- Comece a aula com uma pergunta: “Quem sabe o que é azulejaria?”. É possível que algumas crianças digam que não sabem e outras associem o termo com a palavra azulejo. Dessa forma: “O que é azulejo?” Segundo sua raiz etimológica, a palavra vem do árabe (az-zulaich) e designa peça de cerâmica vitrificada e/ou esmaltada usada, sobretudo, no revestimento de paredes.
- Pergunte ainda: “Para que servem os azulejos?” “Quem tem azulejos em casa?” Mostre alguns exemplos de azulejos e conte que a azulejaria surgiu há muito tempo atrás, na cultura oriental. Podem ser decorativos, utilitários e arquitetônicos. No Brasil, foi forte a influência da azulejaria portuguesa, como o exemplo abaixo:
Detalhe de azulejos portugueses, São Luis, Maranhão, Brasil
http://www.iolandahuzak.com/imgcache/51f317953c5a58866c58c6c74c7d31cd.jpg
http://www.jorgecorreiasantos.interdinamica.pt/artes/jcs/x31yv205w.htm
Azulejo decorativo de fachada, Lisboa, PT.
- Comente também que há muitas técnicas de produção de azulejos que precisam ir ao forno para serem queimados e se tornarem uma superfície resistente. Acrescente que em algumas cidades do Brasil, e no mundo, possuem painéis de azulejos pintados por artistas, como o exemplo abaixo.
Painel de azulejos "As Quatro Estações", pintado por Cândido Portinari, Juiz de Fora, MG
Painel "Cavalos" - Cândido Portinari (Juiz de Fora - MG)
Os painéis as “Quatro Estações” e “Cavalos”, na fachada do edifício modernista do Clube Juiz de Fora, são obras do renomado Cândido Portinari. Os Painéis foram adquiridos em 1956. Existem 14 painéis de Portinari espalhados por todo o país em local público e Juiz de Fora é a única cidade a possuir dois deles.
http://www.portaldoturismo.pjf.mg.gov.br/atrativos_painel_portinari.php
- Indague às crianças se na cidade delas tem algum painel com azulejos pintados e em qual local se encontram? Previamente faça uma pesquisa se há ou não exemplos de azulejaria na arquitetura de sua cidade e caso tenha, aproveite para dizer isso às crianças. Se for possível, promova um passeio para que os alunos e alunas vejam de perto um painel de azulejos decorativos e/ou arquitetônicos.
- Chame atenção das crianças para observar que o azulejo contém um desenho que pode se repetir ou ser alterado nas formas e nas cores, ficando diferente um do outro. O azulejo, comumente, é para ser fixado junto a outros formando um painel.
- Retorne as imagens (os exemplos dados nessa aula) e mostre aos alunos e alunas que um azulejo faz parte de um conjunto com vários azulejos, que juntos formam um desenho maior. Então, proponha às crianças a produção de um “falso” azulejo feito de papelão e decorado com a técnica de pintura com bolinhas de gude.
(1.) Peça ao grupo que corte o papelão em quadrados de 20X20 cm. Se cortar os papelões for difícil para elas por ser um suporte mais rígido do que o papel comum, dê uma ajuda, mas permita que elas participem dessa etapa.
(2.) Peça que cortem também uma cartolina branca ou papel canson na mesma medida e colem (cola branca) sobre o papelão já cortado.
(3.) Coloque o papelão com o papel branco colado dentro de uma caixa de sapato, com o lado do papel para cima.
http://blogartesanato.com/wp-content/uploads/2009/11/pintura-bolinhas01.jpg
(4.) Em seguida, fale para os alunos e alunas tingirem as bolinhas de gude com cores variadas de guache (vermelho, amarelo, preto, branco, verde, etc.), de acordo com o gosto pessoal, colocando-as dentro de uma caixa (Vale a pena ter mais de uma caixa, assim as crianças se revezam com maior rapidez).
(5.) Oriente que a criança feche a caixa com a tampa e faça movimentos com a mesma de modo que as bolinhas circulem lá dentro. Depois dessa etapa, peça que abra a caixa e o “falso azulejo” está pronto. O efeito é de grafismos.
http://blogartesanato.com/wp-content/uploads/2009/11/pintura-bolinhas03.jpg
- Ao terminar, cada criança precisa esperar o seu azulejo secar. Veja alguns resultados:
- Após a secagem, chegou a hora de montar o painel decorativo com os “azulejos gestuais”. Reúna todas as crianças, cada uma com seu azulejo, e juntas, proponha montar o painel. É importante que cada criança decida, trocando opiniões, onde ficará o seu azulejo. Oriente para que as cores fiquem equilibradas e bem distribuídas. Os azulejos podem ser fixados com fita crepe ou tachinha, dependendo do local. Também podem ser fixados num TNT branco ou preto (um fundo neutro) ou outro tecido disponível na escola. Em seguida estendido dentro ou fora da sala.