Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Projetos de forma??o dos alunos |
Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
- Conhecer dados referentes ao doping na Hist?ria.
- Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping.
- Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na preven??o ao uso de drogas.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios dos alunos.
Na primeira fase da Copa da ?frica do Sul de Futebol foram selecionados 450 jogadores para a realiza??o de exames e mais 200 jogadores para controles feitos nos dias de jogos. Os resultados foram animadores e satisfat?rios, pois n?o se constatou nenhum caso de doping nos atletas examinados. O mesmo ocorreu nas ?ltimas tr?s edi??es da Copa do Mundo de 1998, 2002 e 2006.
Mas isso significa que o doping foi banido dos esportes?
Professor, para responder essa pergunta a sugest?o ? dividir a aula em quatro momentos.
1? Momento: contextualizar o tema doping a partir da explana??o do juramento ol?mpico, onde os atletas se comprometem ao fair play (jogo limpo) e em seguida apresentar o v?deo Doping, o qual explica como funciona o doping.
2? Momento: apresentar dois simuladores para que os alunos possam conhecer casos de atletas envolvidos em casos de doping e tamb?m conhecer as puni??es aplicadas em quem usa de m?todos proibidos para vencer o advers?rio.
3? Momento: apresentar a cartilha "Informa??es sobre o uso de medicamentos no Esporte", onde os alunos ter?o a oportunidade de conhecer um pouco mais do doping na hist?ria esportiva, conhecer algumas subst?ncias e m?todos proibidos e permitidos e tamb?m compreender sobre o uso de suplementos alimentares e produtos naturais por atletas.
4? Momento: para finalizar o tema "Doping! A droga no Esporte...", o professor pode propor um debate de que maneira a escola pode prevenir e conscientizar os alunos sobre o problemas que as drogas em geral podem causar.
Juramento Ol?mpico
"Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Ol?mpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro esp?rito esportivo, pela gl?ria do esporte e em honra ?s nossas equipes".
Escrito pelo Bar?o de Coubertin e proclamado pelo esgrimista belga Victor Boin durante o cerimonial de abertura dos Jogos de Antu?rpia na B?lgica, em 1920.
N?o somente nos jogos ol?mpicos, o juramento ? comum no meio esportivo, onde os atletas se comprometem a superar seus limites dentro de regras preestabelecidas. Regra essa, muitas vezes quebrada de forma silenciosa, a qual pode resultar em novos recordes mas tamb?m pode sentenciar a carreira de um atleta.
Uma das formas utilizadas para burlar tais regras ? conhecida como doping. Registros apontam o uso de subst?ncia como ch?s de diversas ervas e a ingest?o de alguns tipos de cogumelos com a inten??o de aumentar o rendimento do atleta nas competi??es desde os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade.
?
Mas afinal o que ? Doping?
Que subst?ncias e m?todos il?citos s?o usados atualmente?
Quais implica??es seu uso pode trazer aos atletas?
?
Dopagem (ingl?s to dope = "adicionar subst?ncia estranha" + sufixo "agem") ? o ato, o efeito ou a realiza??o de introduzir subst?ncia(s) estranha(s) num meio ou sistema, n?o vivo ou vivo, acidental ou intencional, licita ou ilicitamente, com prop?sitos usualmente bem determinados.
Segundo o Comit? Ol?mpico Internacional, doping caracteriza o uso de drogas em esportes para tentar melhorar o desempenho.
Sugest?o: para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informa??es sobre o tema, a sugest?o ? a visualiza??o do v?deo abaixo, o qual apresenta informa??es sobre o uso de doping por atletas brasileiros e sobre o aumento da fiscaliza??o.
Obs: antes de apresentar os v?deos o professor pode propor aos alunos um roteiro de atividade relativa a cada v?deo.
Texto de apoio: para fundamentar a import?ncia do uso desse recurso (v?deo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as quest?es pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O V?deo na Sala de Aula", de Jos? Manuel Moran (Especialista em mudan?as na educa??o presencial e a dist?ncia). Esse artigo apresenta propostas de uso do v?deo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utiliza??o e tamb?m como analisar essa linguagem audiovisual.
Dispon?vel em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).
Atividade 1
Durante a apresenta??o do v?deo os alunos dever?o registras em seus cadernos:
- Aspectos positivos do v?deo.
- Aspectos negativos.
- Id?ias principais que passa.
Obs: esse registro pode ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.
V?deo: Doping
Descri??o: At? onde vai a tentativa do atleta para vencer os limites do pr?prio corpo? Entrevistas com a m?dica e triatleta Sandra Soldan; os ex-atleta Joaquim Cruz, Ricardo Prado e N?lson Rocha; e com a para-atleta Terezinha Guilhermina.
Dispon?vel em: www.youtube.com/watch?v=E3hCcLhlVf4 (acesso em 01/12/2010).
Como j? foi comentado, casos de doping s?o descritos desde os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade. O infogr?fico abaixo apresenta o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1904, em St. Louis nos Estados Unidos e outros casos de doping em outros eventos Ol?mpicos at? a ?ltima edi??o em Pequim (China) 2008. O segundo infogr?fico nos mostra alguns casos de doping ocorridos no esporte brasileiro.
Atividade 2
Para melhor compreender sugiro a apresenta??o dos infogr?ficos abaixo e responder as quest?es presentes no roteiro.
Infogr?ficos
Descri??o: desde o in?cio das Olimp?adas Modernas, dezenas de atletas foram flagrados utilizando subst?ncias ilegais para melhoria de desempenho. Veja os principais casos e conhe?a as subst?ncias usadas.
Dispon?vel em: www.estadao.com.br/images/especiais/2D/0B/A2/2D0BA223FC784B29B1AD17678B03B2CB.swf (acesso em 01/12/2010).
Doping no esporte ol?mpico brasileiro
Descri??o: esse simulador mostra de forma cronol?gica alguns casos de doping que ocorreram com atletas brasileiros em v?rias modalidades esportivas. Relembre casos de doping envolvendo atletas brasileiros.
Dispon?vel em: www.estadao.com.br/images/especiais/E5/DF/54/E5DF54C5389C48369948E71F1C1C7BD2.swf (acesso em 01/12/2010).
Roteiro de perguntas para os infogr?ficos:
- Qual foi o primeiro caso punido por doping pelo COI (Comit? Ol?mpico Internacional)?
- O COI reconheceu que houve erro referente aos Jogos Ol?mpicos de Munique na Alemanha, qual?
- A Alemanha Oriental tanto em Montreal (Canad?) como em Moscou (R?ssia) conquistou muitas medalhas, comente como isso ocorreu.
- Quais Olimp?adas n?o registrar?o casos doping em atletas medalhistas?
- Em qual Olimp?ada foi registrada pela primeira vez o uso de subst?ncias dopantes em animais?
- Quais s?o as principais subst?ncias encontradas nos exames de atletas brasileiros?
- No Brasil, atletas flagrados em exame anti-doping recebem quais tipos de puni??o?
Atividade 3
No laborat?rio de inform?tica as respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs .
Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, o professor dever? disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzir?o sua respostas em forma de cartazes para exposi??o em sala de aula.
Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR (acessado em: 03/10/10).
Atividade 4
Para essa atividade a sugest?o ? a leitura da Cartilha "Informa??es sobre o uso de medicamentos no esporte 2010". Ap?s essa leitura os alunos dever?o responder as quest?es pertinentes no roteiro, o resultado dessa pesquisa dever? ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.
Descri??o da Cartilha: a ?rea de controle de doping do Comit? Ol?mpico Brasileiro publica regularmente uma cartilha com dados e orienta??es a atletas e a toda Comunidade Ol?mpica sobre o uso de medicamentos no esporte. Sua vers?o de 2010, a nona edi??o oferece a lista de subst?ncias e m?todos proibidos pela Ag?ncia Mundial Antidoping, entre outras informa??es importantes.
Dispon?vel em: www.cob.org.br/pesquisa_estudo/pdfs/Livreto_doping_2010.pdf (acesso em 01/12/2010).
Question?rio de acordo com a cartilha:
- Defini??o atual de doping?
- Cite algumas subst?ncias e m?todos proibidos em competi??o e fora de competi??o.
- Quais s?o os f?rmacos (droga que seja utilizada com fim medicinal) permitidos.
- Qual o posicionamento em rela??o ao uso de suplementos alimentares e produtos naturais.
Para finalizarmos essa aula a sugest?o ? relacionar o Doping nos esportes ? preven??o ao uso de drogras na escola. A sugest?o para iniciar o debate ? de apresentar o v?deo "Preven??o ?s drogas [Esporte na escola]".
Descri??o: Aborda a promo??o da auto-estima das crian?as, atrav?s dos esportes, para evitar envolvimento com drogas. Enfoca o papel decisivo que o esporte possui, pois muitas crian?as encontram sentido em suas vidas por causa do esporte. Entrevista a atleta Magic Paula para falar sobre sua carreira no basquete e conquistas no esporte.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18469 (acessado em: 03/10/10).
Ap?s o v?deo formar um c?rculo na sala de aula ou na quadra esportiva.
Roteiro para discuss?o:
- De que forma a escola pode auxiliar na preven??o do uso ?s drogas?
- E o esporte pode contribuir nessa preven??o? Como?
Aproveitando o momento em que os alunos est?o em c?rculo para prosseguir a discuss?o retomando os outros temas abordados.
Atrav?s desse novo debate, o professor poder? perceber se os objetivos foram alcan?ados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.
Nome | Tipo |
---|---|
Preven??o ?s drogas [Esporte na escola] | V?deo |
Refer?ncias:
Portal Dia-a-dia Educa??o - Doping
www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=15 (acesso em 01/12/2010).
Estad?o.com.br www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-confirma-ausencia-de-casos-de-doping-na-copa,572778,0.htm (acesso em 01/12/2010).
Artigosobre.com - Dopagem:
http://artigosobre.com/Dopagem (acesso em 01/12/2010).
Sugest?o de sites para pesquisa:
Spiner - Doping nos esportes
www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 (acesso em 01/12/2010).
Revista Eletr?nica Veja - Doping gen?tico
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/arquivo/doping-genetico/ (acesso em 01/12/2010).
WebArtigos.com - Doping no Esporte: Os ''Limites'' do Corpo
www.webartigos.com/articles/21491/1/Doping-no-Esporte-Os-Limites-do-Corpo/pagina1.html (acesso em 01/12/2010).
Portal da Educa??o F?sica - A hist?ria do doping nos esportes
www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7195 (acesso em 01/12/2010).
?
?
?
?
?
?
Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula.
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
- Compartilhou as atividades propostas (Google Docs).