Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo com a música

Autor e Co-autor(es)

neide figueiredo de souza imagem do usuário

DOURADOS - MS EM SOCRATES CAMARA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A proposta de se trabalhar com esse vídeo é interferir intelectualmente no mundo imaginário infantil, reproduzindo-o de várias formas.

Duração das atividades

Seis momentos com a duração de uma hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura individual e coletiva de livros de literatura infantil enfocando a imaginação infantil.

Estratégias e recursos da aula

Aquarela

• Inicialmente propor para os alunos o trabalho a ser desenvolvido;
• Levar os alunos na biblioteca para que observem e leiam livros de literatura infantil, explorando a criatividade dos seus autores;
• Apresentar o vídeo com a música “Aquarela” do Toquinho, no projetor comentando alguns elementos;
• Em sala de aula questionar:
1. O que acharam da canção?
2. Gostaram da música? Ela fala do quê?
3. Porque o menino está sozinho?
4. O que acontece com o menino dentro da nave?
5. O futuro é uma nave. O que você entende?
6. Porque no final podemos rir ou chorar?
7. No início ele está colorido e no final a música coloca que “descolorirá”, por quê?
8. Que relação imaginária esse menino tem com o mundo?
9. Ele tem domínio do mundo?
10. Ele tem domínio da vida, do futuro?
• Propor em grupo de mais ou menos três alunos para que registrem com suas palavras o que foi significativo, o que entenderam e que também não entenderam;
• Com ajuda da professora, unir os registros e construir um texto no coletivo, para posteriormente ser digitado;
• Apresentar a letra da canção e propor que cada grupo fique com uma parte, registrando algumas palavras;
• Na Sala de Tecnologia, à partir do trecho que cada grupo escolheu, criar imagens no aplicativo Paint registrando seus nomes;
• Registrar com fotos alguns momentos de desenvolvimento desse trabalho;
• A professora da Sala de Tecnologia organiza um vídeo no aplicativo Windows Movie Maker, inserindo as fotos, as imagens e registros dos alunos tendo a música Aquarela de fundo;
• Apresentação do vídeo para os alunos no projetor;
• Pedir que, individualmente registrem o processo percorrido de forma detalhada, ou seja, que produzam um pequeno texto do trabalho desenvolvido levando em conta as etapas e a participação individual;
• Propor esta apresentação para alunos de outras turmas para que conheçam e apreciem o trabalho realizado.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Aquarela Vídeo

Recursos Complementares

Livros de literatura infantil, projetor, editor de textos, aplicativo Movie Maker e Paint. Máquina digital. 

Avaliação

A avaliação ocorre desde a proposta da atividade, do envolvimento e desempenho dos alunos na realização das atividades, até a apresentação final. Engloba o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.