Portal do Professor

Início do Conteúdo

De fruto e de flor ? releitura de obras de arte

Autor e Co-autor(es)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Organizar e ampliar algumas ideias acerca da flor e do fruto.
  • Conhecer e apreciar obras de artes que retratam flores e frutos.
  • Fazer releitura das obras apreciadas através da pintura e do desenho.
  • Conhecer fatos relativos a vida dos autores das obras apreciadas.
  • Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.

Duração das atividades

As atividades propostas a seguir ser?o desenvolvidas durante tr?s aulas com dura??o de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar destas aulas os alunos não necessitam ter conhecimentos prévios sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 ? Apreciando flores e frutos   

1? momento ? Exponha imagens de obras de um artista pl?stico representando flores e frutos, para as crian?as apreciarem. Essas imagens poder?o ser apresentadas em PowerPoint ou fotocopiadas. Para essa aula sugerimos as obras ?Vaso com margaridas e ?Coco?, do artista  Pancetti.

Figura 1 - coco

Figura 2- vasos com margaridas

Fonte: http://www.bolsadearte.com/cotacoes/pancetti.htm

2? momento: Converse com as crian?as acerca das obras que elas observaram e questione:

  • Essas imagens s?o de pinturas ou desenho?
  • O que elas representam?
  • Quais as cores usadas para pintar as flores?
  • Quantas flores foram pintadas?
  • Elas est?o dentro de que?
  • Esse objeto est? em cima de que?
  • Em que lugar essas flores est?o?
  • Quais as cores dos cocos?
  • Como os cocos est?o organizados na pintura?
  • Foram pintados muitos ou poucos cocos?

Por meio dessa situa??o o professor possibilita a sua turma o contato com alguns aspectos pr?prios das Artes Visuais que, enquanto linguagem, tem estrutura e caracter?sticas pr?prias, tais como:  composi??o com poucas formas, tra?os simples, poucas cores, entre outras.

3? momento: Ap?s essa primeira aprecia??o, o professor informa ? turma que as obras s?o cria??o do artista pl?stico Jos? Pancetti. Em seguida convida ?s crian?as para desenharem a obra que mais gostaram, usando papel of?cio, grafite e cole??o de madeira. O professor conclui a aula propondo um momento de  socializa??o das produ??es as crian?as . Elas devem ser motivadas a expressarem seus sentimentos durante a atividade ? motivo da escolha, dificuldades e solu??es encontradas.

? interessante que o professor organize um espa?o na sala para colocar a c?pia das obras de Pancetti e dos desenhos das crian?as.   

ATIVIDADE 2 ? Conhecendo Jos? Pancetti

1? momento: O professor inicia aula apresentando para a turma uma imagem de Jos? Pancetti.

Fonte: http://www.pinturabrasileira.com.br

?

Em seguida, apresenta alguns dados biogr?ficos sobre o pintor ? onde nasceu, o que realizou antes de ser pintor, o que gostava de pintar. O livro abaixo tamb?m pode ser fonte de pesquisa na organiza??o desses dados.

?

?

Jose Pancetti (1902-1958) Marinheiro, Pintor e Poeta Autores: Mauro Barata, Jose Roberto Teixeira Leite, Max Perlingeiro Editora: Pinakotheke P?ginas: 120

?

Sinopse - Conhe?a a arte de Jos? Pancetti (1902-1958) marinheiro, pintor e poeta. Este livro procura recriar o percurso dram?tico desse que foi um amante do mar, marinheiro de profiss?o e cora??o, que transformou em arte esse seu sentimento. "Se pudesse recome?ar a vida seria de novo marinheiro", afirmou certa vez a seu amigo Jo?o Cond?. O livro refaz a trajet?ria do pintor, que vai desde 1933, per?odo de forma??o do artista, at? 1958, ano de sua morte. Nela, a Pinakotheke estar? apresentando um conjunto de obras relevantes e, em sua grande maioria, in?ditas. Foi organizada de forma tem?tica obedecendo ? cronologia em cada segmento e est? dividida em seis n?cleos: Retratos, Naturezas-mortas, Paisagens e Marinhas do Rio de Janeiro, S?o Paulo, Bahia e Paisagens de Minas Gerais.

 Fonte: http://www.travessa.com.br 

2? momento: Logo ap?s essa conversa, o professor prop?e a turma a produ??o de  um texto  sobre Pancetti para colocar junto as outras produ??es (imagens das obras, desenhos das crian?a).  O professor organiza com a turma um roteiro para a produ??o do texto e, para isso, faz a seguinte pergunta: o que vamos contar sobre a vida de Pancetti?

3? momento:  - Ap?s a conclus?o do texto, o professor organiza as crian?as, em duplas, para produzirem as ilustra??es do Texto Coletivo .

ATIVIDADE 3 ? Relendo flores e frutos : a pintura

1? momento:  O professor relembra ao grupo o momento em que escolheram uma obra de pancetti para desenhar e, em seguida prop?e que em vez de desenhar tentem pintar com tinta guache. Explica que far?o uma vota??o para escolherem uma das obras - ?vaso com margaridas e ?coco?. Feita a escolha da obra, o professor explica que cada crian?a receber? duas folhas em tamanhos diferentes; uma para pintarem o fundo e outra para pintarem os demais elementos da obra.

2? momento: As crian?as devem ser encaminhadas as mesas para criarem o fundo de suas obras, pintando o papel com tinta guache. Nas mesas, elas devem encontrar papel of?cio, pinc?is e tinta nas cores necess?rias para a realiza??o desse momento da pintura. ? medida que as crian?as conclu?rem a pintura do fundo devem lavar o pincel para iniciarem a segunda parte da pintura ( a figura do coco, por exemplo).   

ATIVIDADE 4 ? Relendo flores e frutos : montando a pintura

1? momento: Quando a pintura estiver seca, o professor devolve o papel ?s crian?as  ajudando-as a recortarem a pintura menor para colarem no fundo. Elas, organizam, do seu modo, a sua pintura. Neste momento, a c?pia da obra do pintor deve ser afixadas em um local da sala de modo a ser visualizada pelas crian?as, caso sintam necessidade de consult?-las.

2? momento: Ap?s esse momento, o professor organiza uma roda para as crian?as socializarem suas produ??es e falarem sobre as dificuldades que sentiram e como conseguiram super?-las.  Nesse momento, ? interessante questionar  a turma acerca das semelhan?as e diferen?as entre a obra de Pancetti e a produ??o de cada crian?a.  Em seguida as produ??es das crian?as podem ser colocadas junto aos demais mat?rias produzidos durante essas aulas. As outras turmas da escola podem ser convidadas para apreciarem todas essas produ??es.  

?

?

?

?

?

?

Recursos Complementares

http://www.bolsadearte.com/cotacoes/pancetti.htm  - Neste site o professor poder? acessar as imagens da atividade 1. 

http://www.pinturabrasileira.com.br - Neste site o professor poder? acessar a foto de Pancetti. Para isso clicar no link entrar, em seguida clicar em ver mais obras do acervo e, depois no link Pancetti, Jos? e, finalmente clicar em  Biografia de Jos? Pancetti

  http://www.travessa.com.br   Neste site o professor poder? acessar a capa e a sinopse do livro citado na atividade 2. Ao entrar no site ? s? digitar o t?tulo do livro na caixa de pesquisa e depois clicar em ok.

Dados biogr?ficos de Pancetti:

 http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernidade/eixo/bernadelli/pancetti/index.html

Avaliação

Para fazer a avaliação desta aula, o professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades; observar  se suas composições artísticas  apresentam os elementos analisados ( linhas, formas e cores) na  obra de arte apreciada.