Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Conversa na roda
Levante os conhecimentos pr?vios das crian?as sobre o tema. Vejamos o que as crian?as de 5 e 6 anos responderam: Registre a fala das crian?as. Depois de digitado afixe na parede da sala. Construa um roteiro sobre o que a turma deseja descobrir sobre a origem da terra e as camadas da Terra. Cole na parede da sala. O roteiro de estudo ? um recurso que permite a organiza??o do estudo.
?
Fonte:O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
?
Ap?s a conversa na roda cada crian?a registra o que sabe. Selecione livros sobre o assunto e v? a biblioteca da escola. Solicite que as crian?as tragam de casa materiais para a pesquisa. Traga uma laranja para a sala e corte ao meio em partes iguais Trace um paralelo entre as camadas da laranja e as camadas da terra. Discuta que ambas possuem casca. A parte branca e os gomos da laranja correspondem as camadas internas da terra e a casca a parte externa. Exiba v?deos sobre o assunto.
Sugest?o de v?deo sobre a forma??o da terra:
http://www.youtube.com/watch?v=BkICTzcuNJg&feature=related
Organize uma aula com imagens para discutir com as crian?as de forma did?tica.
Estudiosos da Terra descobriram que ela tamb?m possui diferentes camadas, tanto externamente (por fora), como internamente (por dentro).
Camadas externas da terra:
?
?
?
Estrutura interna
Fonte: http://www.escolakids.com/camadas-da-terra.htm
?
?
?
As crian?as registram o que aprenderam
Organize uma atividade com as perguntas. Este momento pode ser realizado em duplas ou individualmente. Vejamos um modo de organizar a atividade para as crian?as. Proponha a confec??o das camadas da terra utilizando uma bola de isopor. Divida os grupos de acordo com os temas para ser apresentado para uma turma da escola. Um grupo apresenta as camadas da terra e outro sobre a origem da terra.
?
Exiba o v?deo:
A forma??o da Terra em 3 minutos
http://www.youtube.com/watch?v=hhrd22FwEZs
?
?
?
Fonte: O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
?
Proponha a representa??o da origem da terra atrav?s do desenho. Divida a cartolina preta em quadrados( 20 cm). Utilize giz branco. Exponha na sala de aula.
Leve para a sala a m?sica de Bia Bedran -Tudo Azul - Escute v?rias vezes para que aprendam a cantar. Digite a letra e exponha na sala com os desenhos das crian?as.
Acesse o site e conhe?a a letra e a m?sica:
http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561356/
?
?
Fonte: http://compare.buscape.com.br/azul-e-lindo-planeta-terra-nossa-casa-ruth-rocha-8516041433.html
Leia o livro de Ruth Rocha. AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA. Ap?s a leitura fa?a uma reescrita do livro. Pode ser em pequenos grupos ou de forma coletiva.Vejamos como um grupo de crian?as de 5 e 6 anos produziram o texto com a reescrita desse livro:
?
Fonte: O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
?
Para finalizar o estudo organize com as crian?as um texto coletivo sobre o que aprenderam.
?
Fonte: O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.
Sugest?o de v?deo para apresentar ?s crian?as:
As camadas da Terra feita com bola de isopor- Grupo de Refer?ncia 2B
http://www.youtube.com/watch?v=e4L-knD8n-M
A Forma??o do Planeta Terra e dos Oceanos
http://www.youtube.com/watch?v=bBZBRJNRyn4&NR=1
Sinopse do livro
AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA Ruth Rocha Editora: Salamandra
Enfatizando a import?ncia de cuidarmos bem de nosso planeta, com uma linguagem acess?vel e imagens significativas, os autores criaram esta bela obra que mostra para as crian?as como agir para que a Terra n?o se transforme num ambiente hostil e imposs?vel de viver, podendo proporcionar ?s pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo!
Através das produções( desenho e escrita) das atividades individuais e em grupo, da participação oral verifique: