornais. Depois come?ou a "roubar a cena" e ganhou sua revista pr?pria em 1970. Desde essa ?poca, ? uma das revistas que mais se vendem no pa?s. Hoje, al?m dos quadrinhos - onde aparece na hist?ria como l?der imbat?vel e dona absoluta da rua - M?nica ? estrela de cinema, teatro, tem v?rios produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tev?. Estrela mais vers?til, imposs?vel.

Enquanto os alunos revelam as caracter?sticas de M?nica, Cebolinha e toda "galerinha" de Maur?cio de Souza, v? anotando no quadro palavras que os identifiquem como:

M?nica- baixinha, gorducha e dentu?a

Magali- Comilona e amiga da M?nica

Cebolinha - Fala errado e vive apanhando da M?nica

Casc?o- N?o gosta de tomar banho

Depois da identifica??o oral de todos divida a turma em duplas. Monte duplas de trabalho com crian?as que tenham hip?teses de escrita diferentes, por?m pr?ximas, possibilitando a troca de saberes.

Sorteie o nome de um personagem para cada dupla.

Proponha que escrevam um texto apresentando a personagem. Leia as anota??es que fez no quadro para lembr?-los das caracter?sticas mais marcantes.

Fa?a a revis?o do texto de forma a torn?-lo com legibilidade, isto ?, tratando-se de uma turma de alfabetiza??o em seu per?odo inicial, alguns textos ainda v?o apresentar uma escrita que necessita de algumas interven??es para ser leg?vel para o p?blico. Por se tratar de um trabalho para apresenta??o ? necess?rio que o professor permita que o texto seja compreendido pelos visitantes da "Galeria de personagens da Turma da M?nica".

Essa interven??o n?o se destina a corrigir todo o texto e sim ajudar os alunos a observarem faltas de letras, trocas ou omiss?es.

?

QUARTA ATIVIDADE: Ilustrando

Agora chegou o  momento de caprichar na ilustra??o de cada personagem.

Deixe que as crian?as observem as imagens do in?cio da aula e ofere?a materiais como papel of?cio, l?pis de cor e hidrocor para cada dupla.

?

QUINTA ATIVIDADE: Montando a galeria 

Exponha em um mural todos os desenhos com o texto descritivo da personagem correspondente e convide pais e outros alunos da escola para conhecerem um pouco desta turma que h? anos vem divertindo o Brasil.

Para animar os visitantes e deix?-los mais envolvidos, fa?a uma se??o de cineminha com a turma da M?nica.

Os DVDs s?o encontrados facilmente em v?rias lojas do pa?s e tamb?m  em sites de compras da internet. A cole??o se chama "Cine gibi" Turma da M?nica.

SEXTA ATIVIDADE: Finalizando a aula

No pr?ximo dia de aula converse com seus alunos sobre o trabalho realizado.

Pergunte sobre o que aprenderam e se acham que tamb?m a elabora??o da galeria tamb?m os ajudou a escrever melhor.

Dite para seus alunos os nomes dos personagens da galeria. Converse que essa atividade precisa ser feita cada um escrevendo do jeito que sabe sem a ajuda do amigo nem do professor e que ela ? importante para voc? saber o quanto eles j? aprenderam e o ainda precisam aprender. Explique tamb?m que nesse ditado "n?o tem o jeito certo", e que o certo ? escrever como sabe.

Fa?a uma compara??o entre essa escrita e a primeira lista que os alunos fizeram no in?cio da aula. Verifique os alunos que apresentaram avan?os em suas hip?teses de escrita e os que estabilizaram essas palavras.

Recursos Complementares

No site abaixo o professor encontra divers?o, jogos e entretenimento com as personagens da Turma da M?nica, podendo utiliz?-los como motivador para alguma atividade em sala e tamb?m para busca de informa??es.

http://www.monica.com.br/diversao/games/fwelcome.htm

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante toda a aula onde o professor poder? observar se os alunos est?o conseguindo escrever textos seguindo suas pr?prias hip?teses de escrita.

 Durante a atividade de constru??o dos textos para a galeria da Turma da M?nica o professor poder? verificar se os alunos inclu?ram no texto as caracter?sticas corretas das personagens e demonstraram motiva??o e interesse pelo assunto.