Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que tem embaixo da terra?

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Tempo cronol?gico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer a formação e as camadas da terra.    

Duração das atividades

8 aulas de 1 hora

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  •  A formação e as camadas da Terra

Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Conversa na roda

Levante os conhecimentos pr?vios das crian?as sobre o tema. Vejamos o que as crian?as de 5 e 6 anos responderam: Registre a fala das crian?as. Depois de digitado afixe na parede da sala. Construa um roteiro sobre o que a turma deseja descobrir sobre a origem da terra e as camadas da Terra. Cole na parede da sala. O roteiro de estudo ? um recurso que permite a organiza??o do estudo.

?

Fonte:O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.

?

Segunda Atividade

A experi?ncia da laranja

Ap?s a conversa na roda cada crian?a registra o que sabe. Selecione livros sobre o assunto e v? a biblioteca da escola. Solicite que as crian?as tragam de casa materiais para a pesquisa. Traga uma laranja para a sala e corte ao meio em partes iguais Trace um paralelo entre as camadas da laranja e as camadas da terra. Discuta que ambas possuem casca. A parte branca e os gomos da laranja correspondem as camadas internas da terra e a casca a parte externa. Exiba v?deos sobre o assunto.

Sugest?o de v?deo sobre a forma??o da terra:

http://www.youtube.com/watch?v=BkICTzcuNJg&feature=related

Organize uma aula com imagens para discutir com as crian?as de forma did?tica.

Estudiosos da Terra descobriram que ela tamb?m possui diferentes camadas, tanto externamente (por fora), como internamente (por dentro).

 Camadas externas da terra:

?

?

  • A atmosfera - camada do ar que respiramos;
  • A litosfera - a superf?cie em que vivem todos os seres vivos;
  • A hidrosfera-  o conjunto das ?guas, como mares e rios.

?

Estrutura interna

 Fonte: http://www.escolakids.com/camadas-da-terra.htm 

?

  • A litosfera ? formada pelo solo, pelas rochas e pelo subsolo, tamb?m recebe o nome de crosta terrestre.
  • O manto ? uma camada muito quente, de onde saem as larvas dos vulc?es, feitas de magma.
  • O n?cleo ? a camada mais interna do planeta, tendo uma temperatura alt?ssima. Essa camada representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra.

?

Terceira atividade

?

As crian?as registram o que aprenderam

Organize uma atividade com as perguntas. Este momento pode ser realizado em duplas ou individualmente. Vejamos um modo de organizar a atividade para as crian?as. Proponha a confec??o das camadas da terra utilizando uma bola de isopor. Divida os grupos de acordo com os temas para ser apresentado para uma turma da escola. Um grupo apresenta as camadas da terra e outro sobre a origem da terra.

?

Exiba o v?deo:

A forma??o da Terra em 3 minutos

http://www.youtube.com/watch?v=hhrd22FwEZs

?

?

?

Fonte: O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.

?

Quarta Atividade

Proponha a representa??o da origem da terra atrav?s do desenho. Divida a cartolina preta em quadrados( 20 cm). Utilize giz branco. Exponha na sala de aula.

Leve para a sala a m?sica de Bia Bedran -Tudo Azul - Escute v?rias vezes para que aprendam a cantar. Digite a letra e exponha na sala com os desenhos das crian?as.

Acesse o site e conhe?a a letra e a m?sica:

http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561356/

?

?

Fonte: http://compare.buscape.com.br/azul-e-lindo-planeta-terra-nossa-casa-ruth-rocha-8516041433.html

Leia o livro de Ruth Rocha.   AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA. Ap?s a leitura fa?a uma reescrita do livro. Pode ser em pequenos grupos ou de forma coletiva.Vejamos como um grupo de crian?as de 5 e 6 anos produziram o texto com a reescrita desse livro:

?

Fonte: O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.

?

Para finalizar o estudo organize com as crian?as um texto coletivo sobre o que aprenderam.

?

Fonte: O Mundo M?gico da Leitura.NEI/CAp/UFRN.2001.

Recursos Complementares

Sugest?o de v?deo para apresentar ?s crian?as:

As camadas da Terra feita com bola de isopor-  Grupo de Refer?ncia 2B

http://www.youtube.com/watch?v=e4L-knD8n-M

A Forma??o do Planeta Terra e dos Oceanos

http://www.youtube.com/watch?v=bBZBRJNRyn4&NR=1

Sinopse do livro

AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA Ruth Rocha Editora: Salamandra

Enfatizando a import?ncia de cuidarmos bem de nosso planeta, com uma linguagem acess?vel e imagens significativas, os autores criaram esta bela obra que mostra para as crian?as como agir para que a Terra n?o se transforme num ambiente hostil e imposs?vel de viver, podendo proporcionar ?s pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo!

Avaliação

Através das produções( desenho e escrita) das atividades individuais e em grupo, da participação oral verifique:

  • Perceberam as camadas externas e internas da terra, identificando pelo nome.
  • Que a terra foi formada de uma grande explosão no universo.