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Entendendo o achatamento da Terra e demais planetas

Autor e Co-autor(es)

Nilson Silva Santos imagem do usuário

NOSSA SENHORA DAS DORES - SE COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através da atividade lúdica, o aluno poderá compreender uma das consequência da rotação da Terra e dos demais planetas ao sofrerem um achatamento em suas extremidades, tornando o diâmetro polar menor que o equatorial.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta atividade, o professor deve abordar com os alunos as principais características físicas dos planetas, enfatizando o achatamento que é comum a todos os corpos celestes esféricos, inclusive a Terra.

Estratégias e recursos da aula

Para atingir os objetivos propostos, o professor pode utilizar:

  • Com o livro didático do aluno, pode-se explorar conceitos fundamentais como:
  1. A formação do Sistema Solar;
  2. O surgimento dos planetas em torno do Sol;
  3. A formação da Terra;
  4. Evolução da Terra;
  5. Influência dos movimentos da Terra na forma física do planeta.
  • Usar um globo terrestre, uma laranja ou uma melancia para ilustrar a forma da Terra;

globo terrestre melancia

Anéis de garrafa pet Gira-gira gira-gira gira-gira

Recursos Complementares

  • Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Mourão, R.R.F., Editora Nova Fronteira, (1987);
  • Documentários;
  • Introdução à Astronomia do Sistema Solar; Airton L.L. Câmara, Editora Brasiliense S.A;

Avaliação

Verificar, através da construção do experimento, a aplicação da teoria do achatamento dos planetas de forma lúdica e colher dos alunos relatos, observações visuais e relatórios escritos dos efeitos físicos observados na realização da atividade prática.