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Esportes Paraol?mpicos

Autor e Co-autor(es)

MARCELO INOC?NCIO PEREIRA COSTA imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer o Hist?rico dos Esportes Paraol?mpicos.

- Identificar as modalidades Paraol?mpicas.

- Vivenciar alguns esportes adaptados.

Duração das atividades

Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos pr?vios na elabora??o de portf?lio.

Estratégias e recursos da aula

Atrav?s da imagem abaixo a qual mostra  v?rios esportes, o professor pode abrir um espa?o para discutir sobre os Esportes Paraol?mpicos. Atrav?s de uma contextualiza??o (expositiva) o professor pode comentar o conceito Esporte Adaptado com seus alunos, antes de chegar ao tema Paraolimp?ada.

Ap?s esse primeiro contato dos alunos com os Esportes Adaptados o professor pode propor atividades de pesquisa especificamente sobre os esportes que fazem parte das Paraolimp?adas.

Concluindo a abordagem sobre Esportes Adaptados e Paraolimp?adas o professor pode propor viv?ncias em atividades adaptadas e finalizar com um jogo presente no calend?rio Paraol?mpico, no caso o Voleibol Sentado.

Que esportes s?o esses que est?o sendo praticados na imagem abaixo?

Fonte da imagem: www.cpb.org.br/esportes/modalidades (acessado em 06/12/2010). 

Quem respondeu que s?o Esportes Adaptados acertou.

O Esporte Adaptado surgiu no in?cio do s?culo XX, de forma muito t?mida. Na primeira d?cada do s?culo, iniciaram-se as atividades competitivas para jovens portadores de defici?ncias auditivas, especialmente em modalidades coletivas. Por volta de 1920, tiveram in?cio ?s atividades para jovens portadores de defici?ncia visual, especialmente a nata??o e o atletismo.

Para pessoas portadoras de defici?ncias f?sicas, o in?cio do esporte oficialmente se deu ao final da Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1952, quando os soldados voltaram para os seus pa?ses de origem com v?rios tipos de mutila??es e outras defici?ncias f?sicas.

No Brasil, o esporte adaptado surgiu em 1958 com a funda??o de dois clubes esportivos (um no Rio e outro em S?o Paulo). Nos ?ltimos cinco anos, o Esporte Adaptado brasileiro vem evoluindo, mas por falta de informa??o e, principalmente, de condi??es espec?ficas para a sua pr?tica, muitos portadores de defici?ncia ainda n?o t?m acesso a ele.

Fonte: www.add.org.br/esporteAdaptado/historia.php (acesso em 06/12/2010). 

Mas quais s?o as modalidades esportivas presentes nas Paraolimp?adas?

De acordo com o Comit? Paraol?mpico Brasileiro os Jogos Paraol?mpicos re?nem competi??es esportivas em v?rias modalidades para pessoas com necessidades especiais de locomo??o, cegos, surdos, amputados e paralisados. S?o dividas em 19 modalidades, mas algumas possuem uma subdivis?o as quais passam por uma classifica??o m?dica e funcional.

Atividade 1

Para essa atividade a sugest?o ? dividir a sala em grupos de 4 integrantes.

Cada grupo ficar? respons?vel por pesquisar a Descri??o, Classifica??o funcional e o Hist?rico de cada modalidade. Para a escolha das modalidades a sugest?o ? realizar um sorteio com a presen?a dos alunos.

Modalidades que est?o presentes nos Jogos Paraol?mpicos (Paraolimp?ada):

  1. Arco e Flecha
  2. Atletismo
  3. Basquete em cadeira de rodas
  4. Bocha
  5. Ciclismo
  6. Esgrima
  7. Futebol de 5
  8. Futebol de 7
  9. Goalball
  10. Halterofilismo
  11. Equita??o
  12. Jud?
  13. Nata??o
  14. R?gbi
  15. T?nis de Mesa
  16. T?nis em cadeira de roda
  17. Tiro
  18. Vela
  19. Voleibol Sentado

?

Sugest?o de sites para pesquisa:

Paraolimp?adas 2004 - Hist?ria das Paraolimp?adas

www.paraolimpiadas2004.kit.net/historia.htm (acessado em 06/12/2010).    

Comit? Paraol?mpico Brasileiro - Modalidades e hist?ria

www2.cpb.org.br/modalidades/modalidades.asp (acessado em 06/12/2010).     

CBBC - Confedera??o de Basquetebol em Cadeira de Rodas

www.cbbc.org.br/index.php (acessado em 06/12/2010).      

Instituto Ressoar - Futebol adaptado para cegos

www.ressoar.org.br/inclusao_noticia_futebol_adaptado_cegos.asp (acessado em 06/12/2010).   

CBDV - Confedera??o Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais   

www.cbdv.org.br/ (acessado em 06/12/2010).   

UOL - Atletismo Paraol?mpico  

http://olimpiadas.uol.com.br/2008/paraolimpiadas/modalidades-paraolimpicas/atletismo.jhtm (acessado em 06/12/2010).     

Confedera??o Brasileira de T?nis - O T?nis em Cadeira de Rodas

http://cbtenis.uol.com.br/Default.aspx?idPagina=WXaQ6xxvz4c= (acessado em 06/12/2010).     

Projeto Paraol?mpicos do Futuro - Hist?ria de v?rias modalidades Paraol?mpicas

www.informacao.srv.br/cpb/index.html (acessado em 06/12/2010).   

Conclus?o da atividade: realizado o trabalho de pesquisa chega o momento de sistematizar todas essas informa??es. Para isso sugira aos alunos (grupos) a elabora??o de um portf?lio.

O portf?lio permite aos alunos recolher informa??es, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclus?es e os resultados.

Constru??o de um Portf?lio:

O Portf?lio, em sua constru??o, requer um t?tulo e uma apresenta??o que sirva de orienta??o para o seu leitor sobre o que encontrar?, com rela??o ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portf?lio s?o livres, desde que coerentes com o seu conte?do. O Portf?lio pode ser elaborado e apresentado por meio de v?rios suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de v?deo, em forma de revistas, jornais, sites, cria??es art?sticas, dentre outros.

Dispon?vel em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=6008 (acessado em 14/11/2010).   

Exemplo de um Portf?lio:

Dispon?vel em: espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Portfolio (acessado em 14/11/2010).  

Atividade 2

Antes de realizarmos a atividade "pique palmas" na quadra a sugest?o ? a apresenta??o do v?deo "Esporte como fator de inclus?o", para que os alunos durante a atividade pr?tica possam refletir sobre a inclus?o na escola, viabilizando assim sua integra??o e inclus?o de todos na sociedade.

Descri??o do v?deo: Programa da s?rie Esporte na Escola que aborda o esporte como fator de inclus?o das crian?as com necessidades especiais. Ensina como proceder nas aulas de Educa??o F?sica com as crian?as com necessidades especiais. Apresenta jogo que pode ser trabalhado com crian?as com S?ndrome de Down e com crian?as com defici?ncia visual.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18422 (acessado em 14/11/2010).

Ap?s os alunos entrarem em contato com os Esportes Adaptados, modalidade Paraol?mpicas e inclus?o, chega o momento de propiciar uma viv?ncia no p?tio ou quadra da atividade abaixo, na qual todos poder?o sentir as implica??es de limites f?sicos e tentar super?-los atrav?s da coopera??o e socializa??o com os colegas.

Pique Palmas (adapta??o para deficientes visuais)

Objetivo: inclus?o de alunos com defici?ncia visual nas aulas de Educa??o F?sica.

Materiais: campo de futebol, quadra ou p?tio.

Dura??o: 25 minutos.

Desenvolvimento: primeiramente, deve-se delimitar a ?rea onde ser? realizada a atividade, em seguida ? importante percorrer esse local delimitado com o aluno deficiente visual (DV), para que esse fa?a o reconhecimento.

A atividade em si, ? o pique pega tradicional, com algumas adapta??es para alunos com defici?ncia visual.

1- Quando o pegador for um DV todos os outros alunos dever?o correr batendo palmas, para auxiliar na localiza??o dos mesmos.

2- Quando o pegador for um dos outros alunos que n?o possui defici?ncia visual, o mesmo dever? correr com uma bola de guizos, facilitando sua localiza??o pelo colega com defici?ncia visual, auxiliando assim seu deslocamento.

Conclus?o da atividade: ap?s essa viv?ncia abra uma discuss?o geral onde todos os grupos poder?o expor dificuldades e solu??es, impress?es etc.  Realizado essa socializa??o, solicitar aos alunos que voltem ? forma??o de seu grupo inicial e registrem suas considera??es sobre a atividade no portf?lio.

Realizada a viv?ncia de uma atividade adaptada o pr?ximo passo ? a pr?tica de um esporte presente nas Paraolimp?adas, o "Voleibol Sentado". Mas antes do jogo propriamente dito a sugest?o ? a apresenta??o de um trecho de v?deo que mostra uma partida desse esporte, com o objetivo de familiarizar os alunos com a modalidade.

V?deo "Voleibol Sentado" 

Dispon?vel em: www.youtube.com/watch?v=gibULMO3xes (acessado em 06/12/2010). 

Atividade 3

Voleibol Sentado

Fonte da imagem: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=19348 (acessado em 06/12/2010).      

Desenvolvimento: abaixo segue as regras desse esporte, mas para realizarmos em nossa escola o professor e os alunos podem "adaptar" de acordo com os recursos que tenham a disposi??o.

Regras:

1 - O tamanho da quadra de jogo mede 10m x 6m.

2 - As linhas de ataque s?o desenhadas a 2m de dist?ncia do eixo da linha central.

3 - A rede tem 6.50 a 7.00m de comprimento e 0.80 de largura.

4 - A altura da rede ? de 1.15m para homens e 1.05m para mulheres. As antenas estendem-se 100 cm acima do bordo superior da rede.

5 - O equipamento dos jogadores no Voleibol Paraol?mpico pode incluir cal?as compridas. N?o ? permitido sentar sobre material espesso. N?o ? necess?rio ter n?mero nos cal??es ou cal?as.

6 - Uma equipe consiste de no m?ximo 12 jogadores incluindo de no m?ximo 2 jogadores classificados como ?inabilidade m?nima?, um t?cnico, um assistente t?cnico, um preparador f?sico, e um doutor m?dico. - Os seis jogadores em quadra podem incluir no m?ximo um jogador com ?inabilidade m?nima?.

7- As posi??es dos jogadores em quadra s?o determinadas e controladas pelas posi??es dos seus gl?teos. Isto significa que a(s) m?o(s) e / ou perna(s) dos jogadores podem estender-se na zona de ataque (jogador da linha de fundo no golpe de ataque), na quadra (sacador durante o golpe do saque), ou na zona livre do lado de fora da quadra (qualquer jogador durante o golpe de saque).

8 - No momento do(a) sacador(a) golpear a bola, ele/ela deve estar na zona de saque e seus gl?teos n?o devem tocar a quadra (linha final inclusive).

9 - Tocar a quadra advers?ria com p?(s)/pernas ? permitido em qualquer momento durante o jogo, desde que o jogador n?o interfira com a jogada do oponente. O jogador dever? retornar com o(s) p?(s)/pernas diretamente para sua pr?pria quadra.  Contatar a quadra advers?ria com qualquer outra parte do corpo ? proibido.

10 - Aos jogadores da linha de ataque ? permitido completar um golpe de ataque do saque ao advers?rio, quando a bola estiver na zona de ataque e completamente acima do topo da rede.

11 - Um jogador de defesa pode realizar qualquer tipo de golpe de ataque de qualquer altura, desde que no momento do golpe os gl?teos do jogador n?o toque ou cruzem sobre a linha de ataque.

12 - Jogadores da linha de frente est?o permitidos de bloquear o saque advers?rio.

13 - O jogador deve ter contato com a quadra com a parte do corpo entre o ombro e os gl?teos em todos os momentos quando tocar a bola. ? proibido erguer-se, p?r-se de p? ou dar passadas. Uma pequena perda de contato com a quadra ? permitida para jogar a bola, excluindo-se o saque, o bloqueio e golpe de ataque, quando a bola estiver completamente mais alta que o topo da rede.

14 - O primeiro ?rbitro realiza suas fun??es de p? no solo no poste em uma das extremidades da rede.

Conclus?o da atividade: ao t?rmino do jogo o professor pode aproveitar a quadra, onde os alunos encontram-se sentados para realizar espa?o para reflex?o. O professor ser? o mediador, colocando perguntas norteadoras para promover essa reflex?o e abrir para uma socializa??o com o grupo.

Sugest?o de perguntas:

- Qual a import?ncia da pr?tica do voleibol sentado?

- Quais as dificuldades encontradas para realizar o voleibol sentado?

- Como o voleibol sentado auxilia na integra??o social dos *PNEEs?

- Outras.

Obs: realizado essa socializa??o, solicitar aos alunos que voltem ? forma??o de seu grupo inicial e registrem suas considera??es sobre a atividade no portf?lio.

* PNEEs - portadores de necessidades educativas especiais.

Para finalizarmos a aula "Esportes Paraol?mpicos" a sugest?o ? formar um grande c?rculo na sala de aula ou na quadra esportiva, onde os alunos dever?o expor suas considera??es e apresentar o resultado final do portf?lio. O professor e os alunos podem intervir a qualquer momento sobre as considera??es apresentadas pelos grupos, com perguntas ou enriquecendo a aula com informa??es complementares.

Esse momento pode ser muito importante, atrav?s dessa socializa??o com os alunos o professor pode fazer um diagn?stico se conseguiu atingir de forma satisfat?ria seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conte?dos trabalhados tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que deixou em d?vidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necess?rio.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Esporte como fator de inclus?o [Esporte na escola] V?deo

Recursos Complementares

Refer?ncias:

Olimp?adas.etc - Modalidades presentes nas Paraolimp?adas

www.olimpiadas.etc.br/paraolimpiadas (acessado em 06/12/2010).   

CDOF - Pique Palmas

www.cdof.com.br/aulas27.htm#20 (acessado em 06/12/2010). 

Artigo - O voleibol sentado: uma reflex?o bibliogr?fica e hist?rica

www.efdeportes.com/efd125/o-voleibol-sentado-um-reflexao-bibliografica-e-historica.htm (acessado em 06/12/2010).  

Associa??o Desportiva para Deficientes (ADD) -  A hist?ria do Esporte Adaptado no Mundo e no Brasil

www.add.org.br/esporteAdaptado/historia.php (acessado em 06/12/2010). 

Avaliação

Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).

- Realizou as pesquisas solicitadas.

- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.

- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.

- Trouxe informações importantes para a discussão.