Portal do Professor

Início do Conteúdo

Doping! A droga no Esporte...

Autor e Co-autor(es)

MARCELO INOC?NCIO PEREIRA COSTA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer dados referentes ao doping na Hist?ria.

- Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping.

- Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na preven??o ao uso de drogas.

Duração das atividades

Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Na primeira fase da Copa da ?frica do Sul de Futebol foram selecionados 450 jogadores para a realiza??o de exames e mais 200 jogadores para controles feitos nos dias de jogos. Os resultados foram animadores e satisfat?rios, pois n?o se constatou nenhum caso de doping nos atletas examinados. O mesmo ocorreu nas ?ltimas tr?s edi??es da Copa do Mundo de 1998, 2002 e 2006.

Mas isso significa que o doping foi banido dos esportes?

Professor, para responder essa pergunta a sugest?o ? dividir a aula em quatro momentos.

1? Momento: contextualizar o tema doping a partir da explana??o do juramento ol?mpico, onde os atletas se comprometem ao fair play (jogo limpo) e em seguida apresentar o v?deo Doping, o qual explica como funciona o doping.

2? Momento: apresentar dois simuladores para que os alunos possam conhecer casos de atletas envolvidos em casos de doping e tamb?m conhecer as puni??es aplicadas em quem usa de m?todos proibidos para vencer o advers?rio.

3? Momento: apresentar a cartilha "Informa??es sobre o uso de medicamentos no Esporte", onde os alunos ter?o a oportunidade de conhecer um pouco mais do doping na hist?ria esportiva, conhecer algumas subst?ncias e m?todos proibidos e permitidos e tamb?m compreender sobre o uso de suplementos alimentares e produtos naturais por atletas.

4? Momento: para finalizar o tema "Doping! A droga no Esporte...", o professor pode propor um debate de que maneira a escola pode prevenir e conscientizar os alunos sobre o problemas que as drogas em geral podem causar.

Juramento Ol?mpico

 "Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Ol?mpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro esp?rito esportivo, pela gl?ria do esporte e em honra ?s nossas equipes".

Escrito pelo Bar?o de Coubertin e proclamado pelo esgrimista belga Victor Boin durante o cerimonial de abertura dos Jogos de Antu?rpia na B?lgica, em 1920.

N?o somente nos jogos ol?mpicos, o juramento ? comum no meio esportivo, onde os atletas se comprometem a superar seus limites dentro de regras preestabelecidas. Regra essa, muitas vezes quebrada de forma silenciosa, a qual pode resultar em novos recordes mas tamb?m pode sentenciar a carreira de um atleta.

Uma das formas utilizadas para burlar tais regras ? conhecida como doping. Registros apontam o uso de subst?ncia como ch?s de diversas ervas e a ingest?o de alguns tipos de cogumelos com a inten??o de aumentar o rendimento do atleta nas competi??es desde os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade.

?

Mas afinal o que ? Doping?

Que subst?ncias e m?todos il?citos s?o usados atualmente?

Quais implica??es seu uso pode trazer aos atletas?

?

Dopagem (ingl?s to dope  = "adicionar subst?ncia estranha" + sufixo "agem") ? o ato, o efeito ou a realiza??o de introduzir subst?ncia(s) estranha(s) num meio ou sistema, n?o vivo ou vivo, acidental ou intencional, licita ou ilicitamente, com prop?sitos usualmente bem determinados.

Segundo o Comit? Ol?mpico Internacional, doping caracteriza o uso de drogas em esportes para tentar melhorar o desempenho.

Sugest?o:  para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informa??es sobre o tema, a sugest?o ? a visualiza??o do v?deo abaixo, o qual apresenta informa??es sobre o uso de doping por atletas brasileiros e sobre o aumento da fiscaliza??o.

Obs: antes de apresentar os v?deos o professor pode propor aos alunos um roteiro de atividade relativa a cada v?deo.

Texto de apoio: para fundamentar a import?ncia do uso desse recurso (v?deo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as quest?es pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O V?deo na Sala de Aula", de Jos? Manuel Moran (Especialista em mudan?as na educa??o presencial e a dist?ncia). Esse artigo apresenta propostas de uso do v?deo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utiliza??o e tamb?m como analisar essa linguagem audiovisual.

Dispon?vel em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).  

Atividade 1

Durante a apresenta??o do v?deo os alunos dever?o registras em seus cadernos:

- Aspectos positivos do v?deo.

- Aspectos negativos.

- Id?ias principais que passa.

Obs: esse registro pode ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

V?deo: Doping 

Descri??o: At? onde vai a tentativa do atleta para vencer os limites do pr?prio corpo? Entrevistas com a m?dica e triatleta Sandra Soldan; os ex-atleta Joaquim Cruz, Ricardo Prado e N?lson Rocha; e com a para-atleta Terezinha Guilhermina.

Dispon?vel em: www.youtube.com/watch?v=E3hCcLhlVf4   (acesso em 01/12/2010). 

Como j? foi comentado, casos de doping s?o descritos desde os Jogos Ol?mpicos da Antiguidade. O infogr?fico abaixo apresenta o primeiro caso conhecido de doping ocorreu em 1904, em St. Louis nos Estados Unidos e outros casos de doping em outros eventos Ol?mpicos at? a ?ltima edi??o em Pequim (China) 2008. O segundo infogr?fico nos mostra alguns casos de doping ocorridos no esporte brasileiro.

Atividade 2

Para melhor compreender sugiro a apresenta??o dos infogr?ficos abaixo e responder as quest?es presentes no roteiro.

Infogr?ficos

Doping nos Jogos Ol?mpicos

Descri??o: desde o in?cio das Olimp?adas Modernas, dezenas de atletas foram flagrados utilizando subst?ncias ilegais para melhoria de desempenho. Veja os principais casos e conhe?a as subst?ncias usadas.

Dispon?vel em: www.estadao.com.br/images/especiais/2D/0B/A2/2D0BA223FC784B29B1AD17678B03B2CB.swf (acesso em 01/12/2010). 

Doping no esporte ol?mpico brasileiro 

Descri??o: esse simulador mostra de forma cronol?gica alguns casos de doping que ocorreram com atletas brasileiros em v?rias modalidades esportivas. Relembre casos de doping envolvendo atletas brasileiros.

Dispon?vel em: www.estadao.com.br/images/especiais/E5/DF/54/E5DF54C5389C48369948E71F1C1C7BD2.swf (acesso em 01/12/2010). 

Roteiro de perguntas para os infogr?ficos:

-  Qual foi o primeiro caso punido por doping pelo COI (Comit? Ol?mpico Internacional)?

- O COI reconheceu que houve erro referente aos Jogos Ol?mpicos de Munique na Alemanha, qual?

- A Alemanha Oriental tanto em Montreal (Canad?) como em Moscou (R?ssia) conquistou muitas medalhas, comente como isso ocorreu.

- Quais Olimp?adas n?o registrar?o casos doping em atletas medalhistas?

- Em qual Olimp?ada foi registrada pela primeira vez o uso de subst?ncias dopantes em animais?

- Quais s?o as principais subst?ncias encontradas nos exames de atletas brasileiros?

- No Brasil, atletas flagrados em exame anti-doping recebem quais tipos de puni??o?

Atividade 3

No laborat?rio de inform?tica as respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs .

Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, o professor dever? disponibilizar os textos sugeridos e os alunos, em seus grupos, produzir?o sua respostas em forma de cartazes para exposi??o em sala de aula.

Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  (acessado em: 03/10/10).  

Atividade 4

Para essa atividade a sugest?o ? a leitura  da Cartilha "Informa??es sobre o uso de medicamentos no esporte 2010". Ap?s essa leitura os alunos dever?o responder as quest?es pertinentes no roteiro, o resultado dessa pesquisa dever? ser compartilhado em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.

Descri??o da Cartilha: a ?rea de controle de doping do Comit? Ol?mpico Brasileiro publica regularmente uma cartilha com dados e orienta??es a atletas e a toda Comunidade Ol?mpica sobre o uso de medicamentos no esporte. Sua vers?o de 2010, a nona edi??o oferece a lista de subst?ncias e m?todos proibidos pela Ag?ncia Mundial Antidoping, entre outras informa??es importantes.

Cartilha 2010 

Dispon?vel em: www.cob.org.br/pesquisa_estudo/pdfs/Livreto_doping_2010.pdf (acesso em 01/12/2010). 

Question?rio de acordo com a cartilha:

- Defini??o atual de doping?

- Cite algumas subst?ncias e m?todos proibidos em competi??o e fora de competi??o.

- Quais s?o os f?rmacos (droga que seja utilizada com fim medicinal) permitidos.

- Qual o posicionamento em rela??o ao uso de suplementos alimentares e produtos naturais.

  

Para finalizarmos essa aula a sugest?o ? relacionar o Doping nos esportes ? preven??o ao uso de drogras na escola. A sugest?o para iniciar o debate ? de apresentar o v?deo "Preven??o ?s drogas [Esporte na escola]".

Descri??o: Aborda a promo??o da auto-estima das crian?as, atrav?s dos esportes, para evitar envolvimento com drogas. Enfoca o papel decisivo que o esporte possui, pois muitas crian?as encontram sentido em suas vidas por causa do esporte. Entrevista a atleta Magic Paula para falar sobre sua carreira no basquete e conquistas no esporte.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18469 (acessado em: 03/10/10).   

Ap?s o v?deo formar um c?rculo na sala de aula ou na quadra esportiva.

Roteiro para discuss?o:

- De que forma a escola pode auxiliar na preven??o do uso ?s drogas?

- E o esporte pode contribuir nessa preven??o? Como?

Aproveitando o momento em que os alunos est?o em c?rculo para prosseguir a discuss?o retomando os outros temas abordados.

Atrav?s desse novo debate, o professor poder? perceber se os objetivos foram alcan?ados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Preven??o ?s drogas [Esporte na escola] V?deo

Recursos Complementares

Refer?ncias:

Portal Dia-a-dia Educa??o - Doping

www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=15 (acesso em 01/12/2010). 

Estad?o.com.br www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-confirma-ausencia-de-casos-de-doping-na-copa,572778,0.htm (acesso em 01/12/2010).   

Artigosobre.com - Dopagem:

http://artigosobre.com/Dopagem (acesso em 01/12/2010).  

Sugest?o de sites para pesquisa:

Spiner - Doping nos esportes

www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 (acesso em 01/12/2010).   

Revista Eletr?nica Veja - Doping gen?tico

http://veja.abril.com.br/blog/genetica/arquivo/doping-genetico/ (acesso em 01/12/2010).   

WebArtigos.com - Doping no Esporte: Os ''Limites'' do Corpo

www.webartigos.com/articles/21491/1/Doping-no-Esporte-Os-Limites-do-Corpo/pagina1.html (acesso em 01/12/2010).    

Portal da Educa??o F?sica - A hist?ria do doping nos esportes

www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=7195 (acesso em 01/12/2010).     

?

?

?

?

?

?

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.

- Compartilhou as atividades propostas (Google Docs).